Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Câncer no intestino: saiba quais são os sintomas e fique atento!

Ao fundo da imagem, há uma mulher pressionando com as mãos a barriga.

O intestino é formado por duas regiões: uma parte mais fina, que recebe o nome de intestino delgado e está relacionada com a absorção e digestão dos alimentos, e uma parte mais grossa, chamada de intestino grosso, responsável pela absorção de água e eliminação de resíduos digestivos, sendo ele o órgão com a maior incidência de câncer.

Conforme dito, o câncer de intestino surge no intestino grosso, também chamado de câncer de cólon e reto, e na maioria das vezes se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que surgem e crescem na parede do intestino.

Continue lendo para saber mais informações sobre o câncer de intestino e quais são os principais sintomas da doença.

Sintomas do câncer no intestino

Geralmente, quando está em sua fase inicial, a doença costuma ser assintomática. Quando os sintomas se manifestam, o tumor já está num estágio avançado de desenvolvimento e muitas vezes contém infiltração na parede do intestino.

Existem diversos tipos de sintomas de câncer de intestino e o que irá determinar a variante entre um tipo e outro, é a localização do tumor. Dependendo de onde ele estiver localizado, os sintomas são diferentes.

Se o tumor estiver situado do lado direito do intestino, os principais sintomas serão:

  • Fraqueza;
  • Anemia;
  • Alteração no hábito intestinal.

Quando o tumor encontra-se ao lado esquerdo, existe apenas uma alteração no ritmo intestinal, constipação ou prisão de ventre. Já no reto, o principal sintoma é o sangramento, juntamente com a vontade periódica de ir ao banheiro e a sensação de evacuação incompleta.

A importância do diagnóstico precoce

Ao sentir qualquer um dos sintomas citados anteriormente, o médico deverá ser imediatamente consultado. Diante de qualquer suspeita da doença, são realizados alguns exames para a comprovação e indicação do tratamento adequado.

O exame mais indicado é a colonoscopia, que consiste na introdução de um tubo flexível no intestino, que permite a sua visualização interior. Além disso, também é importante que o paciente informe ao médico se ele possui algum histórico de doenças no intestino. O câncer de intestino, quando recebe o diagnóstico de maneira precoce, apresenta mais chances de cura.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down