Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

TGO e TGP: o que são

O que são

São duas enzimas produzidas dentro da célula do fígado, essa célula processa e faz todo o metabolismo dos ingredientes e nutrientes que chegam ao fígado.

Atualmente, o TGO e TGP possuem siglas, são elas: AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase).

Essas enzimas são marcadores do fígado, quando o fígado está doente, elas se manifestam e caem na circulação, revelando que tem certo comprometimento da célula do fígado.

Níveis 

Se você despuser de uma doença muito grave, como a destruição do seu fígado, o seu AST, como por exemplo, em alguns doentes com febre amarela, pode chegar de 15 a 20 mil.

Se você dispuser de um distúrbio por um depósito de gordura dentro da célula, como a esteatose, o seu TGO pode variar de 70 a 80. São maneiras de se avaliar o grau de lesão das células do fígado, que chama hepatócito.

Causas

Podem ter lesões muito agudas, hepatites agudas, causadas por uma série de doenças ou substâncias, que podem liberar essas enzimas em excesso, que são o TGO e TGP.

Em compensação, existem outras situações que são pequenos danos e lesões crônicas, que vão lentamente levando a uma destruição das células do fígado e consequente, aumento do AST e ALT.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O seu comentário está à espera da moderação
    o meu Exame de TGO = 25 U/L referencia Homens <50 U/L
    TGP = 36 U/L " " <50 U/L
    GAMA GT = 169 U/L

    O GAMA GT está alterado. Isso significa que estou com doença grave no fígado?
    Esses resultados são do dia 13/05/2019
    Há registros anteriores com resultados de Gama gt = 178 em 2012
    Tenho 51 anos

    1. Olá, Régis. Essa dúvida só pode ser esclarecida com o médico que lhe indicou o exame. Apenas ele poderá responder essas questões e propor algum tratamento de acordo com o seu caso, se for preciso. Infelizmente, não posso dar uma resposta mais objetiva, pois precisaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. Espero te ajudado e obrigado por me acompanhar.

      1. Estive exposta a urina de ratos, estive tentando eliminar alguns ratos do meu porão. Tive bastante dificuldades, levou algum tempo.
        Estou tendo alguns sintomas como se fossem uma gripe, fiquei sismada e procurei o médico. Fiz exame de sangue, mas o medico disse que estamtudo bem, com excessao do meu Tgo e Tgp que deram alterados. Esse exame pode indicar que estou contaminada. Pois fiz exames em Maio deste ano, e estavam normais.
        O que faço?

        1. Olá, Isabel. Os exames de TGO e TGP servem principalmente para verificar alterações no fígado, porém, varia de acordo com cada caso. O ideal é retornar ao médico que lhe atendeu, esclarecer essa questão e analisar as possíveis medidas para diminuir os níveis de TGO e TGP.

          Acesse o link e confira algumas causas de TGO e TGP elevados: https://profluizcarneiro.com.br/causas-do-tgo-e-tgp-elevado/

          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

    2. O GGT é um marcador estabelecido para doença hepática relacionada ao álcool. No entanto, a utilidade preditiva da GGT é bem mais comum: doença cardiovascular, diabetes, síndrome metabólica (SM) e mortalidade por todas as causas estão associadas à maior gravidade de doenças e condições. Sendo assim é necessário outros exames e análise do seu quadro clínico. Pode haver relação com exposição a toxinas ambientais e endógenas, resultando em estresse oxidativo. Indicativo de aumento da exposição a xenobióticos (substâncias tóxicas) ambientais. No caso da referência, essa que é parâmetro do laboratório são relacionadas a análises estatísticas e não clínicas. Ideal GGT é até 16 para quadro de boa saúde.

        1. Olá, Maria. É necessário avaliar os valores referência de acordo com o caso do seu filho. Sendo assim, é interessante que retorne ao médico que indicou o exame e esclareça essa questão.

          Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

    3. Olá!
      Boa noite.
      Meu exame o resultado do TGO foi 54 U/L
      Meu HDL deu 40 mg/do
      Colesterol não HDL 83 mg/do
      VLDL 15 mg/do
      LDL. 68 mg/dl
      Será que está alteração do TGO foi pelas alterações discriminadas acima

      1. Olá, Joaquim. Infelizmente não tenho como afirmar ou negar essa pergunta, pois é necessário ter um acompanhamento médico para conhecer a fundo o caso, além dos exames em mãos. Neste caso, recomendo que retorne ao médico que lhe indicou o exame e esclareça essa questão.

        Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

    4. Boa tarde.
      Meu exame deu tgp 38 ul é o valor de referência é Homem até 38 ul e Mulher até 31 ul.
      Meu medico disse que estou com uma lesão no fígado.
      O que isso significa ?

      1. Olá, Gaia. Boa tarde. Infelizmente não terei como dar uma resposta mais precisa, pois é necessário ter os exames em mãos e acompanhamento médico. Eu recomendo que retorne ao seu médico, esclareça essa questão e busque uma forma de tratamento eficaz.

        Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. Olá, Marcelo. Para responder essa questão, eu precisaria ter o exame em mãos e acesso a outras informações. O ideal é esclarecer essa questão com o médico que lhe indicou o exame.

      1. Olá, Mariana. Existem diversas causas para isso. O ideal seria retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa questão.

    5. Estou tratando de uma descompensação de diabete. Colhi exames TGO 51 eo TGP 110 e gama GT normal . A diabetes pode alterar esses exames.

      1. Olá, Sabrina. O ideal seria retornar ao seu médico para avaliar o exame. Apenas ele poderá esclarecer suas dúvidas com base no seu quadro clínico.

    6. Meu TGP Deu 72,0. Sinto dores no peito lado direito constante..além disso meu penis fica criando uma massinha diária e fica com cortes após relação sexual q as vezes até sangra

  2. O meu TGO Deu 57 U/L
    E o TGP 144 U/L
    Estou bem preuculpada, passei com um gastroenterologista pois sinto dores apenas no estômago, ele viu esses exames de sangue todos... E ele disse q foi uma pequena alteração! Ele passou alguns medicamento.. Será q é grave?

  3. Meu TGP está 80 só sinto boca amarga mas minha endoscopia só deu gastrite e no ultrassom deu esteatose grau I triglicérides um pouco alto mas tomei remédio mas esse refluxo não passa e da gastrite ou TGP por favor me responda

    1. Olá, Roseli. O ideal é retornar ao seu médico e esclarecer essas dúvidas, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu caso. Infelizmente, é muito difícil responder essa questão sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

    1. Olá, Noel. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou esses exames e esclarecer todas as probabilidades com ele, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso e pode esclarecer todas as suas dúvidas com base no seu quadro clínico. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

    1. Olá, Zildete. O valor referência varia de caso para caso. É necessário retornar ao médico que lhe indicou esse exame e esclarecer todas as suas dúvidas.

    1. Olá, Lais. O que eu posso recomendar é retornar ao médico que lhe passou esses exames e esclarecer essa questão, assim você saberá se é necessário repetir ou se tem outras medidas adequadas. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

        1. Olá, Jonathan. Em alguns casos, é possível notar o aumento desses testes de função hepática. Mas é necessário lembrar que cada caso é um caso. O ideal é procurar um médico de confiança que avalie o seu caso, esclareça suas dúvidas e indique a forma de tratamento mais adequada.

          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  4. Ola fiz uma cirurgia de retirada da vesícula a aproximadamente um ano. depois da cirurgia o gama gt estava acima de 250 tg tgo 42 tgp 38. depois fiz por semanas exame ate que normalizou em novembro de 2018 estava tgo 11 tgp 9 . em junho desse ano repeti os exames tgo 51 tgp 35. estou preocupada o medico só acompanha será normal essa variação? a medica achou que posso ter sofrido uma contaminação de vitamina b12 pois a mulher da farmácia que tomei a injeção invés de dar a de 500 mg receitada pelo medico me deu 2 de 5mil. resultado dos exames a vitamina b12 esta muito acima do normal. complicado. só queria saber se e normal variar assim tão fácil esses exames? e se o excesso dessa vitamina pode alterar o tgo e tgp? obrigada

    1. Olá, Suzana. É necessário lembrar que cada caso é um caso, sendo assim, é muito difícil responder essa questão sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. O ideal é retornar ao profissional que lhe acompanha e esclarecer essa dúvida, ou então, procurar uma segunda opinião junto aos seus exames.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. Olá, Daiza. Infelizmente o valor referência varia de acordo com o histórico de cada paciente. Para responder essa questão, é necessário ter os exames em mãos e acompanhamento médico. O que eu posso recomendar é que você retorne com o médico que lhe indicou esse exame e esclareça essa questão.

        Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  5. Boa tarde.
    Pode-me por favor explicar quais as coisas do valor do TGP ser baixo? no meu caso está a 2U/L. Retirei a vesícula no ano passado.
    Estou um pouco preocupada.

    Muito obrigada

    1. Olá, Renata. Está um pouco acima, porém, alguns hábitos alimentares e rotineiros podem diminuir esse valor. Porém, devemos lembrar que cada caso é um caso. Sendo assim, o que eu indico é retornar ao médico que indicou esse exame e discutir formas para diminuir o nível.

      Espero que ajude e agradeço pelo comentário!

    1. Olá, José. Não é aconselhado beber no dia anterior ao exame, pois poderá alterar o resultado.

      Agradeço pelo comentário!

  6. Boa tarde!
    Fiz meus exames de acompanhamento do hipotireoidismo que já trato há alguns anos com o Puran T4. Dentre eles a endócrino me pediu o ALT e o AST, e ambos deu mais elevados que meus exames anteriores! Neste período que antecedeu este meus exames eu atualizei várias vacinas minha, como, Hepatite B, onde já tomei duas doses, faltando mais uma, tomei vacina para Febre Amarela, vacina para Tétano e a da Gripe!
    Estas vacinas podem ter dado estas alterações?
    Desde já grato,
    Emerson

    1. Olá, Emerson. Existem diversas causas que alteram os níveis de tgo e tgp, como atividade física nas últimas 24 horas, diabetes, tabagismo, bebidas alcoólicas, problemas no fígado, etc. Neste caso, o ideal é retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer as possíveis causas de alteração de acordo com o seu quadro clínico, pois não é possível responder essa questão de forma precisa sem avaliar o caso com um todo.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

    1. Olá, Rodrigo. O valor referência varia de acordo com cada caso. Sendo assim, recomendo que retorne ao médico que lhe indicou o exame e esclareça essa dúvida.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross