Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

O que é pancreatite?

O que é

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode ser aguda ou crônica. Entenda as diferenças:

Pancreatite aguda

A pancreatite aguda é causada mais frequentemente em mulheres, por um pequeno cálculo da vesícula que migra e passa no canal da entrada do intestino junto da bile com o pâncreas.

No geral, o cálculo evacua e essa inflamação sede. Geralmente de evolução benigna. A aguda pode ser por algumas situações que nós temos no dia a dia. Às vezes, uma grande ingestão de álcool ou medicação pode dar pancreatite aguda.

Pancreatite crônica

Nos homens a causa mais frequente é o álcool, em grande quantidade por um longo período. O mais comum é que essas lesões sejam crônicas no homem.

A pancreatite crônica muito antiga pode levar ao câncer.

Às vezes, o diagnóstico é difícil e a inflamação é tão grande que não se sabe se é inflamação simples ou câncer.

Mas não é a causa mais frequente. A causa mais frequente se referente a algum fator genético ou pelo fumo.

Novas drogas

As novas drogas para o tratamento do colesterol, esteatose que nós usamos, são drogas que estimulam a produção de insulina. É muito difícil que deem uma pancreatite.

É comum ouvir que existe essa limitação pelo uso de hipoglicêmicos orais que podem levar a pancreatite.

Na minha experiência, nunca presenciei , acho que é seguro e a descrição é de alergia ao medicamento, como qualquer remédio.

Você pode usar um diurético que é possível dar pancreatite. Remédio para o coração pode dar pancreatite. Remédio para colesterol também pode dar pancreatite.

Não se deve limitar o uso por esse medo. É bastante seguro e pode usar se esse for o seu receito.

O câncer de pâncreas não é decorrente de uma pancreatite. O câncer de pâncreas tem mecanismos que são mais genéticos e ligados ao fumo do que a pancreatite.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. BOA TARDE DOUTOR CARNEIRO.
    JA TIVE PANCREATITE 4 VEZES - 2012 - 2014 - 2016 E 2017.
    EM 2014 FOI EXTRAIDO A VESICULA. NAO BEBO DESDE 2017. O SR. CLASSI
    FICARIA COMO PANCRATITE CRONICA OU AGUDA?
    OBIGADO CARLOS.

    1. Dr.Carneiro, ultimamente venho sentindo muitas dores do lado esquerdo no peito se espalhando pelas costas, já fui na emergência pensando que seria infarto, mas não era, fiz um rx do pulmão também não tem nada, e a dor é muito forte e fica sensível ao toque, as vezes percebo uma elevação (inchaço) nas costelas.
      Pode ser pancreatite?

      1. Olá, Katharine. É muito difícil responder de forma precisa sem ter os exames em mãos e acompanhamento medico para conhecer mais afundo o seu caso. Sendo assim, o que eu recomendo é procurar um médico de confiança para realizar alguns exames e descobrir o que está acontecendo. De qualquer forma, tenho dois posts completos sobre pancreatite que podem te ajudar, acesse os links:
        Pancreatite aguda: https://profluizcarneiro.com.br/doencas/pancreas/pancreatite-aguda/
        Pancreatite crônica: https://profluizcarneiro.com.br/doencas/pancreas/pancreatite-cronica-2/

    1. Boa dia. As pedras, ou cálculos , ficam alojados na vesícula biliar, e em alguns casos pode causar pancreatite. Consulte um especialista para ver se há indicação para cirurgia de retirada da vesícula biliar. Estou à disposição.
      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar. Compartilhe o post para manter mais pessoas informadas!

  2. O triglicerídeos acima de 400 pode provocar pancreatite aguda leve, associado ao consumo exagerado de álcool e comidas hipercaloricas ?!

    1. Olá, Jurair. Nesses casos, é ideal passar com um especialista que realize alguns exames e verifique se há possibilidade de haver complicações futuras relacionadas a essa doença.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross