Esofagite: entenda as causas e descubra os sintomas da doença

A esofagite é um processo inflamatório que atinge o esôfago, órgão que liga as estruturas da garganta ao estômago. Suas causas são variadas, por isso, recebe diferentes classificações, mas os sintomas são semelhantes, incluindo: dificuldade para engolir, dor e tosse.

Esofagite | Por Prof Luiz Carneiro CRM 22761 | Diretor do serviço de transplante e cirurgia do fígado do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP.

O esôfago é um órgão tubular que se movimenta para conduzir os alimentos em direção ao estômago. Como outras estruturas do corpo humano, ele também pode ser acometido por diferentes problemas, sendo que a esofagite é um deles.

Esse processo inflamatório provoca diversos sintomas incômodos que, inclusive, dificultam a alimentação da pessoa. São diversos fatores que podem desencadear esse quadro clínico, que exige tratamento para não se agrave.

Qualquer pessoa pode ser acometida pela esofagite, por isso, preparamos este artigo para explicar ao certo as causas dessa inflamação e os sintomas que ela manifesta. Continue lendo e confira:

 

O que causa esofagite

Como acontece com outros processos inflamatórios, a esofagite se manifesta quando o esôfago sofre algum tipo de irritação devido a diferentes fatores. O organismo identifica essas alterações como uma ameaça, então, aciona o sistema imunológico para combater o agente causador, e isso desencadeia diversos sintomas, manifestando a inflamação.

A esofagite é classificada em diferentes tipos de acordo com a sua causa. A seguir você confere quais são eles e suas características.

Esofagite de refluxo

Causada pela doença do refluxo gastroesofágico, costuma ser um dos tipos mais comuns de esofagite. Se manifesta porque o esôfago fica irritado em função do contato com os ácidos estomacais, que geram danos a sua mucosa.

Esofagite infecciosa

Nesse caso a esofagite é causada por um organismo patógeno, como bactéria, fungo, vírus ou parasitas. São quadros menos comuns e que geralmente se manifestam em pessoas com a imunidade comprometida.

Esofagite por medicamento

Substâncias medicamentosas também podem irritar ou danificar o esôfago. Isso acontece em especial quando a medicação é ingerida com pouco líquido, fazendo com que permaneça em contato prolongado com o esôfago, pela dificuldade em chegar até o estômago.

Esofagite de eosinófilos

Por fim, temos a esofagite causada por alergias alimentares. A inflamação se manifesta porque as células que defendem o organismo, ou seja, os eosinófilos, se concentram nos tecidos do esôfago na tentativa de combater o agente alérgico.

Sintomas da esofagite

Embora a esofagite tenha diferentes causas, os sintomas que essa inflamação desencadeia são os mesmos. Isso porque as reações do organismo são similares, sendo assim, os desconfortos que se manifestam em todos esses quadros são:

  • dificuldade para engolir;
  • tosse;
  • náuseas e vômitos;
  • dor no peito;
  • dor abdominal;
  • perda de apetite;
  • sensação de algo preso na garganta.

Em alguns casos de esofagite, como aqueles desencadeados por uma infecção, o indivíduo pode também manifestar febre.

Formas de tratamento da esofagite

Geralmente o tratamento para esofagite é realizado por meio da administração de medicamentos. Podem ser utilizadas substâncias analgésicas, anti-inflamatórias, antibióticos e outras, dependendo daquilo que está causando a inflamação.

Quando desencadeada por alergias alimentares ou medicamentos, adequações nos hábitos são fundamentais para controlar o quadro e evitar a recidiva. Entretanto, quando o problema é o refluxo gastroesofágico, o tratamento varia dependendo das condições de cada paciente.

O refluxo pode ser tratado também por meio de medicamentos e com adequação dos hábitos alimentares. Porém, quando é decorrente da hérnia de hiato podem ser necessárias intervenções cirúrgicas, com o intuito de corrigir a posição dos tecidos.

Somente o médico pode definir o melhor tratamento para os quadros de esofagite. Por isso, na manifestação de sintomas o ideal é consultar o especialista, para entender o que está causando essa inflamação e adotar a melhor abordagem.

Home » Esofagite: entenda as causas e descubra os sintomas da doença

Profº Luiz Carneiro D'Albuquerque - CRM: 22.761

Cv Lattes   GoogleMyCitations  ResearcherID  ORCID

Última atualização em 07/12/2020 por Prof Luiz Carneiro

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

prof-dr-luiz-carneiro-transplante-de-figado-identificacao-sidebar2

PROF. DR. LUIZ CARNEIRO

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho
Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro

Posts Relacionados

× Agendar Consulta.