Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Queimação constante no Esôfago pode resultar em Câncer?

“Tenho queimação constante no esôfago, corro o risco de ter câncer de esôfago?”

Responderemos a pergunta acima no post a seguir. Continue nos acompanhando!

Causas do Câncer de esôfago

O câncer de esôfago é uma doença que ocorre muito em pessoas que têm o hábito de fumar cigarros e também daqueles que bebem cronicamente em grande volume, e a associação do fumo com o álcool aumenta mais a incidência e em um período longo.

Então, se você tem esse fator de risco, existe essa possibilidade e nós temos que investigar.

Esôfago de Barrett

Outra causa frequente de câncer do esôfago é o que nós chamamos na literatura de esôfago de barrett. O que é o esôfago de barrett?

É aquele paciente que tem um refluxo, a volta do ácido para o estômago, crônica, que leva à queimação do esôfago e que não vemos, desenvolvendo-se uma célula no esôfago de origem diferente da célula original, o esôfago passa a ter uma célula revestindo que não é original dele, ele troca por uma célula do estômago para poder se defender do ácido, então ali cresce a mucosa do estômago na tentativa de se defender dessa queimação, desse efeito ruim do ácido no esôfago, e essas células tem chances de se malignizar.

Como funciona o Tratamento?

Se você tem uma queimação constante, frequente, provavelmente você não tem câncer, pode ficar tranquilo, mas pode ser que tenha um efeito pré-cancerígeno.

Então, nessas situações devemos fazer uma endoscopia, que hoje é um exame corriqueiro, que faz em qualquer centro e bem feito, e aí ver se temos o refluxo e se temos o esôfago de barrett, depois é só conversar com seu médico para que ele te explique melhor como tratar e te tranquilizar.

Se o barrett for pequeno, existem normas já estabelecidas, você pode tratar clinicamente, porque usando os bloqueadores da bomba de próton, os omeprazol, entre outros, você pode ter uma diminuição do refluxo do ácido para o esôfago, que chamamos de refluxo gastroesofágico, por uma incontinência do esfíncter do esôfago quando entra na passagem entre o esôfago e o estômago ele pode estar com uma doença lá também, e dá uma abertura, uma incontinência dessa cardia, que é o nome desta região, e isso faz com que se diminua a inflamação pela diminuição do ácido, causada pelo uso desses bloqueadores da bomba de próton.

Então, o tratamento pode ajudar e evitar uma cirurgia no futuro ou até um câncer, então procure o seu médico para poder conversar com ele e saber se existe a doença do refluxo gastroesofágico ou do esôfago de barrett, fazendo uma endoscopia que também vai deixá-lo mais despreocupado com o risco de ter câncer.

Então, se você tem esse sintoma, por favor, procure o seu médico para fazer uma endoscopia!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down