Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Pancreatite Aguda: Pacientes com pedra na vesícula

Pancreatite e Dermatose

A pedra pode sair da vesícula, se for pequena, através do canal que leva a bile para o intestino, mas que passa dentro do pâncreas, quando o canal da bile desemboca no intestino pode levar a pancreatite aguda. A incidência da pancreatite aguda é maior nas mulheres (70%) devido à pedra na vesícula. A conduta é retirada da vesícula. São formas mais leves e associadas à pancreatite e dermatose.

Restrições

Quem teve uma pancreatite e dermatose leve e resolveu tirando pedra na vesícula, depois de seis meses estando na revisão constando que seu pâncreas está normal, já pode levar uma vida comum e beber socialmente, uma vez ou outra, mas não existe nenhuma restrição ao uso de álcool nessas situações.

A pancreatite que não é mais dermatose possui condições mais graves e tem comprometimento com o pâncreas, levando à necrose do pâncreas, e devesse realizar o tratamento complementar do pâncreas. Assim, não é recomendado o uso do álcool porque pode acarretar em uma lesão muito ruim sobre o seu pâncreas.

Então na pancreatite aguda e dermatose por pedra na vesícula, depois de seis meses estando tudo bem, pode levar uma vida absolutamente normal, com ingestão social de álcool, sem exageros.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meu marido tevê prancaetinte ficou internado mas fez exames e deu pedras na vicicula o médico não operou pois disse que está muito gordo deu alta e mandou fazer dieta para perder 20 quilos e normal isso

    1. Olá, Rita. Cada médico propõe uma forma de tratamento de acordo com o quadro clínico da pessoa. O que eu posso recomendar é que procure outro especialista para avaliar essa questão e discutir possíveis formas de tratamento!

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. Meu nome é Fábio tenho pancreatite e fiquei 4 dias enternado aí o médico me deu alta e falou para eu continuar fazendo a dieta em casa aí falou para eu só comer .tipo sopa batido no liquidificador eque eu não podia comer nada .tipo arroz feijão macarrão frango peixe carne nem bovina e suína beber nada só água e sopa de legumes e verduras só isso.oque eu tenho que fazer na verdade ou isso é o certo a fazer

        1. Olá, Fabio. O ideal é seguir as recomendações do seu médico porque ele possui maior conhecimento no seu caso, porém, caso você não esteja confiante, procure uma segunda opinião e leve junto todos os exames.

          Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

      2. Boa tarde. Tive pancreatite aguda, devido ao triglicérides que chegou a mais de 6000, queria saber se poderei consumir bebida alcoólica novamente . Agora estou passando pelo endocrinologista e já estou fazendo dieta e tomando ciprofibrato, fui no gastro ele já disse que nunca poderei beber novamente. Vc pode me ajuda

        1. Olá, Tatiane. Boa tarde. O ideal seria seguir as recomendações do seu médico, pois ele tem maior conhecimento no caso.

          Caso ajude, tenho um post com muitas informações importantíssimas sobre a pancreatite aguda, confira a postagem na íntegra clicando aqui
          Agradeço pelo comentário!

    2. Olá minha filha está com pacles e pedra na visícula perguntei se operado não e melhor pois ela já está lá a um mês no hospital universitário de vassouras ela já não tem mais a onde ser espetada eles já tirarão água do pulmão e ontem da barriga pós ela se encontra muito inchada não sei o que fazer o que perguntar só vejo ela muito abatida não temos dinheiro pra um plano particular por favor qualquer ajuda pra tirar as minhas dúvidas eu agradeço estou com muito medo de perdela a e ela não toma bebida alcoólica

      1. Olá, Mauro. Isso varia de acordo com cada caso. Infelizmente não tenho como dar uma resposta exata sem ter os seus exames em mãos. O ideal seria esclarecer essa dúvida com o/a médico/médica que lhe acompanha.

        Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  2. Bom dia tive pancreátite aguda por excesso de álcool e ma alimentação eu fazendo esse tratamento de seis meses posso beber socialmente depois do tratamento ?

    1. Olá, Atila. Para responder essa questão, devemos analisar como será ao longo do tratamento, quais serão as mudanças realizadas, além da gravidade do problema. Após todas essas análises, você poderá discutir com o médico se poderá beber.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

  3. Olá, tenho 36 anos e esta semana fui internada de urgência com pancreatite e pedra na vesícula. Vão retirar a vesícula na quinta feira. Até lá repouso em casa. O que posso ou devo comer? Obrigada

    1. Olá, Ana. Infelizmente não tenho como responder essa dúvida, pois deve ser esclarecida com o médico que lhe acompanha, já que é o profissional que possui maior conhecimento no caso.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

  4. Tive inflação dos pâncreas a dois meses, segundo indicou a ressonância, fiquei internado por dois dias (15/16 do 11/2019). Fiz todos os exames, inclusive, ultrassom, nada mais surgiu, nem pedras na vesícula. Meu médico mandou emagrecer uns 20 quilos. Disse que posso tomar meus vinhos e cervejas moderadamente é claro. Mas estou com medo.

  5. Olá, meu pai teve 2 episódios de pancreatite, a primeira a 30 anos atrás e a segunda a dois anos, todas ocasionadas pelo excesso de álcool! Hoje ele sente muita falta de uma cervejinha! Ele pode voltar a beber socialmente? Visto que não tem lesões no pâncreas?

    1. Olá, Thamiris. Normalmente, voltar a beber não seria muito indicado, porém, cada caso é um caso. O ideal seria retornar ao médico que acompanha o seu pai e analisar se a volta desse hábito não prejudicaria o pâncreas futuramente.

      Espero ter ajudado.

  6. Tive pancreatite devido a pedra na vesícula. Diagnosticada no dia 30/06/2020 fiquei internada 3 dias e fiz a retirada da vesícula. Agora estou muito bem e quero saber se já posso beber ocasionalmente, mas em grande quantidade.

    1. Olá, Miryan. Nesses casos, é indicado que siga todas as recomendações do seu médico.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  7. Meu marido teve pancreatite aguda e retirou a vesícula há 7 dias.
    Porém ontem consumiu 1 garrafa inteira de vinho. Não sei mais como dizer a ele que o corpor dele está se recuperando e ele não pode beber assim. Me ajudem com mais artigos, por favor.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross