Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Câncer de Intestino: melhor idade para iniciar a prevenção

Recebemos de nossos seguidores, uma pergunta muito oportuna sobre o câncer de intestino e com que idade podemos iniciar os exames preventivos!

O mês de março está sendo o março azul, que é o mês de prevenção do câncer de colo. Eu conclamo a todos para que aproveitem e façam seus exames preventivos do intestino, pois teremos durante o mês de março, uma campanha nacional de prevenção. Portanto, por favor, pensem nisso e também no que irei falar a seguir!

Por que devemos fazer os Exames de prevenção?

Se você tem mais de 40 anos, independente de toda a sua vida ter sido saudável ou não, temos que fazer exames de prevenção dos cânceres de estômago e intestino. Por quê?

A principal razão é porque hoje nós sabemos que as grandes inflamações, os grandes pólipos, são esses que vão dar um tumor.

Então, quando você faz, por exemplo, uma colonoscopia e tira dois ou três pólipos, é uma prevenção do câncer, já que aquele pequeno pólipo iria eventualmente crescer e virar um tumor maligno depois de alguns anos.

Quando começar a fazer os Exames?

Isso deve começar por uma questão de incidência depois dos 40 anos e ser repetido a cada 5 anos caso seu exame tenha saído normal. Se você não tem histórico familiar, se você tem um exame de colonoscopia normal aos 40 anos, você deve repeti-lo aos 45 anos.

Se você está na faixa dos 40 anos, fez uma colonoscopia e têm um pólipo, dependendo do número e tamanho dos pólipos, você terá que repetir este exame anualmente ou a cada 2 anos, pois se você possui muitos pólipos, sua tendência a desenvolver o câncer é grande. Se esse pólipo for muito grande, mesmo fazendo a cirurgia de retirada, o médico poderá pedir para repetir antes desse prazo para conferir se aquele pólipo foi totalmente retirado, se não ficou nenhuma raiz lá que depois poderá crescer e virar outro tumor.

Então, o tratamento tem que sempre estar vinculado ao seu médico para que o controle seja feito, e assim, ele irá definir, baseado em estudos, a data mais oportuna para sua volta!

Câncer de Intestino Hereditário

Sabemos que hoje existem pessoas que têm câncer de reto por pólipo familiar e por outras doenças, que são um grande número e assim possuem um potencial enorme e brutal de câncer, pois às vezes o doente tem milhares de pólipos, uma polipose intestinal, ou formas que vêm na infância, por conta da família.

Esses pacientes devem rastrear toda a família e caso exista algum caso, têm de ser feita a colonoscopia e exames em todos.

Câncer de Intestino hereditário em Jovens

Existe também uma outra situação. Caso você tenha parentes muito jovens com poliposes diagnosticadas e que muitas vezes já tem segmentos ambulatoriais da família já estabelecidos, mas tem aquele primo, irmão, na casa dos 30 anos que teve um câncer de intestino, podem existir fatores genéticos que estão contribuindo, ou muitas vezes alimentares que podem interferir, e como isso os hábitos e a genética são muito familiares, recomendamos, então, que quem tem um diagnóstico de câncer abaixo dos 40 anos, que façam colonoscopia depois, mesmo que sejam muito jovens saindo da adolescência e dependendo dos casos, converse com o seu médico, pois muitas vezes temos que fazer até mesmo em crianças para histórico familiar

Então, sabemos que a prevenção é tudo e que a chave da prevenção é a colonoscopia. Então, nós conclamos que, dentro desses parâmetros, faça seus exames para que tenham um futuro sem essa possibilidade de câncer evitável e que pode dar muito trabalho a frente.

Este é um exame muito seguro, bem feito, que é feito aos milhares e complicações são raríssimas. Então, deixe de preconceito e faça seus exames para se prevenir do câncer de intestino, aproveite o março azul e faça seu exame de colonoscopia!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down