Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Qual a função do fígado e por que é importante mantê-lo saudável

Qual a função do fígado e por que é importante mantê-lo saudável  | Por Prof Luiz Carneiro CRM 22761 | Diretor do serviço de transplante e cirurgia do fígado do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP.
Qual a função do fígado e por que é importante mantê-lo saudável 2

Diversos órgãos são vitais para o ser humano, ou seja, não é possível sobreviver se eles não estiverem presentes e funcionando perfeitamente no organismo. Esse é o caso do fígado, um dos mais importantes do sistema digestivo e responsável por diversas tarefas.

Preparamos este artigo para que você conheça a função do fígado compreendendo por que é tão importante mantê-lo saudável. Continue lendo para saber quais são as diversas responsabilidades desse órgão e como garantir a saúde dele para alcançar o equilíbrio orgânico.

O fígado e suas funções

O fígado é um dos órgãos que compõem o sistema digestivo. Ele é uma glândula, na verdade a maior que encontramos no corpo humano, e tem funções exócrinas, na liberação de secreções, e endócrinas, liberando substâncias no sistema linfático e sanguíneo.

Em média, o fígado pesa de 1.300 a 1.500 gramas no homem, sendo um pouco menor na mulher, cerca de 200 gramas. Ele se localiza na parte superior à direita do abdômen, e uma das suas principais características é a sua alta capacidade de se recuperar e regenerar. Afinal, ele é composto por milhões de células que conseguem se recompor após sofrerem alguma lesão.

Não existe apenas uma função do fígado, porque ele é responsável por cumprir diversas tarefas diferentes. Veja a seguir algumas delas:

  • liberação e armazenamento da glicose;
  • metabolismo das proteínas;
  • conversão da amônia em ureia;
  • metabolismo de lipídios;
  • síntese de uma grande parcela das proteínas do plasma;
  • destruição de células do sangue desgastadas e bactérias;
  • processamento de hormônios e outras substâncias;
  • produção da bile;
  • síntese do colesterol;
  • desintoxicação do organismo;
  • armazenamento de minerais e vitaminas como A, D, E, K, B12 ferro e cobre;
  • participação na regulação do volume sanguíneo.

É o fígado que protege o nosso organismo contra substâncias nocivas que muitas vezes nós mesmos ingerimos, como é o caso das gorduras, da cafeína e do álcool, um grande vilão para esse órgão tão importante.

É preciso ressaltar que, embora o fígado tenha uma alta capacidade de se regenerar, ele também sofre agressões, sendo que algumas lesões, principalmente aquelas causadas constantemente como no caso do abuso de bebidas alcoólicas, podem acarretar danos irreversíveis para ele.

Além disso, algumas doenças também afetam o fígado, como no caso da hepatite e da fibrose. Há ainda complicações como a cirrose, hepatites, doenças hepáticas tóxicas e insuficiência hepática em decorrência de diversos problemas.

E não é somente isso, porque o fígado também pode ser acometido pelo câncer. A cirrose é uma das doenças que podem evoluir para a formação de tumores malignos. Por isso, é muito importante manter esse órgão saudável, já que ele é responsável por tantas funções em nosso corpo.

O que é preciso manter o fígado saudável

Sendo um órgão vital que cumpre tantas funções no organismo humano, o fígado é de suma importância para que o indivíduo se mantenha saudável. Como dito, embora ele tenha uma ampla capacidade de regeneração, algumas vezes as lesões provocadas nesse órgão causam dificuldade para que ele trabalhe, provocando a insuficiência hepática.

Nem sempre é possível realizar um tratamento para ajudar o fígado a se recuperar, por isso, em muitos casos é necessário fazer um transplante de fígado. Esse é um procedimento complexo, mas que tem boas chances de sucesso. De toda forma, é mais interessante evitar que o fígado adoeça a ponto de não conseguir cumprir o seu papel.

Não é difícil manter o fígado saudável. Você só precisa adotar bons hábitos e tomar certos cuidados. Veja a seguir algumas dicas para preservar esse órgão:

  • mantenha um cardápio rico em frutas, legumes, verduras, proteínas magras e outras substâncias nutritivas;
  • evite o consumo de alimentos artificiais e muito processados, que contenham aditivos e conservantes;
  • evite a ingestão de frituras, gordura animal, margarina e óleos refinados;
  • beba bastante água;
  • consuma alimentos ricos em enxofre, como brócolis, cebola e alho, que ajudam na desintoxicação orgânica;
  • modere o consumo de bebidas alcoólicas;
  • evite a automedicação e a administração simultânea de vários medicamentos;
  • pratique atividades físicas para manter o peso saudável;
  • evite o consumo excessivo de sódio.

Além de todos esses cuidados, não se esqueça de passar por uma consulta médica de rotina periodicamente. Essa medida é fundamental para acompanhar o seu quadro clínico e observar se existe alguma alteração em seu organismo. Dessa forma, pequenos problemas são tratados no começo evitando que se tornem grandes complicações.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa noite professor, gostaria de informação sobre a cirurgia, derivação biliodigestiva em y de roux. É comum, qual a expectativa de vida após a cirurgia e a expectativa de vida após a cirurgia. Obrigada

  2. Parabens pela sintetica explicacao. Gostei muito. Sou uma pessoa tranplantada de figado ha 4 meses e estou me sentindo muito bem, gracas a Deus.

  3. Boa Noitinha professor, foi muito bom ler seu texto, não tenho palavras para descrever o quanto sou grata a DEUS por existir profissionais tão competentes..Que sua semana seja recheadinha de muitas alegrias e grandes bênçãos de DEUS.

  4. Amei essas dicas. Professor eu fiz bariátrica a mais de 1 ano. Notei que depois da cirurgia tenho bebido muita cerveja, coisa que não fazia antes. Isso pode me prejudicar? Obrigada!

    1. Olá Fátima. É recomendado que você procure o médico que te indicou a bariátrica e pergunte se essa questão pode acarretar em problemas futuros. Espero ter ajudado.

        1. Olá, Maurilia. É muito difícil responder essa questão sem ter os seus exames em mãos, além de acompanhamento médico e conhecimento sobre o histórico clínico. Sendo assim, o que eu posso recomendar é procurar um médico que indique os alimentos mais adequados de acordo com o seu caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

    2. Olá Elenice. Irei adicionar essa questão na pauta de postagens. Obrigado. Continue mandando dicas e temas que você quer ver aqui.

      1. Onde senti muito dor de no lado direito pensei que era estômago mais depois descobri que era fígado gostaria de saber se existe algum tipo de. Remédio.

        1. Olá, Wilson. Antes de indicar o medicamento, é necessário saber a causa da dor no fígado, e depois analisar a melhor forma de tratamento de acordo com o seu caso. Apenas assim para amenizar o problema.

  5. Professor, semana passada comi uma ptzza a noite, quando amanheceu eu estava parecendo que tinha comido um boi, e assim passei a semana toda , tomando sinvastatina pensando que era gazes, até que uma amiga me aconselhou chat de boldo, e hoje amanheci bem. Será que era fígado enflamado pois meu lado direito do estômago parecia um tambor, hoje estou melhor mas ainda estou no chat de boldo. O Senhor pode me falar se o boldo é bom mesmo?

    1. Olá Suely. Apenas analisando seu quadro clínico para que eu possa fazer uma avaliação sobre determinado acontecimento. O ideal é que você procure um médico para que ele possa realizar todos os exames necessários e averiguar o que está realmente acontecendo. Espero ter ajudado e continue sempre me acompanhando!

  6. Gostaria muito de eu estou com gordura no fígado gostaria de saber como acabar com essa gordura por favor mim ajude deste já obrigado

  7. Professor Luiz, estou com um hemagioma hepático de 24X17mm que vem me causando muito desconforto, após cada refeição minha barriga fica bem inchada, tenho sensação de saciedade a ponto de me causar nauseas. O que devto fazer.

    1. Olá, Rosana. Minha indicação é retornar ao médico que lhe acompanha, para que possa ser analisado todas essas questões e realizar alguns exames a fim de descobrir o motivo pelo qual está sentindo esse desconforto. Infelizmente, não conseguirei dar uma resposta mais precisa pois precisaria de acompanhamento médico e exames em mãos, pois cada caso é um caso. Espero que compreenda e se possível me siga no Facebook para receber todas as minhas postagens em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/ Obrigado!

    1. Olá, Claudio. O valor referência do nível de TGP varia de acordo com o quadro clínico de cada pessoa. O ideal é marcar uma consulta com o gastroenterologista, assim ele analisará o seu caso com mais cautela e esclarecerá todas as suas dúvidas.

      De qualquer forma, tenho um post sobre TGO e TGP que pode te ajudar nessa questão, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/o-que-e-tgo-e-tgp/

      Espero que ajude e agradeço pelo comentário. Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross