Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Gama GT: como diminuir?

O que é Gama GT

A gama GT demonstra uma inflamação da parte biliar do fígado, da parte que produz bile.

Causas

Essa inflamação pode ser consequente da ação de algum medicamento ou principalmente do álcool, isso quando é um problema de funcionamento, porque ele aumenta pela ação de droga ou por algumas outras substâncias, como por exemplo, os anticonvulsivantes e tem alguns medicamentos que podem elevar.

Existe outra causa que é quando tem um entupimento, uma obstrução da veia biliar, dos canais que secretam a bile para o intestino. Esse canal está obstruído por cálculos, alguma inflamação ou mesmo um tumor.

Como diminuir

Nós temos que sempre investigar o porquê da Gama GT estar elevado.

Se for funcional, no caso do anticonvulsivante, muitas vezes não podemos suspender, mas nós vamos continuar seguindo o nível dessa substância.

Se for o álcool tem que parar de beber, porque o nível está muito elevado e a consequência é o álcool.

Exames

Se tiver dúvida que seja por um entupimento tem que fazer métodos de imagem, começar com o ultrassom e outras vezes têm que ir para a ressonância magnética ou tomografia.

O padrão ouro é a ressonância para definir se não tem pedra ou entupimento e descobrir o que está causando esse entupimento da Gama GT.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dr Carneiro , todas as suas aulas me ensinam e me trazem recordações da minha época de estudante !!! A cada aula uma nova informação que é útil no nosso dia a dia !!!! Agradeço a Deus por ter conhecido o senhor pessoalmente e pelo rumo que tomou nossa família depois do transplante tão bem sucedido do meu amado sobrinho Matheus Leandro !!!! Abraços !!!!

      1. Olá, Angelica. Boa tarde. Primeiramente, agradeço pelo comentário!

        O valor referência do gama gt varia de caso para caso, sendo assim, é necessário ter os exames em mãos para avaliar essa questão.

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. Olá, Uilamar. O resultado alterado do Gama GT, além de problemas no organismo, também pode indicar um descuido por parte do paciente antes de realizar o exame, como ingerir bebidas alcoólicas, entre outros fatores. Portanto, recomendo entrar em contato com o seu médico, levar os exames e esclarecer essa questão.

        De qualquer forma, tenho um post sobre os fatores que alteram o Gama GT, clique no link a seguir: https://profluizcarneiro.com.br/gama-gt-alterado/

        Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

      2. Boa noite dr.
        Meu Gama gt está alto * 256.
        Vem aumentando desde o último exame . Agora apareceu tb, aumento da transaminase. Eu uso anticonvuldivos, no entanto tive 1 irmão que faleceu após transplante de fígado realizado no H.Base de S.J.Rio Preto. No exame do fígado retirado dele, os médicos chegaram a conclusão que a cirrose não alcoólica que ele teve foi por : ductopenia do adulto ", segundo os médicos, é uma doença hereditária e que dá msis no sexo masculino. Meu outro irmão está apresentando o mesmo problema. Já fez biópsia e os médicos tb chegaram a mesma conclusão. Gostaria que, se possível, o sr acordasse um pouco sobre essa doença, ainda pouco conhecida. Gostaria tb saber quais medidas de cuidado devo tomar e se acredita ser necessário fazer exames nais específico afim de saber se Eu tb tenho o mesmo problema. Grata pela atenção.

        1. Sara, é sempre muito importante fazer os exames preventivos, para garantir sua saúde. Se existe o histórico é sempre bom investigar.
          Obrigado pela sugestão e vou adicionar a pauta.

      3. Dr. O meu Gama GT deu 119 U/L, a médica que analisou o resultado solicitou apenas que eu reduza o álcool, qual é a sua opinião?

        1. Olá, Carlos. Infelizmente não tenho como responder sem uma consulta médica. Gostaria de marcar uma consulta? Entre em contato conosco pelo Whatsapp: bit.ly/Whatsapp-profcarneiro

      1. Olá, Tais. O ideal seria retornar ao médico que indicou o exame e esclarecer essa questão. Isso porque existem inúmeras causas de Gama GT alterado, e para cada caso, um medicamento eficiente.

        Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

    1. Olá, Luiz. O valor referência do Gama GT varia de acordo com o quadro clínico do paciente. Sendo assim, o ideal é retornar ao médico que lhe indicou esse exame para que possa ser avaliado essa questão. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

    2. Meu gama gt deu 338 tenho pedra no fígado e vesícula é pra mim fazer cirurgia e tenho trombose venosa perna esquerda é preocupante ?

      1. Olá, Maria.

        Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico.

        Agradeço pelo comentário.

  2. Olá doutor ao fazer exames de rotina descobri que meu Gama Gt está em 1.007 fiquei chocada pois está muito elevado. O laboratório coloca a ressalva que o exame foi repetido 2 vezes na amostra, com o mesmo resultado. Há alguns anos minha vesícula biliar foi retirada pois continha cálculos. Já fiz uma ultra e nada foi detectado. O que posso ter?

  3. Olá minha irmã retirou o baço há três meses atrás e o Gama GT está um pouco alterado só só que quatro dias antes dela fazer o exame ela tomou três copos de cerveja Será se cerveja ajudou alterar os exames

    1. Olá, Simone. As bebidas alcoólicas podem alterar os exames se tomado dentro de algumas horas. Porém, existem outras causas que também alteram os níveis. O ideal é retornar ao médico que indicou o exame e esclarecer essa questão.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

  4. Bom dia, fiz um hepatograma e nele foi constatado aumento do Gama GT no valor de 197. Eu exagerei nos festejos de fim de ano ingerido álcool e gordura em excesso um dia antes de fazer a coleta de sangue para o exame. É muito preocupante?

    1. Olá, Ronilson. Após receber o resultado de qualquer exame, recomendo que retorne ao médico para esclarecer todas as dúvidas!

  5. Dr meu ggt estava em 473 fui ai medico ele mim passou o medicamento forfig 200mg no primeiro mes que tomei ele baixou para 363. ai voltei ao medico ele passou mas 2 meses do mesmo medicamento. agora fiz o novo exame o ggt esta em 323. o que ocorreu por ter baixado tao pouco essa minha duvida. um abraco.

    1. Olá, Severino. Infelizmente não tenho como responder essa dúvida sem ter seus exames em mãos. O ideal é retornar ao seu médico e esclarecer essa questão!

  6. Meu gama gt apresenta resultado elevado (entre 90 e 120) já há 5 anos, imagino que pelo uso de fenobarbital para epilepsia. Nunca me preocupei porque já tinha em mente que a causa era essa, mas recentemente li que a elevação dessa substância no sangue aumenta seu risco para uma série de outros quadros (problemas cardíacos, diabetes, certos tipos de câncer, etc.).

    Isso procede? A gama gt elevada, por si só, causa problemas?

    1. Boa tarde tomo oleptal e o meu Gama GT deu 290 gosto de tomar uma cerveja e o meu médico disse que os dois juntos estão provocando essa alta.... tenho que parar de beber?

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross