Esofagite: o que é, causas e tratamento

O que é Esofagite

A esofagite é a inflamação da mucosa do esôfago, e é uma causa muito comum de procura nos consultórios de gastroenterologista ou de cirurgião do aparelho digestivo.

 

Causas

É causada, na maioria das vezes, pelo aumento do refluxo do ácido do estômago para o esôfago e leva à inflamação dessa mucosa que reveste internamente o esôfago.

Essa queixa principal é decorrente de uma queimação e ardência na região do retroesternal, atrás do osso do esterno. Quando é muito intensa, pode dar dificuldade para engolir e sentir o alimentar passando devido à esofagite.

Algumas substâncias ou medicamentos também podem dar esofagite, como o álcool, café, aspirina e etc.

 

Diagnóstico

O diagnóstico inicial é feito pela endoscopia e é isso que vai ajudar e orientar o tratamento. Pode ser apenas a investigação inicial, depois disso outras caracterizações e confirmações diagnósticas podem ser necessárias para fazer o tratamento correto.

Você sabe quando a cirurgia para o refluxo gastroesofágico é a solução?

 

Tratamento

Medicamentoso

O tratamento inicial é medicamentoso e são feitos com o uso de bloqueadores da bomba de próton, que é o omeprazol, principal representante, uma droga que procura melhorar a contração do esôfago e agir no músculo para impedir o refluxo.

O tratamento tem que iniciar com o omeprazol, se obter uma boa resposta e inibir a produção de ácido em um nível suficiente, não precisará passar para outros mais caros, e sempre associado a uma substância procinética que ajude as contrações evitando que o ácido volte.

Cirúrgico

Naqueles em que os sintomas não desaparecem quando suspende a medicação, podemos pensar em tratamento cirúrgico.

 

Esôfago de Barrett

A esofagite também pode dar o que nós chamamos de Esôfago de Barrett, que em função desse refluxo do ácido, há uma alteração na mucosa e é uma lesão mais preocupante.

Nesses casos, tem que conversar com o seu médico, pois podem existir outras formas de tratamento mais afeitas ao dia a dia de um especialista.

Veja também: Câncer de esôfago: o que é e como prevenir a doença?

Eu recomendo que, caso dê esofagite com Esôfago de Barrett, consulte alguém da área do aparelho digestivo para definir qual a melhor forma de tratamento e as complicações dessa lesão.

Clique no sino do canto inferior direito para receber notificações!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

TIRE SUAS DÚVIDAS

F.A.Q – PERGUNTAS FREQUENTES

Qual a dieta para quem tem esofagite?

Alimentos que devem ser evitados na esofagitesão Bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas;Pimenta, molhos, sal, açúcar e alho;Carnes gordurosas e frituras; Café alimentos industrializados. Evitar uso de líquidos juntos das refeições, entre outros.

O que causa a esofagite?

A principal causa é a dieta não adequada pelo paciente, assim como doença do refluxo gastro esofágico e a hérnia de hiato.

O que fazer para melhorar esofagite?

Seguir as recomendações do seu médico e nutricionista, assim como medidas comportamentais e em alguns casos uso de medicações.

O que é esofagite erosiva grau B?

Os graus de esofagite é devido uma classificação elaborada em Los Angeles aos quais pontuam os níveis de inflamação em leve, moderado e severo. Sendo assim o grau B, estaria relacionado ao nível intermediário.

Example Site - Frequently Asked Questions(FAQ)
× Agendar Consulta.
Share This