Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

O que causa a gordura no fígado

O que causa gordura no fígado? - Por Prof. Dr. Luiz Carneiro
O que causa a gordura no fígado 2

A esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso ou fígado gordo, é uma condição que, como o próprio nome diz, ocorre por acúmulo de gordura no fígado.

Habitualmente causada pelo consumo excessivo de álcool, a esteatose também pode surgir em várias outras situações, como em pessoas com colesterol alto, excesso de peso, diabéticos, etc.

O termo hepático tem origem grega e significa fígado. Esteato é o termo que indica relação com gordura. Portanto, esteatose hepática significa, literalmente, fígado gorduroso ou fígado gordo.

Até há algumas décadas, acreditávamos que o acúmulo de gordura no fígado era causado apenas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e que a presença da esteatose hepática era necessariamente algo danoso à saúde. Atualmente, sabemos que a esteatose hepática é muito comum e pode ser causada por diversas outras condições que não a ingestão crônica de álcool.

Uma esteatose hepática leve (esteatose hepática grau 1 ou 2) normalmente não causa sintomas ou complicações. O acúmulo de gordura no fígado é pequeno e não leva à inflamação do mesmo.

No entanto, quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores serão os riscos de lesão hepática. Quando há gordura em excesso de forma crônica, as células do fígado podem inflamar e sofrer danos. Este quadro é chamado de esteato-hepatite ou hepatite gordurosa.  A esteato-hepatite é um quadro bem mais preocupante que a esteatose, já que cerca de 20% dos pacientes evoluem para cirrose hepática.

Portanto, a esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite, que como o próprio nome diz, nada mais é que uma hepatite causada por excesso de gordura.

Nosso fígado possui pequenas quantidades de gordura que compõe cerca de 10% do seu peso. Quando o percentual de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que está “engordando”.

Não se sabe exatamente por que alguns indivíduos desenvolvem esteatose hepática, mas algumas doenças estão claramente ligadas a este fato.

Causas da gordura no fígado

Obesidade, mais de 70% dos pacientes com esteatose hepática são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco.

Diabetes Mellitus, assim como a obesidade, o diabetes tipo 2 e a resistência à insulina também estão intimamente relacionados ao acúmulo de gordura no fígado.

Muitos hábitos também podem dar origem à doença como o jejum prolongado, consumo excessivo de álcool, diabetes Tipo 2, desnutrição por proteínas, índices elevados do colesterol e triglicérides, hepatite C crônica e Doença de Wílson.

Drogas. Várias medicações podem favorecer a esteatose, entre as mais conhecidas estão: corticoides, estrogênio, amiodarona, antirretrovirais, Diltiazen e Tamoxifeno.

O contato com alguns tipos de pesticidas também está relacionado ao desenvolvimento de esteatose hepática.

Desnutrição ou rápida perda de grande quantidade de peso.

Cirurgias abdominais, principalmente “bypass gástrico”, retirada de partes do intestino e até cirurgia para remoção da vesícula.

Gravidez

Não é preciso ter alguma das condições citadas acima para ter esteatose hepática. Pessoas magras, saudáveis e com baixa ingestão de álcool também podem tê-la, apesar deste fato ser menos comum.

A esteatose hepática é mais comum no sexo feminino, provavelmente por ação do estrogênio.

O problema pode levar à cirrose , câncer no fígado e transplante do órgão.

Tipos de esteatose hepática

Geralmente é possível quantificar a quantidade de gordura acumulada no fígado através da ultrassonografia. Os laudos costumam indicar esteatose hepática grau 1 (esteatose hepática leve) quando há pequeno acúmulo de gordura, esteatose hepática grau 2 quando há acúmulo moderado e esteatose hepática grau 3 quando há grande acúmulo de gordura no fígado.

Essa graduação não tem muito peso, uma vez que o mais importante é a presença ou não de inflamação no fígado. O paciente pode ter esteatose grau 3 e não apresentar inflamação hepática, mesmo após 20 anos de acúmulo de gordura, o que o coloca sob baixo risco de evolução para cirrose.

Resumindo, quem adora comer doces e não pratica exercícios pode ser um forte candidato à esteatose hepática.

Como Reverter a Esteatose Hepática?

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde! Tenho cirrose criptogênica, cistos no pâncreas, fígado e rins, lesões intestinais, perco sangue pelo ânus. O Sr pode me orientar?
    Grata
    Ana Maria

    1. Olá Ana Maria,
      Por favor, busque um médico urgentemente para fazer exames e explicar os sintomas.
      Ele poderá te passar o diagnóstico correto.

  2. Dr Boa noite.Minha irmã tem gordura no fígado só não sei se é pouco ou muito ela agora só anda com a barriga grande gostaria de saber se é complicações do fígado.Ela já bebeu muito álcool

    1. Josélia, somente com acesso aos exames dela e histórico clinico poderia dar um diagnóstico preciso sobre a situação de sua irmã. Ela precisa buscar um médico.

  3. Eu tive uma colega que teve gordura no fígado super jovem, era causada por má alimentação e sedentarismo, foi preciso fazer cirurgia para tirar. Temos que tomar cuidado com isso.

  4. Dr., o virus da Hepatite C, sozinho, pode ser responsável pela esteatose?
    Desde já agradeço pelo artigo esclarecedor.
    No aguardo,
    Patricia

    1. Oi dr.boa noite, gostaria de saber com quantos meses mais ou menos eu consigo eliminar a gordura grau 3 do meu figado?,
      Lembrando q ja estou fazendo uma dieta e exercícios físicos

      1. Olá, Alexandre. Isso varia de acordo com cada caso e incluem diversos fatores a serem considerados, tais como idade, peso, rotina, hábitos, etc.

  5. No meu exame deu 87 de gordura, não bebo muito, não como gordura,tive hepatite já ,estou gordinha é como muito massas, pão,arroz e não faço exercícios.perigoso o que faço

      1. Bom dia Dr! Tenho esteatose hepática grau 2,estou tomando silimalon. Vou viajar para Roraima mês que vem e não consegui no posto tomar a vacina da febre amarela. Pq eu sempre falo que me trato disso. A minha gastra me encaminhou para imonologista para me liberar ou não tomar a vacina ,e não acho está especialidade..

      2. Tenho gordura no fígado tipo 3, estou muito pesada e não faço exercícios. Tenho muita dor no lado direito,ansia de vômito e diarréia. O que é bom para isso Dr

        1. Olá, Nara. Eu recomendo que procure um médico especialista para cuidar do seu caso e propor o tratamento mais adequado. Infelizmente não tenho como dar uma resposta mais precisa, pois não tenho seus exames e conhecimento a fundo no seu caso.

          Espero ter ajudado. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  6. Boa Noite Dr. Eu tenho gordura no fígado e gostaria de saber se eu posso tomar a vacina da febre amarela e se existe algum medicamento que eu possa tomar para eliminar a gordura do fígado

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross