Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

O transplante de pâncreas cura o diabetes?

Internauta Maria Célia quer saber

- O transplante de pâncreas cura o diabetes?

"O transplante de pâncreas cura o diabetes, tem um resultado muito bom, mas nós preferimos transplantar os doentes que têm lesão renal e pancreática concomitante. Então, na grande maioria das vezes, fazemos o transplante renal e o transplante de pâncreas associado.

Então, em função da diabetes ou de uma complicação, o doente perde a função renal e o pâncreas não produz insulina. Neste caso, nós transplantamos no mesmo ato os dois órgãos, transplante de pâncreas e do rim.

Algumas vezes esses doentes podem ter transplantado o rim e ter um diabetes muito grave com alterações oculares, de retina, etc e aí nós podemos fazer o transplante de pâncreas isolado, mas em um paciente que já sofreu transplante de rim.

O transplante de pâncreas isolado como tratamento de diabetes ainda é muito pouco instituído no mundo, existem muitas críticas. Mas é muito bom quando feito transplante de rim e transplante de pâncreas concomitante. Esse é a melhor Indicação.

Se você é diabética procure seu médico para prevenir complicações."

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comments on “O transplante de pâncreas cura o diabetes?”

  1. boa noite
    quarenta dias fiz uns exames de rotina apareceu minha diabetes alta , quero passar pra vcs para vcs 2 opinião como faço para passar os exames , obrigado

    1. Olá, Arilton. Para avaliarmos os resultados apenas em uma consulta pessoalmente, pois existe uma lei que proíbe consulta online.

      Para marcar uma consulta, ligue no telefone: (11)3284-7958

      Será um prazer atendê-lo.

  2. boa tarde, tenho um sobrinho com 36 anos diabetico e gostaria de saber se posso doar um pedaco do meu pancreas para ajudar ele a viver sem o diabetes que tanto judia dele pois tambem ele e autista

    1. Olá, Maria. A doação de órgãos depende de diversos fatores. O ideal seria conversar com um especialista.

magnifiercrossmenuchevron-down