Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Colecistectomia: como é feita e indicações

O que é colecistectomia?

Colecistectomia é a cirurgia para retirada da vesícula. Essa é a operação que mais se faz no mundo e é uma técnica feita totalmente por laparoscopia, que são quatro furos na barriga onde se introduz uma câmera e faz a retirada do órgão.

Colecistectomia por laparoscopia ou cirurgia robótica?

Os aparelhos de laparoscopia são infantis com calibre mínimo, por conta disso, praticamente não deixa cicatriz. Já na cirurgia robótica, os furos são maiores, o que é inviável para o paciente.

Quando a colecistectomia é indicada?

A colecistectomia é feita tanto em cálculo grande quanto pequeno, e também nos pólipos da vesícula.

Em casos de pedra no rim, você retira apenas a pedra e não o rim. Já em casos de pedra na vesícula, precisamos retirar toda a vesícula porque o órgão está doente, e se retirar apenas a pedra, a vesícula doente vai formar novos cálculos.

Complicações da colecistectomia

A cirurgia tem pouco índice de complicação, mas pode ocorrer. Essa cirurgia é feita totalmente com material eletrônico, então, é necessário procurar um bom hospital com material de qualidade e um cirurgião experiente.

Procure um cirurgião que tenha certificações para você ter garantia que ele tem experiência porque as complicações mais frequentes são as lesões da via biliar e elas são muito difíceis de tratar caso aconteçam.

Além das lesões da via biliar, podem ocorrer pequenas fístulas que se transformam em um grande transtorno para o paciente.

Por conta disso, nós reforçamos que você procure um bom hospital com cirurgião certificado. Atualmente, as sociedades fornecem certificações sobre a competência e formação de cada cirurgião.

Em resumo, a colecistectomia é indicada sempre quando há pedra na vesícula e ela quase não causa complicações, mas é necessário procurar um hospital de confiança.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross