Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

O que tem causado o aumento de câncer de intestino nos jovens?

O câncer de intestino é um dos mais frequentes no Brasil, e o número de casos em pessoas jovens com essa doença tem aumentado, trazendo um alerta para a população sobre seus hábitos alimentares.

Neste post, iremos falar sobre a principal causa do câncer de intestino, como a mudança dos hábitos alimentares pode causar e prevenir essa doença. Acompanhe!

Qual a principal causa do câncer de intestino?

O câncer de intestino está muito ligado à alimentação. O intestino precisa de fibra para ter uma flora bacteriana adequada, e hoje nós sabemos que existem estudos profundos de que uma alteração da microflora intestinal pode levar a problemas terríveis. 

A falta de fibras pode levar ao câncer porque esses alimentos (que são todos liofilizados) têm muito tempo de permanência no intestino, e o intestino para contrair precisa de conteúdo, então ao comer fibras, você acaba mantendo aquele alimento ali e isso faz com que o intestino trabalhe constantemente.

Então, se você não come fibras, as fezes ficam muito tempo no intestino, irritando o mesmo, porque o intestino precisa de motilidade.

Mudança dos hábitos alimentares

Existe um trabalho clássico da literatura, que fala sobre países da África que basicamente se alimentavam somente de plantas e verduras e que não tinham câncer de intestino. Lá existiam outros tipos de câncer também ligados à alimentação, mas não existia o câncer de intestino.

Hoje em dia, com a mudança da alimentação, nesses mesmos países já se vê o câncer de intestino com muita frequência. Então veja como a alimentação é importante. 

O japonês tinha muito câncer de estômago e muito pouco câncer de cólon, porque a alimentação deles é muito de defumados e alimentos preservados (que são a maior causa de câncer de estômago), mas tem muita fibra,  que evitava o câncer de intestino. Porém, as correntes migratórias pegaram a colonização japonesa nos Estados Unidos e quando o hábito alimentar japonês é igual do americano, ele tem as mesmas doenças de estômago e intestino que os americanos têm.

Como prevenir o câncer de intestino?

Uma alimentação rica em frutas, verduras, fibras, com alimentos que têm um resíduo e que possam fazer bolo fecal, é o caminho para prevenir o câncer de intestino.

A gordura é um alimento ruim para o intestino, então dê preferência para mais alimentos pouco gordurosos, porque esse é um fator que também pode contribuir.

Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam da importância de manter uma alimentação adequada, rica em fibras, verduras e frutas.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down