Eu posso viver sem a vesícula biliar? Qual é a recuperação da colecistectomia?

Última atualização em 02/07/2021 por Prof Luiz Carneiro
• Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Home » Eu posso viver sem a vesícula biliar? Qual é a recuperação da colecistectomia?

O que é A Colecistectomia

A Colecistectomia é uma cirurgia realizada há mais de 100 anos de maneira rotineira, é a cirurgia mais realizada na história da humanidade, tem milhões e milhões de pessoas sem a vesícula.

Para que Serve da Vesícula

A vesícula perdeu o sua função, que era de armazenar e concentrar a Bile para ajudar na alimentação, porque a gente ficava sem comer, caçando e quando comia, comia muito, e precisava ter bastante suco alimentar para ajudar a digerir alimentação. Hoje nós comemos de maneira muito regular e isso já não é tão importante, então não tem sintoma nenhum de maneira geral.

Como É a Recuperação da Colecistectomia?

Após a operação da vesícula, alguns pacientes podem ter o intestino mais solto por um período, e depois de poucos meses, isso volta ao normal. É excepcional que isso é persista.

Se persistir, tem que procurar um médico para tratar. Mas, fique tranquilo, a retirada da vesícula não causa problema nenhum, a longo prazo, uma operação, se bem feita, é muito segura do ponto de vista de longo prazo.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − catorze =

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Sobre o Autor

Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

GoogleMyCitations

 Cv Lattes

ResearcherID

ORCID

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro

Posts Relacionados

× Agendar Consulta.