Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Esofagite é grave? Como funciona o tratamento?   

O esôfago é responsável pela ligação entre a boca e o estômago no processo de digestão e muitas vezes, pode sofrer com um tipo de inflamação conhecido como esofagite, gerando alguns sintomas bastante incômodos. 

esofagite e grave como funciona o tratamento strongnbspnbsp strong prof dr luiz carneiro bg Prof Dr. Luiz Carneiro

Quer entender um pouco mais sobre a esofagite e descobrir se oferece riscos maiores e qual o tratamento indicado? Acompanhe o post a seguir!

O que pode causar a esofagite? 

A esofagite que, conforme dissemos, é caracterizada como uma inflamação no esôfago, apresenta causas que podem ser classificadas como:

  • Refluxo;
  • Esofagite eosinofílica;
  • Esofagite por infecção;
  • Esofagite medicamentosa.

Refluxo 

Apesar de ser uma complicação da Doença do Refluxo Gastroesofágico, é considerada também como uma das principais causas de esofagite. Neste caso, o ácido estomacal que retorna ao esôfago provoca a inflamação crônica, causando danos.  

Esofagite eosinofílica

Ocorre por conta de alergias alimentares e outras substâncias tóxicas, que fazem com que a quantidade de eosinófilos do sangue sofram um aumento.

Outras possíveis causas de esofagite 

A esofagite por infecção é um tipo raro, mas que pode acontecer em pessoas que possuem um sistema imunológico enfraquecido, muitas vezes por sua idade avançada ou por apresentar outras doenças. 

Por sua vez, a medicamentosa se desenvolve quando existe um contato maior entre o medicamento e a parede que reveste o esôfago. Assim sendo, então, é importante ingerir a medicação com bastante água, para que complete seu caminho até o estômago.

Também podemos citar como fatores de risco da esofagite o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e estar acima do peso

Principais sintomas de esofagite 

Podemos destacar entre os principais sintomas de inflamação no esôfago:

  • Dor no peito;
  • Azia constante e queimação;
  • Rouquidão;
  • Gosto amargo na boca;
  • Sangramento no esôfago.

Como tratar a esofagite?   

Em geral, o tratamento é realizado por meio de medicamentos que ajudam a evitar a produção de ácido, sendo eles antiácidos, antibióticos e antifúngicos. 

Também é recomendada uma dieta saudável ao paciente e mudanças nos hábitos de vida, como por exemplo, não deitar após as refeições e não consumir bebidas alcoólicas, gaseificadas e alimentos gordurosos. 

Além dessas recomendações, é necessário que o paciente busque manter o seu peso ao nível ideal, de acordo com sua altura e idade e pratique regularmente atividades físicas. Já a cirurgia pode ser indicada em casos mais raros de esofagite. 

Esofagite pode ser grave? 

Caso o problema não seja tratado de forma adequada, podem ocorrer algumas complicações como o surgimento de estenoses no esôfago, isto é, um estreitamento que pode dificultar a passagem dos alimentos e saliva devido à presença de úlceras.

Outra consequência da esofagite é uma condição chamada esôfago de Barret, uma lesão que afeta a região inferior do órgão e que pode evoluir para um tumor, ou seja, uma lesão maligna.

Por isso, é importante estar atento aos sintomas e consultar imediatamente o médico para confirmar o diagnóstico, receber o tratamento adequado e evitar uma gravidade maior do problema.

Você possui ou conhece alguém com esofagite? Foi possível esclarecer as suas dúvidas? Deixe um comentário abaixo! 

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One comment on “Esofagite é grave? Como funciona o tratamento?   

  1. Olá
    Me chamo genilce, fiz endoscopia e mostrou esofagite, eu tenho hérnia de hiato há 12 anos, sempre me incomodou, com refluxo, dor no peito, mas de um ano pra cá , comecei a ficar com o abdômen muito inchado, muito mesmo, estou sentindo muitas dores ( muitas ), sensação de que meu abdômen vai estourar, me considero forte para dores, mas essa é tão forte que choro, estou com medo!!!!

magnifiercrossmenuchevron-down