Home » Câncer no fígado – Só o médico pode avaliar as imagens dos exames

Profº Luiz Carneiro D'Albuquerque - CRM: 22.761

Cv Lattes   GoogleMyCitations  ResearcherID  ORCID

Última atualização em 27/07/2020 por Prof Luiz Carneiro

Câncer no fígado – Só o médico pode avaliar as imagens dos exames

– Quando o fígado humano capta um contraste, há chance de ser câncer?

A gente sempre tem que ver a imagem dentro do contexto clínico. Esse aspecto é muito importante. Muitas vezes, as pessoas vêm aqui em pânico porque tem um nódulo que não capta, mas depende do contexto. Existem algumas doenças, um cisto pode não captar naquela área e é extremamente benigno. Dentro do outro contexto, se é um fígado normal e tem uma lesão que não capta, pode ser um tumor.

Por outro lado, se o paciente tem uma cirrose, o câncer se caracteriza porque ele capta muito mais que a outra área. Então, cada tumor tem um comportamento biológico, um tipo de reação ou contraste.

Então, é importante que isso seja discutido com o seu médico, porque depende do contexto. Muitas vezes, pacientes chegam desesperados e não é câncer e outras vezes, o paciente acha que é normal, não se preocupa e quando chega, a lesão já cresceu, não tem mais jeito.

Por isso, sempre oriento: quando tiver uma imagem, leve seu exame ao médico que se interprete dentro do seu contexto clínico-radiológico, dentro da imagem mais a interpretação clínica.

– Uma imagem de um conteúdo sólido num ultrassom isoladamente não tem muito valor. Pode ser uma doença benigna que nesse aspecto existem tumores benignos que têm esse aspecto como hiperplasia, adenomas, eventualmente, os hemangiomas. São lesões benignas, seu médico é que vai analisar e pedir uma imagem complementar.

Para nós, o padrão hoje, quando é possível, é a ressonância magnética que vai definir essas lesões com maior clareza. Muitas vezes não se tem acesso a isso e a tomografia ajuda bastante.  Se bem que o padrão ouro, o diagnóstico definitivo para as lesões sólidas no fígado é a ressonância magnética. Mas vale a estória clínica, o padrão familiar. Não adianta ver a imagem e entrar em pânico.

Vá ao médico e provavelmente, ele pedirá uma segunda imagem complementar.

 

– Uma simples ultrassonografia pode detectar um câncer no fígado?

Pode ser detectado, mas o técnico nunca dará uma certeza. Em fígado, para se ter a imagem definitiva, devemos fazer uma tomografia ou ressonância que injeta contraste, e revelará o resultado.

40 Comentários

  1. Dr estou com um nódulo no fígado, nódulo isoecogenico, contendo halo hipoecogenico, o que significa? Sera cancer? De que é causado? Ele ja esta com 2,4×1,6cm
    Mi ajude

    Responder
    • Olá Eliane
      Recomendo que leve seus exames até o seu médico, com o resultado completo em mãos, o seu médico poderá te informar o diagnóstico preciso e passar o possível tratamento.

      Responder
  2. Bom dia
    Fiz Ultrason de abdômen total e segundo a médica está td bem. Porém no laudo está escrito: ” Fígado com formas e contornos normais, notando-se aumento difuso de sua ecogenicidade, determinando atenuação acústica posterior dificultando na análise das estruturas profundas, sugestivo de infiltração gordurosa de grau médio ”
    Trata-se de Esteatose hepática?

    Responder
    • Olá Lea. Obrigado por estar interagindo comigo. Meu conselho é que você procure outros médicos próximos a você, leve os exames e descubra quais são as opiniões. Acredito que diversas opiniões agregam para um entendimento melhor do problema. Espero ter ajudado e continue me acompanhando!

      Responder
      • Boa tarde

        O resultado do últrasom deu : observa se uma leve diminuição do volume hepático e com ecogenicidade preservada.

        O que pode ser?

        Responder
        • Olá, Gilmar. Peço desculpas, mas essa questão deve ser esclarecida com o médico que lhe passou o exame, apenas ele tem permissão para analisar o que pode ser, além de indicar o tratamento mais adequado. Infelizmente não conseguirei dar uma resposta mais precisa, pois precisaria de todos os exames em mãos. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

          Responder
  3. Boa tarde , Dr Carneiro.
    O Sr foi médico do meu tio Transplantado no H.C .
    Oswaldo Pagliuca.
    Eu fiz um Ultrassom e apareceu um nódulo solido de 2.1x 2 cm ecogenico .
    Estou preocupada!

    Responder
    • Olá Marina. Entre em contato comigo pelo telefone (11)3284-7958 para conversarmos a respeito. Obrigado.

      Responder
      • Boa noite meu nome é Joanna!! Fiz uma USG abdômen total e deu um nódulo no fígado bem pequeno e me encaminharam para fazer um usg com contraste e nela não deu nada e fiz a Usg abdome total depois de três meses e está lá do mesmo jeito e tamanho pq será que na usg com contraste não localizou?

        Responder
        • Olá, Joanna. Infelizmente não tenho como responder de forma objetiva sem ter os exames em mãos. O ideal é retornar ao seu médico para esclarecer essas questões. Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

          Responder
  4. Dr Carneiro, tive CA de mama, estou em remissão há 1 ano. Em uma ultrassonografia de rotina, encontraram 3 nódulos em meu fígado, sugeriram hemangioma, na ressonância, médico escreveu que a opinião é que tem as características de hemangioma… Mas esses nódulos não apareceram em outras 4 ultrassonografia que fiz… Minha irmã tem hemangioma gigante de 12 cm, que é de nascença… Todos os hemangiomas são de nascença ou podem aparecer na vida adulta… existem outros exames que podem confirmar esse diagnóstico??

    Responder
    • Olá Ana Paula. É preciso ter acesso ao seus exames e histórico clínico para ter certeza do que está acontecendo. Em questão de exames, o seu médico irá decidir o que é necessário para confirmar ou não um diangóstico.

      Responder
  5. Fiz um ultrasson e acharam um nodulo sugestivo hemagioma e um pouco d gordura no figado meus exames deu algumas alterações Gama gt plaquetas altas tempo d coagulação 15 etc o clinico me encaminhou para o hepatologista. Pra me acompanhar ele disse .pode ser cancer ?

    Responder
    • Daniele, somente o seu hepatologista poderá dizer. Ele tera acesso a exames clínicos e histórico do paciente.

      Responder
  6. A cirrose hepática pode ser confundida com o câncer de fígado?

    Responder
    • Olá Carol, é preciso exames clínicos e laboratoriais para termos um diagnóstico correto.

      Responder
  7. O médico após analisar a tomografia pode dar um diagnóstico se a pessoa tem câncer ou não?

    Responder
    • Olá Carol. Depende da avaliação do seu médico. Além do exame de imagem, é necessário também exames clínicos. O seu médico pode também pedir outros exames para confirmar de fato um câncer.

      Responder
      • Fiz dois exames uma ressonância e uma tomografia os resultados deram diferentes tamanhos de nódulos no fígado e comum?

        Responder
        • Olá, Cristiano. Bom dia. Infelizmente não conseguirei dar uma resposta objetiva sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico para explicar o motivo pelo qual isso aconteceu. O que eu posso recomendar é que você procure o profissional que lhe indicou esses exames e esclareça essa questão. Agradeço pelo comentário e compartilhe o post para outras pessoas se informarem!

          Responder
  8. Dr Carneiro,a 11 anos atrás o médico me diagnosticou com câncer de fígado,falou que estava avançado e não tinha mais nada o que fazer só que o ultrassom e a tomografia deram normal só minha ferritina q da baixa 6,o q devo fazer,ele só falou pra mim não quis chamar minha família estou como mentirosa ,isso me abalou muito emocionalmente,Se tem 11 anos pq não tinha tratamento,Me responde por favor

    Responder
    • Olá. O correto seria recorrer a outros médicos para receber opiniões divergentes a respeito do tratamento. Infelizmente, cada caso é específico e eu não conseguirei propor uma resposta mais objetiva sem analisar seu caso por completo. Mas de qualquer forma, procure outros médicos para avaliarem o seu quadro clínico. Obrigado por me acompanhar, e se possível, me siga no Facebook onde receberá meu conteúdo em primeira mão:https: //www.facebook.com/profluizcarneiro/

      Responder
  9. Prezado Dr. Luiz Carneiro.
    Tenho um quadro de pancreatite de repetição. Não sou etílico.
    Foi realizada a colecistectomia.
    Após inúmeros exames, meu diagnóstico foi – paciente idiopático.
    Recentemente fiz um um exame ultrassonográfico do abdômen total. A conclusão é: diminuta imagem nodular (0,8 cm) ecogênica no lobo hepático direito (hemangioma?).
    Fiquei um pouco assustado com o resultado. Levei para o meu médico e dada a minha história pregressa, ele pediu uma ressonância magnética.
    Pelo resultado do ultrassom, já é possível detectar se é um tumor ou não? Hipoteticamente falando tem alguma condição de ser um tumor maligno? Já estou sentindo dores (suportáveis) no lado direito do abdômen.
    Todo nódulo hepático é considerado um tumor?
    A RM já será suficiente para dar o veredito ou poderá ainda pairar dúvidas sendo necessária a realização de biópsia?
    Muito grato pela atenção

    Responder
  10. Boa noite…
    Fiz um ultrassom abdominal e o resultado foi:
    Lesão nodular hipoatenuante no fígado medindo 3,6 cm, segmento IV….o que significa?

    Responder
    • Olá, Sandra. Infelizmente, essa resposta cabe ao médico que lhe atendeu, apenas ele poderá te passar todas as informações sobre o seu exame. Espero ter ajudado.

      Responder
  11. Olá
    Fiz uma tomografia de abdome e apareceu líquido na pelve, devo me preocupar com isso?

    Responder
    • Olá, Isabela. Cada caso é um caso, por isso, eu recomendo procurar um médico para que seja analisado essa questão e consiga propor um tratamento precocemente para que nenhum problema se agrave. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar

      Responder
  12. boa tarde
    meu esposo tem câncer figado, já faz dois anos julho que faz tratamento, ultima ressonância deu aumentou tumor, aqui aonde fazemos tratamento médicos disse caso dele não da pra fazer transplante nem cadáver nem enter vivos , preciso de ajuda resultados ultimo exame deu 13,8 cm com seguimento medindo 6,2 e outros menores esparsas no lobo hepático direito medindo 2,70 cm

    Responder
  13. Entao doutor que queria uma opiniao .minha mae esta com uma mestatasse no figado estava diminuido e agr aumentou o q podera ser feito no caso dela ?

    Responder
    • Olá, Marilza. É muito difícil responder essa questão sem ter todos os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente, sendo assim, o mais recomendado é recorrer ao médico de confiança que já possua um conhecimento maior sobre o caso, para que possa esclarecer essas dúvidas. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

      Responder
  14. Boa tarde
    fiz uma ressonancia e o resultado foi: Destaca-se pequeno nódulo hipervascular subcapsular na transição entre o segmentos IV e VIII, medindo aproximadamente 0,9 cm de diâmetro, com “washout” nas fases subsequentes, sem sinais de conteúdo gorduroso intraplasmático. Padrão vascular intra-hepático anatômico ou cicatriz central.
    qual a chance de ser maligno? Qual a conduta correta: acompanhamento ou biopsia?

    Responder
    • Olá, Claudia. Infelizmente não tenho permissão para responder essa questão, pois precisaria desse exame em mãos e acompanhamento médico. O que eu recomendo é retornar ao médico que lhe indicou esse exame e esclarecer todas as suas dúvidas com ele, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder
  15. bom dia gostaria, de informações sobre valores, meu pai esta com câncer de figado em estagio avançado, somos de MANAUS-AM, gostaria de saber como funciona o transplante de figado com doador vivo quais os critérios?

    Responder
    • É necessário passar em consulta com um especialista, somente assim poderemos avaliar se existe Indicação de transplante intervivos. Agende uma consulta.
      Espero ter ajudado, obrigado por me acompanhar e compartilhe o post para manter outras pessoas informadas!

      Responder
      • Ele não responde nada. Tenho um adenomas inflamatorioso medindo 6 cm é outro de 3 e outro de 2 e tem escrito lesoes hipervascelulares hepaticas o que e isso

        Responder
  16. Coisa chata melhor esse doutor nem responder as pessoas querem uma opinião dele e manda ir procurar pelo médico aff

    Responder
    • Olá, Amanda. Infelizmente existe uma lei que proíbe consulta online. Eu tento ajudar na medida do possível sem infringir a lei. De qualquer forma, peço desculpas pelo mal entendimento.

      Responder
    • Verdade

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro
× Agendar Consulta.