Cirrose hepática é a inflamação crônica do fígado que pode se transformar em fibrose (cicatriz).
Essa cirrose é o final de todas essas informações, pode ser por vírus da hepatite A, B, C, pode ser também por álcool, todo mundo acha que cirrose é só por álcool, mas pode ser por outras inflamações que geram a fibrose, endurecimento do fígado.
Causas
Pode ser por causa autoimune que são doenças que agridem o próprio organismo, as pessoas passam a reconhecer o próprio fígado como um elemento estranho e passam a agredir, são doenças autoimunes.
Existe uma série enorme de doenças que podem terminar como uma cirrose, não é só por causa do álcool.
A cirrose se tiver uma causa detectável tem cura, uma das causas mais frequentes que começam a dar inflamação, por exemplo, é o depósito de gordura, a esteatose, que pode evoluir para uma esteato-hepatite e cirrose.
Sintomas
O fígado tem muita reserva funcional, os sintomas mais frequentes são quando você já gastou muito do fígado e tem muito pouco de reserva funcional.
A gente calcula que para o fígado dar sintoma tem que estar 70% comprometido. Sobraria 30% de resíduo funcional para dar sintomas.
Pode começar a reter líquido que desenvolve a barriga d’água e inchaço na perna, pode dar algumas lesões de pele, a pele ficar seca, o cabelo fica seco e olhos amarelos. Um dos outros sintomas é que às vezes é muito avançado e a pessoa não sabe e vomita sangue. A primeira manifestação é o vomito com sangue, outras vezes pode sangrar par dentro e evacuar sangue.
Tratamento
Se nós fizermos um tratamento adequado, perdermos peso e perdermos essa gordura no fígado, a inflamação se interrompe.
Se você bebe uma quantidade de álcool grande todo o dia e começa a ter inflamação do fígado (sinais de cirros), você interrompe o tratamento e essas lesões podem até regredir e você viver o resto da sua vida normal. Principalmente quando já tem alguns sintomas é preciso interromper imediatamente a causa.
Se quiser saber mais sobre Cirrose, temos uma página inteira sobre o tema clique AQUI.