Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Conheça os problemas do pâncreas que afetam o metabolismo

Conheça os problemas do pâncreas que afetam o metabolismo | Por Prof Luiz Carneiro CRM 22761 | Diretor do serviço de transplante e cirurgia do fígado do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP.

O pâncreas é um órgão com grande importância do corpo. Conhecer os sintomas do seu mau funcionamento pode ajudar a prevenir problemas mais sérios de saúde. Um dos mais conhecidos problemas do pâncreas é a pancreatite, que altera muitas funções digestivas e é por vezes associada a maus hábitos alimentares.

Sintomas de problemas no pâncreas

  • Dor abdominal é um dos sintomas mais comuns que podem iniciar de forma súbita e aumentando gradativamente. Geralmente, acontece no centro do abdômen, onde o pâncreas está localizado, espalhando-se para a parte superior e posteriormente dorso;
  • Aumento da dor quando o indivíduo se deita de costas;
  • Diarreia com eliminação de gordura nas fezes;
  • Náuseas e vômitos após alimentação, geralmente associados à dor.

As principais doenças do Pâncreas são:

Como cuidar bem do Pâncreas

  • Faça o controle de glicemia no sangue e na urina;
  • Pare de consumir bebida alcóolica e de fumar; esses hábitos alteram a glicemia e o bom funcionamento do pâncreas. O fumo também é responsável pelo câncer de pâncreas;
  • Fracione sua alimentação a cada duas ou três horas;
  • Jamais fique em jejum – a hipoglicemia pode ser muito prejudicial;
  • Mantenha seu peso ideal – a obesidade pode complicar o tratamento do diabetes e a gordura estimula a resistência à insulina;
  • Mantenha-se ativo – já é comprovado que os exercícios físicos regulares regulam a glicose no sangue;
  • Evite açúcar;
  • Se não é insulino-dependente, a alimentação é o primeiro passo para o controle da glicemia;
  • Coma mais peixes, legumes, nozes e alimentos ricos em cromo, pois ele é necessário para o bom funcionamento do sistema de produção de insulina;
  • Use alimentos ricos em fibras, pois eles evitam os picos de produção de insulina, prolongando o tempo de digestão;
  • Controle a hipertensão arterial.

Os sintomas de câncer de pâncreas que muitas vezes passam despercebidos

No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% dos casos de câncer. Sintomas como dor no estômago, indigestão e perda de peso muitas vezes passam despercebidos. Mas podem indicar um problema grave - que, quanto antes for identificado, mais chances tem de ser curado.

São sinais, por exemplo, do câncer de pâncreas. A doença pode ser fatal e, segundo uma organização beneficente britânica, um em cada três adultos acaba ignorando seus sintomas.

Conheça os sinais

Atualmente, apenas uma em cada 10 pessoas diagnosticadas com câncer de pâncreas sobrevive mais do que cinco anos. Isso acontece principalmente porque os pacientes são diagnosticados tardiamente, quando as opções de tratamento já são muito limitadas, segundo a Pancreatic Cancer UK, organização que luta contra esse tipo de câncer no Reino Unido.

Uma pesquisa feita pela organização com 4 mil adultos mostra que o conhecimento sobre os sintomas da doença ainda é muito reduzido.

No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% dos casos de câncer - e 4% das mortes causadas pela doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). É mais comum em pessoas acima de 60 anos e tem maior incidência entre homens.

Sintomas comuns do câncer de pâncreas incluem:

  • Dor no estômago e nas costas
  • Perda de peso sem motivo
  • Indigestão
  • Mudança nos hábitos intestinais, como fezes que flutuam
  • Outros indícios são:
  • Perda de apetite
  • Icterícia (pele ou olho amarelado)
  • Sensação de estar doente
  • Dificuldade de engolir
  • Diagnóstico recente de diabetes
Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

69 comments on “Conheça os problemas do pâncreas que afetam o metabolismo”

  1. Minha esposa teve pancreatite duas vezes.
    Ela fez tomografia, ressonância e não apareceu nada..
    O médico comentou sobre o barro biliar que pode ter saído da vesícula e correu pro pâncreas.
    Ele sugeriu retirar a mesma

  2. Olá meu nome é Gelson fiz uma tomografia e deu pâncreas aumentado e baço diminuído e n hemograma deu anemia normocitica o que pode ser?

    1. Olá, Gelson. O ideal seria retornar ao médico que lhe indicou esses exames para ele analisar e esclarecer todas as suas questões, pois é o médico que possui maior conhecimento sobre o caso e te dará respostas mais objetivas.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  3. Fiz tomografua e acusou lipoma,agora estou com diarreia com gordura e fezez flutuantes,pode ser desse lopoma?Lipoma é maligno?

    1. Olá, Regina. O lipoma é benigno e costuma ser assintomático, porém, isso varia de caso para caso. O ideal é retornar ao médico que lhe acompanha e esclarecer essa questão.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  4. Ola meu nome é marcos fiz uma ultrassom abdominal total e deu gordura no pâncreas o que pode ser boa noite

  5. Tive pancreatite crônica depois que tratei fiz uma tomografia e apareceu um cisto isso é normal e até agora não recuperei meu peso

  6. Boa noite meu nome é valdirene fiz um exame e deu que estou com diabetes tomo o remédio mais não abaixa porque isto está acontecendo tomo o remédio 3x dia de 750 miligramas não sei mais o que fazer

    1. Olá, Valdirene. O ideal é retornar ao médico que lhe acompanha para esclarecer essa questão, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso e conseguirá propor uma solução.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  7. Investiga intolerância alimentar, ou sensibilidade alimentar. O problema é achar profissionais capacitados. Um clínico geral não vai adiantar nada, pelo que vi você já foi em muitos médicos. Procura algum profissional na sua cidade que trabalha de forma integrativa, que vai avaliar sua filha por completo. Procure por profissionais atualizados. No meu caso, isso tem me ajudado muito. E minha situação é parecida com a da sua filha.

  8. Meu marido ficou 13 dia enternado com pancreti os MÉDICO falou tem de fazer cirurgia mais ele não tem dor mais está ganhado pesso

  9. Olha Tive uma dor insuportável no estômago. Achei que não ia aguentar. Antes desta dor. Tive outra leve achei que está tendo um enfarto.. fui no upa. Tomei medicação. Fiz exames e não deu nada .. mais notei que. Quando melhorei voltei a me alimentar. E sinto uma dor bem leve de baixo das costela direita . Notei tbm que. Não recuperei meu peso e sinto que mesmo comento coisa que engorda. Perdi mais 1 kilo. Oque será ??
    Obrigada

    1. Olá, Fernanda. Existem diversas causas para que isso ocorra, sendo assim, não terei como dar uma resposta mais precisa, pois não tenho os exames em mãos e acompanhamento médico. Neste caso, eu recomendo que você procure um médico de confiança e esclareça essa questão a fim de evitar problemas maiores.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  10. Sinto esse sitoma com muitas fequencia de dores abidominaeis estamgo cheio
    Não consigo deitar de costas as vezes
    ânsias de vomitos

    1. Olá, Iraci. O ideal é procurar ajuda médica para realizar alguns exames e descobrir uma forma de tratamento adequada antes que evolua para complicações maiores.

  11. Câncer no pâncreas pode ser hereditário? Meu pai faleceu com câncer no pâncreas e várias metástases e antes desse diagnóstico uns 10 anos antes teve também um tumor na tireóide o qual teve que tirar toda glândula e passou por todo tratamento... Enfim hoje tenho 40 anos investigando nodulos em minha tireoide e me preocupo com a questao do pâncreas...

    1. Olá, Elen. Infelizmente não tenho um post específico que aborde essa questão, porém, agradeço pela dica de tema! Aguarde as próximas postagens.

  12. Olá! Estou me recuperando de uma pancreatite bilear, foram 28 dias de hospital mt difíceis, e o líquido na cavidade abdominal formou um cisto, ele está c 16x7cm, já tem 23 dias q estou em casa e ainda não consegui voltar as atividades, tenho mt dor abdominal e nas costas ainda, será por conta da pancreatite ou pelo cisto? Tem perdido de inflamar dinovo?

    1. Olá, Beatriz. Esses sintomas citados são provenientes de diversas causas, sendo assim, não tenho como estabelecer uma resposta precisa sem os exames em mãos e acompanhamento. O ideal é retornar com o seu médico e esclarecer essas questões, pois é o profissional que possui maior conhecimento no caso.

      De qualquer forma, tenho um post completo sobre o assunto, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/o-que-e-pancreatite/

    2. Ola Beatriz , me identifiquei com o seu caso, pois o meu pai está na mesma situacao . internado ha 26 dias com pancreatite aguda , por causa dos calculos biliares e mais tarde com cisto pancreatico. Neste momento está a espeea que o cisto diminua para que possa ser tomada alguma decisao. Como está voce agora? Grata pela partilha.

  13. Olá, a 7 meses fiz uma endoscopia, no resultado deu uma hérnia de hiato de 2cm, uma linha cirúrgica da minha bariátrica aderida ao estomago e uma gastrite moderada... a quase 1 ano eu venho sentindo inchaço como se fosse no estomago, a mesma região dolorida, como se eu tivesse levado um monte de soco no estômago, essa dor irradia pras costas e quando eu respiro também sinto a região dolorida, muitos arrotos, tenho emagrecido, não muito, mas eu como, como e ainda sim emagreço, de vez em quando o arroto vem junto com um líquido, quando eu comprido a barriga com a mão sinto dor... estou tentando uma consulta com um gastro desde março, mas sabe como é o sus... estou bem preocupado... esses sintomas podem ser da hérnia? Ou algo mais sério? Tenho tanto medo de câncer... vcs poderiam me ajudar com alguma resposta? Desde já agradeço! Muito obrigado

    1. Olá, Silas. Infelizmente não temos como responder essa questão sem ter um acompanhamento médico pessoalmente, conhecimento a fundo no caso e os exames em mãos. O ideal realmente é aguardar pela consulta com o gastroenterologista, explicar todo o caso e propor um tratamento adequado.

      Confira um post completo sobre o assunto no link: https://profluizcarneiro.com.br/hernia-de-hiato-o-que-e-sintomas-e-tratamento/

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  14. Oi professor, boa tarde.
    Eu gostaria de saber quais os tipos de exames preciso fazer para ter o diagnostico de algum problema no pâncreas.
    Agradeço desde já se puder me ajudar.

    1. Olá, Maria. Varia de acordo com cada médico. Alguns exames como o de sangue, ultrassonografia abdominal, dependendo do caso, tomografia computadorizada. Porém, lembre-se, varia de acordo com cada caso. É necessário esclarecer sua dúvida com um médico que lhe acompanha.

      Espero ter ajudado e agradeço pelo comentário!

  15. Fiz duas cirurgias de pâncreas. Laparatomia . De suspeita de tumor neuroendocrino. Retirei a vesícula e voltou os problemas digestivos. Fiz octroscan e mostrou captação no pâncreas.

magnifiercrossmenuchevron-down