Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

O que é cirrose hepática?

Cirrose hepática é a inflamação crônica do fígado que pode se transformar em fibrose (cicatriz).

Essa cirrose é o final de todas essas informações, pode ser por vírus da hepatite A, B, C, pode ser também por álcool, todo mundo acha que cirrose é só por álcool, mas pode ser por outras inflamações que geram a fibrose, endurecimento do fígado.

Causas

Pode ser por causa autoimune que são doenças que agridem o próprio organismo, as pessoas passam a reconhecer o próprio fígado como um elemento estranho e passam a agredir, são doenças autoimunes.

Existe uma série enorme de doenças que podem terminar como uma cirrose, não é só do álcool.

A cirrose se tiver uma causa detectável tem cura, uma das causas mais frequentes que começam a dar inflamação, por exemplo, é o depósito de gordura, a esteatose, que pode evoluir para uma esteato-hepatite e cirrose.

Sintomas

O fígado tem muita reserva funcional, os sintomas mais frequentes são quando você já gastou muito do fígado e tem muito pouco de reserva funcional.

A gente calcula que para o fígado dar sintoma tem que estar 70% comprometido. Sobraria 30% de resíduo funcional para dar sintomas.

Pode começar a reter líquido que desenvolve a barriga d'água e inchaço na perna, pode dar algumas lesões de pele, a pele ficar seca, o cabelo fica seco e olhos amarelos. Um dos outros sintomas é que às vezes é muito avançado e a pessoa não sabe e vomita sangue. A primeira manifestação é o vomito com sangue, outras vezes pode sangrar par dentro e evacuar sangue.

Tratamento

Se nós fizermos um tratamento adequado, perdermos peso e perdermos essa gordura no fígado, a inflamação se interrompe.

Se você bebe uma quantidade de álcool grande todo o dia e começa a ter inflamação do fígado (sinais de cirros), você interrompe o tratamento e essas lesões podem até regredir e você viver o resto da sua vida normal. Principalmente quando já tem alguns sintomas é preciso interromper imediatamente a causa.

Se quiser saber mais sobre Cirrose, temos uma página inteira sobre o tema clique AQUI.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        1. Olá. Alguns dos sintomas da cirrose autoimune é o ato de regurgitar. Porém, cada caso é um caso. O ideal é recorrer ao médico que acompanha a paciente e saber se esse sintoma realmente está ligado a cirrose.
          Tenho um post sobre o assunto que pode te ajudar a entender melhor, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/cirrose-autoimune-e-uma-agressao-do-organismo-ao-proprio-figado/
          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      1. Oi estou com o meu pai nesse momento no hospita e ele fez todos os exames e contatou que e cirrose hepática estmos fazendo o tratamento em casa ja as uns dois meses ,so que ele que ele esta sempre reclamando de dor e fraquesa e trasemos sempre au hospital ,isso é comun? E ele tem 70 anos

        1. Olá, Mirian. Esses sintomas podem ser ocasionados a partir da cirrose biliar, mas também de vários outros problemas. Neste caso, não tenho como dar uma resposta objetiva, pois preciso de acompanhamento médico para entender a fundo o caso. Sendo assim, o ideal é seguir as recomendações dos médicos e buscar um tratamento mais efetivo.

          Tenho um post completo sobre cirrose, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/doencas/figado/cirrose/

  1. Eu tenho esteatose hepática há alguns anos, faço dieta regular com suco detox e qdo paro com a dieta ela é detectada no ultrassom e qdo estou em dia com a dieta desaparece, gostaria de saber o porque isso acontece? Obg Sonia

    1. Uma dieta balanceada ajuda a controlar os sintomas Sonia.
      Procure um médico que possa analisar o seu caso isoladamente.

  2. Bom dia, ainda não fiz exames depois dessa ecografia onde o médico que fez disse me que tinha um pouco de gordura no fígado mas q não era nada.. Queixas dores no lado direito do abdómen perda de peso falta de apetite mas no relatório ele não meteu isso. Continuo com dores de há um ou dois anos começou a aparecer nódoas negras injustificadas muitas mesmo muitos derrames nas pernas cansaço extremo, perdas de memoria repentinas tremores braços e mãos quase sempre.. A médica disse q tava td bem sem análises fazer. Será que alguém me pode ajudar? Não tenho posses financeiras para um privado.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross