Hérnia de hiato: sintomas e tratamento

Última atualização em 15/01/2021 por Prof Luiz Carneiro
• Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Home » Hérnia de hiato: sintomas e tratamento

A hérnia de hiato é um defeito na região do esôfago na transição com o estômago e que possibilita o retorno do ácido do estômago para o esôfago.

É importante saber que todas as pessoas têm um pouco de refluxo. A diferença é que em certas pessoas, o refluxo se torna patológico com um grau mais intenso.

Portanto, os pacientes com hérnia e refluxo de menos intensidade não precisam de muita atenção. Porém, os pacientes que possuem um defeito na região do esôfago que possibilita o retorno do ácido do estômago para o esôfago e se mistura com a bile gerando muitos sintomas, deve ser acompanhado e tratado.

Diagnóstico da Hérnia de hiato

A primeira forma de diagnóstico é a endoscopia, porém, existem também várias formas de monometrias com impedanciometria para saber qual é o tipo do ácido do refluxo e se está associado com a bile.

Sintomas e complicações da Hérnia de hiato em crianças e adultos

Em crianças

É importante saber que até as crianças podem ter hérnia de hiato com refluxo fazendo com que o conteúdo gástrico vá para o pulmão desencadeando a asma.

Quando a criança tem asma de repetição, ou seja, mais de uma vez, é preciso afastar o refluxo para que o ácido não desencadeie crise de falta de ar.

Em adultos

Os sintomas de hérnia de hiato com refluxo em adultos podem ser percebidos através de rouquidão, problemas de garganta e tosse. Nesses casos, o paciente acaba recorrendo ao otorrino e o médico pelo exame de fibra ótica percebe a hérnia de hiato com refluxo.

O quadro mais comum é aquele em que o ácido retorna ao esófago e gera uma queimação terrível e desconforto. Isso pode progredir levando a sérias complicações pulmonares fazendo com que o paciente acorde de noite se sentindo sufocado e com crises de tosse. Nesses casos, eles acabam tendo que dormir semi sentados para evitar o refluxo.

Portanto, os sintomas podem ser desde um pequeno quadro de dor e queimação gerados após o paciente, por exemplo, comer uma feijoada ou além do acostumado, deitar depois de beber ou de comer uma carne, e acorda se sentido sufocado e precisa tomar algum líquido, antiácido ou substância para lavar o esôfago e tirar o ácido. Isso é o que chamamos de queimação.

Ao passar por esses casos, o paciente deve evitar gordura ou fritura porque são alimentos que demoram a sair do estômago, aumentam a produção de ácido levando ao refluxo.

Hérnia de hiato x Esôfago de Barrett

Um alerta para a hérnia de hiato é quando ocorre uma transformação da mucosa do esôfago em mucosa de estômago, chamada de esôfago de Barrett. Isso acontece porque a mucosa do estômago é preparada para receber ácido e a do esôfago para receber saliva, e quando o refluxo é muito grande o organismo transforma a mucosa do esôfago para melhorar a resistência do ácido.

Hoje sabemos que essa é uma lesão pré-cancerígena, assim como as lesões de peles que nós temos.

Indicação e tratamento cirúrgico da Hérnia de hiato

A cirurgia é indicada quando o paciente adulto sente sintomas muito fortes que evoluem para uma complicação no pulmão gerando rouquidão e talvez, problema vocal. E nas crianças, a cirurgia é indicada quando ela começa a ter crises de asma.

Depois de feito o diagnóstico com a realização de monometrias, o médico poderá definir a melhor técnica de acordo com o caso do paciente.

O tratamento cirúrgico pode ser feito por via laparoscópica e robótica. Em casos raros quando o estômago sobe para o tórax, é possível fazer o uso de telas para tampar o defeito do diafragma e empurrar o estômago de volta para o seu lugar.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 15 =

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Sobre o Autor

Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

GoogleMyCitations

 Cv Lattes

ResearcherID

ORCID

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro

Posts Relacionados

× Agendar Consulta.