Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

O que é Pancreatite? Pode se tornar um Câncer no Pâncreas?

Função do Pâncreas

O pâncreas tem a função de produzir insulina que vai fazer com que a glicose seja metabolizada e entre na célula para ser consumida. Essa é a parte endócrina. Existem também outros hormônios que são secretados pelo pâncreas, como a gastrina, somatostatina, existe uma série de hormônios que são fabricados pelo pâncreas, mas o principal é a insulina.

A função do pâncreas é produzir insulina na sua função endócrina. Existe a parte exócrina, que ele produz uma secreção que é feita para digerir os alimentos, para fazer a digestão. Então ele produz uma produção que chamamos de exócrina que vai para dentro do intestino e ajuda a digerir os alimentos, quebra os alimentos para que eles sejam absorvidos no intestino. Então ele faz digestão, corrói esses alimentos para que eles sejam, em pequenos pedacinhos, absorvidos pela mucosa do intestino.

Então o pâncreas tem uma função endócrina , que são os homornios insulina, gastrina e outros hormonios. E a função exócrina, um suco que pelo canalzinho do pâncreas e vai para dentro do intestino e ajuda a digerir os alimentos. É um suco pancreático, é fundamental na gestão porque uma parte da sua secreção digere, quebra os alimentos que tem que ser absorvido e a outra parte faz com que ele entre na célula, que é a função endocrina.

Transplante de pâncreas

É um transplante realizado em pacientes que são diabéticos e tem perda da função renal e função do diabetes.

Os transplantes de fígado, de rim e de pâncreas são realizados juntos. Corrige a diabetes e resolve o problema da insuficiência renal, com isso o doente poderia ter uma vida muito melhor.

Raramente existem centros que preconizam o transplante de pâncreas isolado para o tratamento da diabetes. Quando você faz o transplante de rim, toma uma imunossupressão para aceitar esse órgão e sair da hemodiálise.

O transplante de pâncreas é a mesma imunossupressão. Não acrescenta nada no transplante de rim porque já tem imunossupressão. Isso vai causar um grande benefício porque além de não tomar insulina não vai precisar mais da hemodiálise.

Quando você faz o transplante de pâncreas isolado, você tem que dar a imunossupressão e isso pode por si piorar a função renal e diminui as defesas do paciente. Em um doente diabético, grave, que já têm lesões de aterosclerose, complemento do vaso, pode piorar a função do rim e levará eventualmente até uma perda do rim, por isso que esse transplante isolado de pâncreas ficou como uma medida excepcional.

Alguns centros têm feito e ganhado espaço, são doentes que, por exemplo, conseguem um doador, um familiar para fazer o transplante de rim e depois de algum tempo, já tomando imunossupressão, faz o de pâncreas para complementar com o doador cadáver.

Quem já tem o transplante do rim e usa imunossupressor, pode fazer o transplante de pâncreas isolado.

Imunossupressor

É um medicamento que nós usamos para que as suas defesas diminuam e o transplantado possa aceitar um novo fígado. Então são drogas que têm diferentes mecanismos muito complexos, que fazem com que nós tenhamos a defesa baixada e nós tenhamos então aceitação do novo órgão.

No começo existe uma grande rejeição e nós então temos que usar doses mais altas desse imunossupressor, com o tempo o organismo vai criando uma tolerância e aceitação desse novo órgão e aí nós poderemos baixar o nível dos imunossupressores.

São medicamentos e drogas que diminuem a nossa imunidade nos deixam mais suscetíveis à infecções, e tem também efeitos colaterais, por isso que sempre existem novos medicamentos que são cada vez mais eficazes que podem causar essa diminuição da imunidade para a aceitação dos órgãos sem tantos efeitos colaterais.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Professor Dr.Luiz carneiro, como ser orientado para fazer o transplante de figado, preciso muito, me de uma opiniao de como conseguir fazer este transplante fico nuitissimo Grato

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross