Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Megaesôfago: tratamento

O megaesôfago é decorrente de uma alteração da motilidade do esôfago. O clássico megaesôfago é o megaesôfago chagásico, existem outros que são mais raros.

Tratamento

Existem alguns tipos de tratamento para essa dilatação que ocorre no esôfago, como:

Cirúrgico

Um exemplo clássico é aquele paciente que tem uma enorme dificuldade para engolir, não consegue engolir e tem muita perda de peso.

Quando se faz a endoscopia, observa-se o esôfago dilatado, já com grau que pode ser muito variável, mas que é diagnosticado e precisa ser operado.

Existem hoje algumas gradações e pra isso o tratamento é cirúrgico, quando é avançado e possui uma dilatação o tratamento é cirúrgico.

Dilatação forçada da cárdia

Existem formas mais iniciais em que o paciente tem dificuldade para engolir e quando faz a endoscopia percebe-se que o esôfago ainda é muito pequeno, mas que existe certa flacidez.

Um bom endoscopista faz a suspeita de que seja um megaesôfago na forma inicial. Assim, pode-se fazer a dilatação dessa região por via endoscópica, chamada de dilatação forçada da cárdia, com o uso de alguns aparelhos e sondas que fazem a dilatação.

Uma parte do doente melhora significativa, nas outras a doença progride e necessitarão de formas de tratamento invasivas.

Existem algumas propostas de fazer isso de forma leves por via endoscópica e pode ser feito em um centro de referência, é um método muito experimental.

Laparoscópica

A forma mais tradicional é operar por via laparoscópica com furos na barriga, fazendo a secção desse músculo faz a secção desse músculo tirando a fita doente que fecha o esôfago.

Com isso, o esôfago abre, fica uma passagem para a válvula, coloca o estômago em cima de maneira que o ar do estômago, quando insuflado, comprima o esôfago e impeça a volta do ácido.

Essa é uma explicação simples, mas mostra que os resultados do megaesôfago podem ser excelentes, principalmente quando ele é incipiente na forma inicial ou quando não está muito avançado.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá, Anias. Tenho dois posts super importantes sobre pedra na vesícula e podem te ajudar a entender melhor sobre o assunto.

      Esse aborda o que é a pedra na vesícula, sintomas e tratamento, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/pedra-na-vesicula-o-que-e-e-como-e-causada-doenca/

      Nesse consta a cirurgia de retirada da vesícula: https://profluizcarneiro.com.br/servicosprestados/vias-biliares-e-baco/colecistectomia/

      Espero que ajude. Agradeço pelo comentário e compartilhe os posts para manter outras pessoas informadas!

    2. Boa tarde. Preciso fazer essa cirurgia. Manometria aponta Acalasia II - já perdi 30kg em 12 meses. Não tenho convênio, farei particular.

  1. Boa tarde!
    A minha esposa tem megaesôfago devido a doença de chagas. Já não consegue comer, todos médicos pedem exames mais nunca chega a cirurgia, o que eu faço?
    É muito sofrimento.

    1. Olá, Jorge. O ideal seria procurar um especialista na área e conversar sobre a possibilidade e a necessidade da cirurgia, pois cada caso é um caso. Às vezes, o quadro da paciente não necessita de cirurgia.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  2. Minha filha com 24 anos fez cirurgia mega esôfago e não resolveu , estamos ver uma segunda opinião preciso de contato de um profissional para nos orienta

  3. Lilian Ribeiro no 4 de novembro de 2019 a partir do 21:51
    O seu comentário está à espera da moderação
    Minha filha com 24 anos fez cirurgia mega esôfago e não resolveu , estamos ver uma segunda opinião preciso de contato de um profissional para nos orient

    1. Olá, Lilian. Entre em contato conosco, ligue no telefone: (11)3284-7958 ou mande uma mensagem no whatsapp: (11) 96461-0228

      Agradeço pelo comentário.

  4. Meu esposo tem 43 anos, possui Megaesôfago adquirido, foi operado pela primeira vez em 1997, porém, desde o ano passado voltou a ter piora da doença. Fez uma nova cirurgia no dia 25/07/2020 e desde então estamos no hospital por conta de uma fístula que surgiu. Estamos sem chão, confio muito no médico que está nos acompanhando, mas gostaria de ouvir uma segunda opinião do caso.

    1. Olá, Vanessa. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente. O ideal seria seguir as recomendações do médico que acompanha o seu marido.

      Agradeço pelo comentário!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross