Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

TGO e TGP alterado: quando devo me preocupar?

Uma pergunta foi feita em nosso canal do Youtube:

TGO e TGP baixo ou elevado, quando devo me preocupar?

TGO e TGP baixos

Primeiramente, saiba que TGO e TGP baixo não representam problema nenhum. Pode ser desde uma infecção de urina até o uso excessivo de álcool.

TGO e TGP elevados

Quando o TGO ou o TGP estiverem elevados, podem significar um mundo de problemas, desde causas muito simples até outras extremamente complexas.

Caso seja confirmado que as enzimas realmente estão altas, entre 50 e 100, indico que você procure o mais rápido possível o seu médico e repita o exame com um intervalo.

Em outras situações, quando os níveis estiverem entre 1.000 e 3.000, pode ser uma doença, uma hepatite, medicamentos, entre outros. Neste caso, recorra rapidamente ao médico, pois você está com uma doença aguda.

Resumindo, níveis baixos e normais, não se preocupe. Porém, se apresentar uma elevação a partir de 100, procure o médico imediatamente!

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá, Osvaldo. Acredito que seja necessário esclarecer essa dúvida com o médico que lhe acompanha, pois ele tem maior conhecimento no seu caso.

        1. Olá, Gabriel. Cada caso é um caso. Infelizmente não tenho como responder sem ter o seu exame em mão.

          Espero ter ajudado.

        2. Boa noite caríssimo dr estou com TGP 78 e TGO 72 quero saber se esses valores e uma média razoável.
          Obrigado pela atenção.

          1. Olá, Marcos. Varia de acordo com o valor referencial do laboratório que você realizou o exame. Caso o valor esteja te incomodando, seria bom retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa questão.

            Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

          1. Olá, Guilherme. Depende de diversos fatores. O ideal seria retornar ao médico que lhe indicou o exame para analisar o resultado.

  1. Meu tgo está 45 e tgp 144, creatinina 0,78, PCR 0,83 reativo, além de 4,92 de eosinófilos e 10.050 leucocitos, outros dados estavam dentro do parâmetro, entretanto estava tento problemas de alergias e ansiedade e tomei no hospital prometazina 2,5 mg (2 vezes), clonazepam 0.5 mg (3 vezes), ibuprofeno (3 vezes), amoxicilina (2 pílulas e tive reação alérgica), amitriptilina 0.25mg (1 vez) e hidroxasina (2 vezes), Benzetacil.

    Eu estava a um mês com sintomas de ansiedade e comecei a tomar calmantes naturais como o seakalm, depois recebi a receita de clonazepam e tomei por poucos dias (10 dias), entretanto tive uma infeção na garganta e tive que toma Benzetacil e amoxicilina, quando tomei amoxicilina tive reação alérgica e fui no hospital tomei prometazina, diclofenaco e hidroxasina, nesses tempo estava tomando ibuprofeno para aliviar a inflamação, no dia seguinte tomei amitriptilina e comecei a passear mal e o médico me passou novamente os mesmos medicamentos prometazina, diclofenaco e hidroxasina, depois de um tempo comecei a ter palpitaçõe, sonolência enjoo além de dores no estômago e fígado. Fiz o exame de sangue e os parâmetros anormais são os apresentados a cima todos os outros estavam normais, gostaria de saber se a causa maior pode ser as medicações ou uma doença hepática. Usando de base os medicamentos que falei?

    1. Olá, Lucas. Infelizmente não tenho como dar uma reposta precisa sem ter os exames em mãos e conhecimento a fundo no caso. O ideal seria esclarecer essas questões com o médico que lhe acompanha.

      Espero ter ajudado. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeiras mãos: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  2. Boa Noite Dr!
    Meu TGP terça feira estava 19 todos exames normais
    Na quarta a tarde fiz uma Tomografia abdominal com contraste e hoje, sexta feira pela manhã fiz novamente o TGP que agora deu 48! Esse aumento pode ser por causa do contraste na veia que fiz?
    Obrigada

    1. Olá, Manuela. Infelizmente não tenho como responder sem conhecimento afundo no caso. O ideal seria retornar ao seu médico e esclarecer essa questão.

  3. Boa noite.
    Fiz exame de sangue e meu tgp está 37. Deu resultado alterado. Pq segundo o laboratório o ideal é até 33. Devo me preocupar?

      1. Olá dr. Meu exame deu 274 o tgo e 553 o tgp, isso é muito grave? Vou procurar o hepatologista pq sei que tá muito acima do normal, que seria segundo o laboratório que fiz 39, mas quero saber a real gravidade disso.. Obg!

        1. Olá, Anyelle. O ideal mesmo é procurar um médico especialista na área e analisar o que pode estar causando isso.

          Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  4. Meu tgo deu 35 dentro do normal é meu tgp em 66, tomo medicamento orlistat e esomeprasol... esses medicamentos podem ter alterado o tgp ? Fico preocupado

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross