Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Exames de TGP e TGO detectam problemas no fígado?

A internauta, Neusa, fez um exame que apresentou resultado de 285. Isso é perigoso? Qual o exame que pode detectar algum problema no fígado?

A Gama GT pode estar em 285 e é preocupante. As transaminases podem estar 285 e também são preocupantes, pois revelam um fígado doente. A fosfatase alcalina de 285 em alguns laboratórios é normal.

Eu acredito que a internauta esteja falando das transaminases, TGP ou TGO, que agora chamamos de AST e ALT. E nesse nível é preocupante mesmo, porque significa que tem alguma doença em atividade no fígado.

Pode ser gordura no fígado, reflexo de algum medicamento ou hepatite viral crônica. Então, o melhor é procurar um medico especialista em fígado.

Para saber mais sobre exames que detectem problemas no fígado acessem AQUI!.

A melhor prevenção é procurar precocemente seu medico.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 comments on “Exames de TGP e TGO detectam problemas no fígado?”

    1. Olá, Karina. Isso varia de acordo com cada paciente. Sendo assim, o ideal é retornar ao médico que lhe indicou esse exame e esclarecer todas as suas dúvidas.

  1. Meu TGP 113 /o normal seria 49
    Meu TGO 45 /o normal seria 40
    Meu GGT 75 /o normal seria 71
    Conclusão no ultrassom Abdominal total nenhuma alteração apresentada
    O que poderia ser já que não apresentou lesão no fígado, estou aguardando resultado de hepatites B,C a anos fiz e não tinha

    1. Olá, Edson. É muito difícil responder essa questão sem ter todos os exames em mãos e acompanhamento médico, sendo assim, o que eu recomendo é esperar o resultado dos outros exames e retornar ao médico que lhe acompanha, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu caso e pode te dar uma resposta mais precisa.

    1. Olá, Sebastião. Depende do quadro clínico do paciente. O valor referência varia de caso para caso. O que eu recomendo é retornar ao médico que indicou o exame e esclarecer essas questões para tomar medidas adequadas. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  2. Qual é o grau preocupante para gordura no figado quando esta acima do limite?
    Qual é o limite do grau 1,2 e 3?

    1. Olá, Nelson. Normalmente, a gordura no fígado de grau 1 é facilmente reversível, hábitos alimentares adequados e exercícios físicos resolvem, no grau 2, caso não seja provocado por bebidas alcoólicas, também pode ser tratado, já no grau 3 pode haver comprometimento das funções do fígado.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

    1. Olá, Waldemiro. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou o exame para esclarecer essa questão, pois o valor referência altera de caso para caso. Sendo assim, ele conseguirá propor respostas mais precisas!

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

  3. Olá !
    Meu chamo Karoline tenho 23 anos meu ALT deu 58u/l
    Fiz o hemograma completo de sangue e urina e somente esse deu alteração , pode ser problema grave ?

    1. Olá, Karoline. Eu recomendaria que você retornasse ao médico que lhe indicou o exame e esclarecesse essa questão, pois o valor referência muda de caso para caso.

      Espero que ajude e agradeço pelo comentário. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

magnifiercrossmenuchevron-down