Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Dá para ter vida normal após retirada de parte do pâncreas e baço?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre poder ou não ter uma vida normal após uma cirurgia. Veja como funciona no caso de retirada de parte do pâncreas e baço

Após a retirada de parte do pâncreas

As pessoas que tiraram parte do pâncreas podem ter vida normal. Precisamos apenas saber se a pessoa tem tendência ou ficou diabética em função dessa retirada de parte do pâncreas.

Se após a retirada de parte do pâncreas a pessoa não ficou diabética, ela pode ter uma vida normal, sem restrição.

Porém, se existir uma tendência ao diabetes, terá que complementar, junto a um endocrinologista, com dietas sem açúcar, sem carboidratos e também com medicamentos hipoglicemiantes orais.

Se ficou diabético, vai precisar de um endocrinologista para fazer a prescrição da insulina e um acompanhamento.

Sendo assim, a pessoa pode não ter nada, ou ficar com uma propensão ao diabetes.

Após a retirada de parte do baço

Quanto a retirada do baço, a pessoa pode ter vida normal, porém, recomendamos a vacinação contra as bactérias gram-positivas que levam a infecção pneumocócica.

Como se trata de uma pneumonia, é necessário que seja realizada a vacinação, preferencialmente antes da cirurgia, em casos de cirurgias eletivas. Basta ir em um posto de saúde e tomar a vacina antipneumocócica pneumococos, que é a estipulada para quem fez a esplenectomia.

Mas, se não for possível, em uma situação de emergência, por exemplo, faça a vacinação contra essa bactéria após a cirurgia.

É importante procurar um médico e fazer um check-up pós cirúrgico. Caso não tenha nenhuma alteração, você pode ficar tranquilo, mas se tiver, é bom realizar o tratamento ideal para o seu caso.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross