Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Megaesôfago: o que é e sintomas

O que é

O megaesôfago é a dilatação do esôfago decorrente da acalasia e do não funcionamento desse músculo na parte terminal do esôfago, na entrada do estômago.

Essa dilatação faz com que haja um represamento do alimento e da saliva, pois nós fornecemos muita saliva todos os dias e engolimos sem perceber, podendo chegar até um litro de saliva por dia.

Esse líquido e os alimentos podem ficar estagnados, fazendo o represamento e gerando dilatação no esôfago, que é chamado de megaesôfago em função desse alargamento.

Causas

Isso é muito associado à doença de chagas, uma doença que era muito comum no Brasil e felizmente essa doença está sendo erradicada, a incidência caiu muito, mas ainda existem pessoas que sofrem de megaesôfago chagásico.

Também existem causas congênitas e outras doenças, como a esclerodermia que pode dar acalasia.

Sintomas

Então, isso gera dificuldade para engolir e os doentes muitas vezes precisam tomar água para aumentar a coluna líquida, aumentar o peso e vencer essa resistência da válvula.

Isso é progressivo, os pacientes não conseguem se alimentar ou ficam com medo de comer e acabam perdendo peso. Muitas vezes pode ter pneumonia aspirativa associada.

Exame

Quando tiver essa dificuldade e sentir o alimento passando, deve-se fazer uma endoscopia para saber se realmente é um mau funcionamento desse músculo e que o megaesôfago é uma consequência.

Resumindo, a exploração inicial é por endoscopia e depois um bom especialista perceberá que precisa de um tratamento especializado.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Eu nasci com esse problema, falavam que era doença de cimioto ou vulgar mente como doença de macaco.
        Quase morri mas fiz uma operação melhorei. Só que agora tenho que tomar água e tenho refluxo .

        1. Olá, Zilda. Imagino que seja uma situação delicada, porém, seguindo as recomendações à risca, dará tudo certo!

    1. Prezados :

      Meu Sogro, com 79 anos tem megaesofago provocado por chagas , Um Professor e medico da UFU se recusou a opera-lo por causa da idade ,ele esta muito mal,todos esses sintomas citados na pagina ele sente, minha pergunta é se tem algum recurso para aliviar os sintomas os desconfortos ,visto que segundo os medicos cirurgia é inviavel.
      Att: Alex vitor / patrocinio -MG

    2. Infelizmente minha mae sofre com mal de chagas.Essa doença maldita se apresentou da pior forma possivel.Atacou o coracao e agora o esôfago(mega esofago). Eu sofro em.ve-la sofrendo... Só Deus pra nos dar força.

      1. Olá, Nívea. Bom dia, tudo bem?

        Imagino que seja uma situação muito complicada, mas acredito que a sua mãe está em boas mãos!

        Mande relatos. Abraços.

  1. Minha mãe tem megaesofogo, já fez cirurgia em 2017, melhorou por um tempo, mas agora, novamente tudo que come volta, principalmente se estiver estressada! Não quer fazer cirurgia mais. Existe alguma alternativa clinica?

    1. Olá. Para cada existe uma forma específica de tratamento. Sendo assim, recomendo que procure um especialista e analise as possibilidades.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  2. Eu tenho Chagas,nasci com,ou o barbeiro me picou quando eu era bebê,coloquei marca-passo com 23 anos hoje tenho 26.
    Minha pergunta é Eu posso ter megaesôfago?
    Eu já fiz exames endoscopia e EED esôfago,estômago e Duodeno e tá normal.

    Muito medo,essa doença acabou com minha vida,pq tenho medo do coração inchar o esôfago e o intestino.

  3. Tenho megaesôfago e fiz uma cirurgia há 25 anos atrás
    Hj convivo c esse drama de me alimentar ingerindo água
    De um tempo pra cá ,tenho tido uns entalos q tenho a sensação q vou morrer engasgada ... tem alguma medicação q pode aliviar esses entalos?

    1. Infelizmente não tenho como receitar nenhum medicamento sem ter conhecimento a fundo no caso. O ideal é retornar ao seu médico de confiança e esclarecer essa questão.

  4. Boa noite! Há uns três meses meu esposo começou sentir alguns sintomas mencionado acima, foi ao médico ele disse q é refluxo, mas ñ passou nenhum exame. Ele ñ se alimenta direito, msm tomando remédio q ele passou pra refluxo continua sentindo... E tá muito magro!

  5. Dr. Luiz, bom dia!

    Estou ajudando uma funcionária da empresa onde trabalho a realizar esta cirurgia, visto que o plano dela não dá cobertura.
    Sabe me dizer se o SUS realiza?

    1. Olá, Camila. O ideal é entrar em contato com o SUS do seu bairro para saber essa informação!

      Espero ter ajudado e agradeço pelo comentário!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross