Fale conosco

Esofagite: o que é, causas e tratamento

Índice

O que é Esofagite

A esofagite é a inflamação da mucosa do esôfago, e é uma causa muito comum de procura nos consultórios de gastroenterologista ou de cirurgião do aparelho digestivo.

Causas

É causada, na maioria das vezes, pelo aumento do refluxo do ácido do estômago para o esôfago e leva à inflamação dessa mucosa que reveste internamente o esôfago.

Essa queixa principal é decorrente de uma queimação e ardência na região do retroesternal, atrás do osso do esterno. Quando é muito intensa, pode dar dificuldade para engolir e sentir o alimentar passando devido à esofagite.

Algumas substâncias ou medicamentos também podem dar esofagite, como o álcool, café, aspirina e etc.

Diagnóstico

O diagnóstico inicial é feito pela endoscopia e é isso que vai ajudar e orientar o tratamento. Pode ser apenas a investigação inicial, depois disso outras caracterizações e confirmações diagnósticas podem ser necessárias para fazer o tratamento correto.

Tratamento

Medicamentoso

O tratamento inicial é medicamentoso e são feitos com o uso de bloqueadores da bomba de próton, que é o omeprazol, principal representante, uma droga que procura melhorar a contração do esôfago e agir no músculo para impedir o refluxo.

O tratamento tem que iniciar com o omeprazol, se obter uma boa resposta e inibir a produção de ácido em um nível suficiente, não precisará passar para outros mais caros, e sempre associado a uma substância procinética que ajude as contrações evitando que o ácido volte.

Cirúrgico

Naqueles em que os sintomas não desaparecem quando suspende a medicação, podemos pensar em tratamento cirúrgico.

Esôfago de Barrett

A esofagite também pode dar o que nós chamamos de Esôfago de Barrett, que em função desse refluxo do ácido, há uma alteração na mucosa e é uma lesão mais preocupante.

Nesses casos, tem que conversar com o seu médico, pois podem existir outras formas de tratamento mais afeitas ao dia a dia de um especialista.

Eu recomendo que, caso dê esofagite com Esôfago de Barrett, consulte alguém da área do aparelho digestivo para definir qual a melhor forma de tratamento e as complicações dessa lesão.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!