Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Afinal, a prisão de ventre pode ser um indício de Câncer de Intestino?

O Câncer de intestino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A taxa de mortalidade, felizmente, diminuiu de maneira significativa ao longo dos anos, devido ao diagnóstico precoce e melhora dos resultados dos tratamentos disponíveis. 

afinal a prisao de ventre pode ser um indicio de cancer de intestino prof dr luiz carneiro bg Prof Dr. Luiz Carneiro

O câncer de intestino pode acometer o intestino grosso ou também a região do reto. Ele mais comumente se desenvolve a partir de pólipos e o seu crescimento é lento, de maneira geral. Pólipos são alterações benignas na parede do intestino, nós costumamos dizer que se assemelham a uma verruga.

Se os pólipos permanecem nessa região por muito tempo e não são removidos aumentam as chances de que eles cresçam e as suas células sofram alterações progressivas. Logo, podem se tornar um câncer de intestino.

Sintomas do câncer de intestino

Em sua fase precoce, o câncer de intestino pode ser assintomático. Por isso é tão importante fazer a prevenção. Todos devem fazer a prevenção, a partir dos 45 anos e em caso de histórico familiar de câncer de intestino, ela deve ser feita ainda antes.

Pessoas com câncer de intestino podem apresentar alguns sintomas e o principal é a alteração do ritmo intestinal, pode ser a constipação ou a diarreia. A pessoa que tinha intestino que funcionava muito bem e regularmente, começa a ter uma alternância entre diarreia e constipação deve ficar atenta. Às vezes pode apresentar a eliminação de muco e às vezes eliminação de muco com sangue. 

Algumas pessoas têm um intestino mais preso e outras têm o intestino mais solto. Pessoas evacuarem 3 vezes por semana, estão dentro da normalidade, como também é normal evacuar 3 vezes ao dia, desde que esse seja um hábito que se tem ao longo da vida de forma constante.

Você deve se preocupar com a mudança do seu hábito intestinal repentina. Principalmente se vier acompanhada da eliminação de muco e/ou sangue. Esses são sintomas de alerta e precisam ser avaliados por um especialista o mais rápido possível.

Além disso, outros sintomas de câncer de intestino seriam: dor abdominal, emagrecimento sem alterações na dieta ou no estilo de vida, podem indicar a doença. 

Tratamento do câncer de intestino

O tratamento do câncer de intestino pode ser realizado de acordo com o estágio e a gravidade que a doença apresenta, outros aspectos são levados em conta para a condução do tratamento: a localização, as características e o tamanho do tumor.

As principais opções de tratamento são: colectomia, radioterapia, imunoterapia e quimioterapia.

A colectomia é a cirurgia de retirada da porção do intestino afetada. Essa cirurgia é o procedimento mais comum para o tratamento do câncer de intestino.

A radioterapia é outra opção de tratamento, geralmente indicada para diminuir o tamanho do tumor, diminuir a chance de recorrência local ou permitir a preservação do esfíncter, se for o caso de lesões próximas ao ânus. 

A quimioterapia também é uma opção, que pode ser feita antes ou depois do tumor, a depender do seu estadiamento.

E por fim, existe também a imunoterapia, que utiliza anticorpos injetados no organismo como uma forma de identificar e atacar as células malignas, impedindo o crescimento do tumor.

Agora que você já sabe que a constipação, assim como a diarreia, podem ser indícios de câncer de intestino, fique atento aos sinais e se houver alguma dúvida, procure um médico.

O conteúdo foi esclarecedor? A sua opinião é muito importante para nós, deixe um comentário.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down