Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Gama GT alterado

Situações do Gama GT

O Gama GT, normalmente, está alterado em três situações:

Fígado obstruído

A primeira é quando o fígado, canal da bile, está obstruído por alguma doença benigna ou maligna, e ele sobe, porque é um entupimento que acarreta um congestionamento da bile, e essa enzima aparece aumentada. É por obstrução um problema mecânico causado por um tumor ou por lesão benigna, o cálculo, alguma lesão e que faz essa enzima subir.

Substâncias ingeridas

A segunda situação é quando existe o uso de algumas substâncias que fazem o seu nível subir, por exemplo, o uso do álcool faz um estímulo para que esse álcool seja metabolizado e isso leva a um aumento dessa enzima. O fígado irá metabolizar o álcool, se você bebe álcool todos os dias, precisa produzir mais a Gama GT para metabolizar o álcool que você ingeriu ou algumas substâncias como anticonvulsivos, que precisa ser metabolizado todo dia. O fato de o Gama GT estar bastante aumentado, para quem bebe já é o marcador de que a ingestão de álcool é muito elevada.

Inflamação do fígado

A terceira situação é quando existe uma grande inflamação do fígado, e nessa inflamação a Gama GT pode estar alterada em algumas doenças inflamatórias do fígado, por exemplos, a Colangite Esclerosante. Essa é a causa mais comum, ou se não, cirrose biliar primária e secundária, mas esses são casos por lesão celular direta. 

São essas três situações e que quando isso acontece a Gama GT está alterada é bom comunicar o seu médico para que ele defina porque essas enzimas estão elevadas.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Boa tarde,
        Fiz o exame de Gama GT e deu alterado, 65 U/L.
        Sou portadora de DPOC.
        Bebo socialmente e apenas cerveja muito eventualmente. O que fazer?
        Muito obrigada.

        1. Olá, Olga. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou esse exame e esclarecer essa questão. Infelizmente não poderei dar uma resposta mais específica, pois precisaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico.

          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          1. Meu Gama GT está em 170 alto tive uma pacreatite há 2 anos tive inflamação no fígado tomei remefio p acabar com hpylor tomei remédio p vermes Anita tenho dor na boca do estômago

          2. Minha filha fez o exame gama gt deu 47 ela tem 1 aano e 9 meses
            Eu amamento. Consumo alcool em alguns fins de semana depois que ela completou 1 ano
            Pode ser por conta do alcool que eu consumi que passou pro leite?

          1. Olá, Vera. Eu recomendo que retorne ao médico que lhe indicou esse exame, pois é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso e te fornecerá uma resposta mais precisa e objetiva.

            Agradeço pelo comentário. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      2. Boa noite Dr.! Tudo bem?
        Meus exames deram alteração no gama GT, TGO e TPO, devo me preocupar? Que tipo de doença pode causar essas alterações?

        1. Olá, Nicoly. Bom dia, tudo bem?

          As causas desses níveis elevados são inúmeras, apenas realizando exames complementares para diagnosticar a causa.

          1. Olá, Edmar. Os níveis de gama gt variam de acordo com cada paciente, além de fatores como idade, gênero, peso, hábitos rotineiros, etc. Acredito que seja ideal retornar ao seu médico para melhor esclarecimento do resultado.

    1. GGT 63, 19 em mulher de 42 anos, que consome pouca quantidade de álcool, mas que estava fazendo uso de antibiótico (creme vaginal). O que deva ser?
      Grata!

      1. Olá. Infelizmente não tenho como ajudar apenas com essa descrição. Preciso de alguns exames para identificar o problema. Sendo assim, recomendo que retorne ao médico que lhe indicou o exame e descubra o motivo pelo qual está alterado.

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  1. Me chamo Angela 55 anos, e meu exame gama nos ultimos 3 anos que acompanho encontra-se pouco elevado (entre 70 e 116), não bebo, tenho uma alimentação saudavel.Na ecografia realizada não apareceu gordura na parte externa do figado. Ultimo exame realizado em 05/07 deu gama 116 , fosfatase alcalina 111, tgo 25 E TGP 31, . Qual especialista que devo consultar hepatologista ou endocrinologista ?

    1. Olá, Angela. O gastroenterologista é o profissional mais indicado para Gama GT elevado. Porém, o ideal é recorrer ao clínico geral, apresentar o seu histórico e assim, ele indicará qual o melhor especialista, pois cada caso é um caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

    1. Olá, Alexandre. O valor referência do nível de Gama GT varia de acordo com o histórico de cada paciente. O ideal seria retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa questão com ele. Infelizmente não conseguirei dar uma resposta mais precisa, pois é necessário ter os exames em mãos e acompanhamento médico.

      De qualquer forma, tenho um post que aborda exatamente essa questão e pode te ajudar a entender melhor sobre o assunto, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/gama-gt-como-diminuir/

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

  2. Boa tarde. Meu exame apresentou o seguinte resultado:
    Gama GT 37 u/l
    Aspartato Aminotransferase - TGO 18u/l
    Alanina Aminotransferase - TGP 19 u/l
    Anti HAV IgG - Reagente

    Segundo esse resultado, tenho alguma patologia?

    1. Olá, Maise. Infelizmente, é necessário que a senhora retorne ao médico que lhe indicou esse exame e esclareça essa questão, pois cabe apenas ao seu médico responder, já que o mesmo possui maior conhecimento sobre o caso.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  3. Bom dia. Tenho uma dúvida.
    Fiz exames de sangue em 2016, onde o TGO deu 30 - TGP deu 32 e GGT deu 126
    Por conta de um melanoma tirado em maio, me foi pedido pela onco um checkup e refiz no inicio de Agosto de 2019. Resultado - TGO 45 - TGP 177 e GGT 217.
    Acabei refazendo no ínicio desta semana por estar com dores abdominais, e o resultado foram TGO 55 - TGP 219 - GGT 272. Fiz uma tomografia e foi detectado um nódulo muito pequeno de apenas 03 cm localizado no segmento VIII. Passei por alguns médicos no PS e nenhum soube dizer o por que do aumento, pois todos os outros exames (bilirrubina, FA etc) estão ok. Eu não bebo nada alcoolico, não fumo, nunca usei drogas. Existe alguma ideia do que poderia ser?

    1. Olá, Lucas. Infelizmente existe uma lei que proíbe consulta online, sendo assim, não tenho como responder essa questão de forma precisa, além do que, precisaria de acompanhamento médico e conhecimento a fundo sobre o caso. O ideal seria procurar um especialista adequado e analisar essas questões.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

    1. Olá, Matheus. Os valores referências variam de caso para caso, sendo assim, o ideal é retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa dúvida.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  4. Olá, minha GGT está 47, o TGO 18 e o TGP 23. Estou tomando remédios como Gabapentina, pregabina, entre outros. Porém antes de tomar esses remédios meu GGT ja estava alterado, na época eu estava tomando antibiótico.
    Pergunta: antibiótico aumenta o valor do GGT? Devo me preocupar e buscar um hepatologista?

    1. Olá, Lilia. Isso pode variar de acordo com cada caso. O ideal seria retornar ao médico que lhe indicou o exame para analisar o resultado e possíveis formas de tratamento.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross