Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Causas do TGO e TGP elevado

O que são?

TGO e TGP são conhecidas como transaminases, ou seja, são duas enzimas produzidas pelas células do fígado. Assim sendo, TGO é a transaminase oxalacética ou AST, e a TGP transaminase glutâmica pirúvica ou ALT.

Quer saber mais informações sobre essas enzimas, suas causas e como evitar a elevação? Então, continue nos acompanhando!

O que pode provocar TGO e TGP elevados?

Conforme dissemos, TGO e TGP são enzimas, normalmente dosadas com o objetivo de avaliar a saúde do fígado.

A TGO pode ser encontrada em diversos tecidos, incluindo o fígado, os músculos, o coração, o rim e o cérebro. Sua liberação é feita no sangue, quando qualquer um destes tecidos estiver danificado.

Por sua vez, a TGP é encontrada praticamente dentro das células do fígado, sendo um pouco mais específica em doenças hepáticas do que a TGO.

Desta forma, então, podemos dizer que a TGO e TGP possuem sempre o significado de uma inflamação da célula principal do fígado, que faz o mecanismo de síntese proteica e depuração de muitas substâncias.

Quando estão elevados, significam que o revestimento está alterado. Assim, a membrana da célula alterada faz com que essas duas enzimas caiam na circulação.

Em geral, as alterações nos níveis de TGO e TGP podem ser diretamente relacionadas com algumas situações, tais como:

  • Hepatite fulminante;
  • Cirrose (consumo excessivo de bebidas alcoólicas);
  • Hepatite alcoólica;
  • Uso abusivo de drogas ilícitas;
  • Pancreatite aguda;
  • Gordura no fígado;
  • Infarto;
  • Obstrução de vias biliares;
  • Isquemia cardíaca;
  • Lesão muscular.

O uso de medicamentos por um longo período também pode causar esses níveis elevados. Mas, raramente isso ocorre, a não ser que sejam substâncias muito tóxicas, que provocam quadros hiperagudos de insuficiência hepática.

Quais os sintomas?

Entre os sintomas de elevação nos níveis de TGO e TGP, estão:

  • Perda de apetite;
  • Fraqueza;
  • Náuseas e vômito;
  • Urina Escura;
  • Fezes claras
  • Icterícia.

Níveis de TGO e TGP

Os níveis de TGO e TGP podem variar de laboratório para laboratório. Porém, os níveis considerados normais no sangue são:

  • TGO: entre 5 e 40 U/L;
  • TGP: entre 7 e 56 U/L.

Quando os valores são até três vezes maiores que o limite, eles são considerados inespecíficos, e podem significar a existência de lesão de outros órgãos que não seja o fígado.

As alterações também podem indicar lesões musculares e hipotireoidismo, que são causas de pequenas elevações, principalmente de TGO.

Se os níveis indicarem TGO e TGP acima de 1000 U/L, significa a presença de hepatites virais, hepatites causadas pelo uso de drogas (intoxicação) ou hepatite isquêmica.

É importante lembrar que, é possível apresentar uma doença hepática crônica, e ter os níveis de transaminases normais. Isso é algo comum em pessoas com hepatite C ou C, por exemplo.

O ideal mesmo é consultar o médico quando suspeitar que os níveis estejam alterados. O clínico geral indicará o exame que você deverá fazer para definir as causas dessa inflamação.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de TGO e TGP elevado é comprovado após a realização de um exame laboratorial. Esse exame mede os níveis de enzima transaminase no sangue, investigando supostos problemas no fígado.

Não existem contraindicações para esse tipo de exame, uma vez que ele é um exame de sangue comum. Mas, somente o médico poderá dizer se você pode ou não passar por esse procedimento.

Uma das melhores formas de diminuir a gordura no fígado é através de dieta e exercício, para perda de peso. Além de derrubar as taxas de glicose, isso pode ajudar a aliviar a resistência à insulina.

O conteúdo foi esclarecedor? Conte-nos abaixo! Se gostou, compartilhe em suas redes sociais!

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Doutor obrigado pelo seu site.
    Tenho uma dúvida. Meu TGO deu 44 U/L, o GGT 115 U/L, o TGP deu 49 U/L e o triglicerídeos deu
    216 mg/dL. Os valores deram altos, porém no dia anterior tomei uns 300 ml de vinho (meia garrafa de vinho seco) mais ou menos. Também estou passando por um resfriado forte e estou tomando torsilax p dor no corpo e tomei dipirona. Gostaria de saber isso pode ter de alguma forma alterado o valor.

    1. Olá, Julio. Tanto o álcool quanto alguns medicamentos podem alterar transitoriamente as enzimas do fígado. Porém pode ser que exista alguma doença de base e com pequenos estímulos as enzimas se alterem. O ideal é passar em consulta médica com especialista. Estou à disposição.
      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

          1. Meu exame deu TGO 44,0 U/L e TGP 63,0 U/L. Os exames deram negativo para todos os tipos de Hepatite. O que pode ser?

          2. Olá, Karla. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente.

      1. Meu tgo de 73 e meu tgp de 150 ...tomeu fluconazol recente pra candidiase e estou gravida...muito preocupada...porem a Gama - gt e a bilirrubina está normal e meu hemograma também...devo me preucupar?

          1. Olá, Alyne. O ideal é retornar ao médico que indicou o exame para ele analisar o resultado e esclarecer suas dúvidas!

          2. Boa tarde os exames da minha filha de 3 anos deu tgp deu 17 e o tgo deu 59 queria saber se e normal

        1. Boa noite ! Fiz recente exames de tgo e tgp , o resultado do tgo deu próximo ao valor de referência, referência até 38 meu resultado 32 devo me preocupar por estar próximo ?

          1. Olá, Sabrina. Acredito que o ideal seja recorrer ao seu médico e esclarecer algumas questões, como por exemplo, alimentação. E analisar algumas medidas viáveis para evitar que o nível de TGO e TGP ultrapasse o valor referencial.

            Espero ter ajudado e agradeço pelo comentário.

        2. fiz exames de sangue e os resultados estão todos dentro dos valores corretos, exceto meu TGP, TGO e gama -gt, deram bem alterados, valores próximos a 700, 400, respectivamente, estou preocupada

      2. Olá doutor!
        Realizei os exames de sangue e meu TGO está 241 e o TGP 62. A médica solicitou um ultrassom do abdômen total. E não foi encontrado nada de anormal. Fígado com tamanho normal e sem evidências que possa ser gordura. Vou voltar na médica, que não é especialista do ficago, é endocrinologista, pois nos últimos dois meses engordei 6kg, com a mesma alimentação de sempre. Tiróide normal. Mas essas taxas chamaram atenção. Posso descartar problemas no fígado que o ultrassom deu normal?

    2. Boa noite Dr estou bastante preocupada com o resultado dos meus exames,meu TGO está 158,TGP 183 e Gama gt 178.O que devo fazer ???

    3. Fiz uso de medicamentos manipulados antidepressivos por 1 ano. Percebendo o ganho de peso, fiz alguns exames com o nutricionista, que acusaram altas taxas de tgo e tgp. Interrompi o uso da medicação, o inchaço dissipou bastante, mas continuo com uma certa quantidade de gordura Abdominal. As taxas podem normalizar sozinhas ou requerem um acompanhamento mais detalhado? Um médico gastroenterologista é o mais indicado pra acompanhar meu caso? Obrigado!

  2. Dr o tgo e tgp e gama gt do meu esposo vem sempre se alterando desde 2013, alem do colesterol dele que é bem alto, foi pedido biopsia... quais doenças do figado se arrastam por tanto tempo? Observamos tbm um aumento grande apos ele tomar medicamentos para o colesterol, e um antibiótico
    Obrigada

    1. Olá, Leticia. Existem muitas doenças que podem aumentar esses fatores. O ideal é retornar ao médico que indicou esses exames e realizar outros exames mais complexos para descobrir a causa do problema.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. Boa noite. Tenho 43 anos. Meu exame de TGO deu 48 e TGP 17. Isso tem relação com problemas cardíacos ou ainda pode ser algo relacionado ao fígado?Meu retorno é a semana que vem, mas estou um pouco angustiada...Obrigada

        1. Olá, Márcia. Existem diversas causas que elevam os níveis de TGO e TGP. O ideal é aguardar pelo retorno com o seu médico, pois assim, ele poderá relacionar o seu problema com outras possíveis causas.

          Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

        1. As causas de tgo e tgp alterados são inúmeras. O ideal é retornar ao médico que indicou o exame para ele analisar o resultado e esclarecer suas dúvidas!

    2. BOA NOITE DOUTOR.

      O MEU TGP DEU 53U/L E O MEU TGO DEU 34 U/L.

      O MEU GT DEU 35 U/L E O MEU TRIGLICERIDEOS DEU 85 mg/DL.

      EU TENHO ALGUMA DOENCA ?

      1. Olá, Alexei. Normalmente, os níveis de TGO e TGP apresentam problemas no fígado a partir de 150U/L. Porém, varia de caso para caso. O ideal é retornar ao seu médico e esclarecer essa questão.

        1. Boa noite meu exame sangue deu tudo normal só tgo - 150 e tgp 100; não tomei bebida álcool e pratiquei exercícios só a 3 dias atrás antes coleta.

        2. Oi... meu tgo deu alterado (alto), bebi uns 150 ml de vinho um dia antes do exame.. pode ser por isso? Fazia anos que não bebia algo alcoólico..

          1. Olá, Roberta. Em alguns casos, a bebida alcoólica pode alterar o resultado, porém, seria interessante retornar ao seu médico e analisar essa questão.

            Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          2. Bom dia, estou gestante de 12 semanas e meu exame de TGO deu 31 e o TGP deu 63
            Colesterol total 210, triglicérides 86
            Plaquetas 270.000
            Vitamina B12 está 2000
            Glicemia em jejum 69.
            Tenho feito o controle da pressão arterial e esta tem estado pela manhã 90x60mmgh e pela noite 70x50mmhg minha pressão sempre foi mais baixa.
            Meu peso hoje é 42kg e tenho 1.52 de altura. Nunca ingeri bebidas alcoólicas ou cigarros
            Tenho 37 anos, nenhum filho vivo, passei por dois abortos retornos nos anos de 2017 e 2018, fui diagnosticada com trombofilia e faço uso diário do clexane 40g desde o positivo de gravidez.
            Resido no interior de Goiás e meu retorno médico será somente em final de janeiro, desta forma se houver alguma orientação que possam me passar para me tranquilizar ou para que eu fique mais alerta eu agradeço imensamente

  3. Olá..Boa noite...Fiz um exame de sangue completo e a taxa TGO(AST) deu 43 U/L e o TGP(ALT) 36 U/L. Estes valores estão dentro dos padrões normais? Tenho 63 anos, peso 67,0 kilos e tenho 1,67 de altura

    1. Olá, Cristina. O valor referência do TGO e TGP varia de acordo com o quadro clínico do paciente. Para responder essa questão, eu precisaria de dados mais complexos, todos os exames em mãos, além de acompanhamento médico.

      O que eu posso recomendar é que você retornar ao médico que indicou esse exame e esclareça sua dúvida, pois ele é o profissional que possui um conhecimento maior sobre o caso.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  4. bom dia, meu exames foram o seguinte AST : 918 U/L E AMT 903 U/L
    FOSFATASE ALCALINA: 279 U/L, GAMA GT: 281 U/L, estou amamentando um bebe de 5 meses, nao fumo, nao estou bebendo nesta fase, e tomava apenas anticoncepcional e Tylenol(quando tinha dor de cabeça). Essa alteração tão alta pode ser algo muito grave como um cancer?

    1. Olá, Sabrina. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou esse exame para que seja analisado todas essas questões e consiga esclarecer as suas dúvidas. Infelizmente não conseguirei dar uma resposta mais precisa, pois é necessário ter todos os exames em mãos e acompanhamento médico, além de um conhecimento breve sobre o seu histórico.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. Olá, Rafael. Existem diversas causas para que o tgp fique alterado, como cirrose, hepatites, etc. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa questão, pois o valor referência varia de caso para caso.

        Acesse o link para obter mais informações sobre o assunto: https://profluizcarneiro.com.br/o-que-e-tgo-e-tgp/

        Espero que ajude e agradeço pelo comentário!

  5. olá, Bom dia,

    abaixo meus exames:

    AST/TGO resultado 25.0 U/L com interv de referencia <38.0
    ALT/TGP resultado 44.0 U/L com interv de referencia <40.0
    GGT resultado 50.0 U/L com interv de referencia 11.0-50

    Tenho alguma doença grave?

    1. Olá, Fortunato. Em questão às doenças do aparelho digestivo, normalmente os resultados alteram acima de 100 U/l. O ideal é retornar ao médico que indicou o exame e esclarecer essa questão, pois cada caso é um caso.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      1. Olá bom dia.

        Está semana fiz exame admissional em uma empresa o tgo deu 82 u/l e o tgp 147 u/l o médico da empresa mandou eu procura outro médico partícula, fiz isso e ele passou vários exame de hepatite é o hemograma só que deu tudo normal esses outros exames, não tomei nenhum medicamento é não ingerie bebida alcoólica para da essa alteração, O médico mandou eu ir pra casa e repetir o exame daqui 3 mesês mas eu não fiquei satisfeito. Alguma sugestão que eu deva fazer ? Desde de já agradeço.

  6. Olá,
    Obrigado pelo resposta,

    Na verdade descobri que estou com hepatite B, queria saber o estado em a doença está.
    Abaixo os resultados dos exames:

    Antigenio HBE - Não Reactivo
    Anticorpo Anti-HCV - Nao reactivo
    Anticorpo Anti-HBE - Não Reactivo
    Antigenio HBS - Reactivo

    Obrigado.

    1. Olá. O Antigenio HBS demonstra a presença do vírus no organismo. Porém, o ideal é retornar ao médico que lhe indicou os exames e esclarecer essas questões.

      Espero que ajude e agradeço pelo comentário.

    1. Olá, Wagner. O TGO e TGP possui valor referência de acordo com o quadro clínico de cada paciente. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou esse exame e esclarecer essa questão, já que o seu médico possui maior conhecimento sobre o caso.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

    1. Olá, Teresa. Normalmente, TGP elevado é sinal de alguma inflamação hepática. Porém, cada caso é um caso. O ideal seria retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa questão!

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  7. Olá doutor!
    Fiz exame de sangue cerca de 5 dias após ter iniciado academia (meus braços estavam muito doloridos e inchados em razão do despreparo muscular) e meus níveis de TGO e TGP saíram elevadíssimos (360 e 113 respectivamente).
    É possível que haja relação entre as duas coisas? Obrigado.

    1. Olá, Sergio. Existem alguns fatores que podem alterar os resultados. Exercícios físicos praticados até 24h antes do exame é um dos fatores. Porém, eu recomendo que retorne ao médico e peça uma guia para realizar outro exame, ou então, esclareça as possíveis complicações que alterem os níveis.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

      1. Olá, Alexandra. Isso varia de acordo com cada caso, sendo assim, é necessário retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa dúvida.

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

  8. Olá Doutor, estou com TGP no valor de 94 e TGO igual a 147. Fiz exame de dengue e deu reagente. Essas taxas de TGO e TGP são normais na dengue clássica? Ou tem haver com a dengue hemorrágica?

    1. Olá, Kamylla. Cada caso é um caso. Sendo assim, o valor referência varia de acordo com o quadro clínico do paciente. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou esse exame e esclarecer essa questão.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  9. Prof. Boa Noite,

    A Dexametazona ( intramuscular ) e Dipirona sódica podem alterar ou mesmo mascarar o resultado obtido nos exames ????

    Grato pela atenção !
    Abraços

  10. Prof. Luiz, boa tarde !

    A Dexametaza (injetável), a dipirona sódica e o profenide podem alterar ou mesmo mascarar o resultado correto do TGO/TGP ?????

    Grato; abraços

  11. Boa noite minha mae esta com exame assim
    TGP 830
    TGA 650.
    essa sente bastante falta de ar por causa de pneumonia a 7 anos.deste entao toma bastante remedio.

  12. Ola Dr! O medicamento saxenda altera os índices de TGO e TGP?
    Os meus estao TGO 53 e TGP 43
    Estou fazendo uso da medicação ha 2 meses. Esse resultado tem a ver?

    1. Olá, Martaba. Infelizmente não tenho como responder essa questão sem ter os exames em mãos. O mais recomendado, neste caso, é retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa questão com base no seu quadro clínico!

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  13. Boa noite,
    Fui diagnosticada com hepatite c a dois anos fiz todos os exames e não estou no quadro de cirrose, mas sim no anterior.
    Com isso estou aguardando receber o medicamento do sus, pois segundo a minha médica até uma última alteração da portaria do governo federal o meu grupo não era elegível a receber o medicamento, porém com uma alteração recente eu posso, diante disso estou aguardando.
    Porém fazendo exames por outro médico meu tgp deu 145 e o tgo 105, esses números são preocupantes?
    Estou muito aflita com tudo isso é quando procura a médica da hepatite ela diz que tenho que esperar chegar o medicamento, mas logo faz um ano e nada de reoslver

  14. Boa tarde doutor , gostaria de tirar uma dúvida. Faz uns 2 anos que tenho uma dor constante no lado direito superior do abdômen e região epigástrica, fiz todo tipo de exames: Colonoscopia, onde foi diagnosticado uma gastrite leve e esofagite moderada, já fiz várias ultrassonografias e também ressonância magnética para verificar se existia algum problema no fígado,vesícula,etc... Tudo normal , fiz agora alguns dias exames atl que deu 62u/l e Ast deu 22/lu , análise 60u/l. Retornei ao clínico geral e ele disse que essa anormalidade é normal , pois os outros exames estão normais. Também fui diagnosticado com doença celíaca . Essas dores constantes, tipo um ardimento do lado superior direito do meu abdômen , quase sempre na região epigástrica pode ser o resultado da doença celíaca?Obrigado desde já.

    1. Olá, Ariel. Infelizmente não tenho como ajudar nessa questão sem ter conhecimento a fundo no caso e acompanhamento médico pessoalmente.

  15. Ola, Doutor, td bem?

    Fiz 40 anos, entao resolvi realizar uma bateria de exames e todos deram ok, menos o TGO que deu 45.
    Sou praticante de atividades fisicas diarias, luto tb, minha alimentação é baseada em frutas, verduras, legumes, complemento com suplementos a base de soja, quinoa e maca peruana. Não entendi o motivo do TGO elevado. Será que estou com intoxicação de vitamina A.

    1. Olá, Dinho. A causa de TGO elevado pode ser diversa, desde alimentação até problemas com o fígado. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa dúvida.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  16. Olá!
    Meu sobrinho tem 11 anos, o tgo deu 70,8 e o tgp 168,2 .
    Na ultrassonografia o fígado não apresentou nenhum tipo de problema.
    Ele já tem consulta marcada, mas só no fim do mês. O que o senhor acha que pode ser?
    Desde já, obrigada por sua atenção.

  17. Boa noite Doutor!
    Fiz o exame TGO-AST e o resultado foi 98 U/L , também fiz o exame TGP-ALT e o resultado foi 113 U/L. Estou muito preocupada, já fiz ultrassom e constatou que está tudo normal, porém eu sei que não está. Meu médico disse que estou bem, mas com esse resultado fica difícil acreditar. Não tomo bebida alcoólica e nem faço uso de medicação diária. Será que é a minha alimentação que está fazendo produzir essas enzinas. O que o senhor me aconselha para melhorar isso? Muito obrigada. Aguardo uma resposta.

  18. Olá

    Exames laboratoriais um bebê de 1 ano e 3 meses apontou TGO de 293 U/L e TGP de 324 U/L. Essa relação de valores seria algum indício de lesão muscular - em particular, da distrofia muscular de Duchenne?

  19. Olá, tenho 40 anos, meu tgo deu 44 de 34 e meu tgo deu 72 de 55. Atualmente n estou tomando nenhum remedio, tenho esteatose hepatica grau 2. As enzimas demoram p voltar aos niveis normais ou n voltam?

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross