Home »
Profº Luiz Carneiro D'Albuquerque - CRM: 22.761
Cv Lattes
GoogleMyCitations
ResearcherID
ORCID
Última atualização em 27/07/2020 por Prof Luiz Carneiro
Hérnia de hiato: o que é, sintomas e tratamento

A hérnia de hiato esofágico é caracterizada pelo deslocamento ou invasão de uma parte do estômago para a cavidade torácica por meio do orifício (hiato) onde o esôfago atravessa o musculo diafragma do abdômen para o tórax.
No esôfago, existe um músculo chamado músculo do esfíncter esofágico inferior, que se abre para permitir que os alimentos cheguem até o estômago, e se fecha para impedir que os alimentos ácidos do estômago subam para o esôfago.
Quando ocorrem alterações nesse processo, podem surgir problemas como a queimação (azia) e refluxo gastroesofágico. Continue lendo para saber mais informações sobre hérnia de hiato e de que maneira é feito o tratamento.
Principais sintomas da hérnia de hiato
Muitos casos de hérnia de hiato são assintomáticos, ou seja, não apresentam nenhum tipo de sintoma. Mas, conforme ganha tamanho, a hérnia de hiato começa a apresentar alguns sinais. Por exemplo, o indivíduo passa a sentir dificuldade para engolir os alimentos e muita dor no peito, que muitas vezes pode ser confundida com um infarto.
Outros sintomas como a eructação, tosse frequente, azia, dor ou desconforto no estômago também podem surgir devido à doença, cuja incidência é maior em pessoas a partir dos 50 anos de idade, obesas e mulheres que já tiveram mais de uma gestação.
Hérnia de hiato: diagnóstico
Geralmente, o diagnóstico da hérnia de hiato tem início com a avaliação do histórico clínico detalhado do paciente, e também por meio de exames físicos, seguido por exames de imagem como radiografia do tórax e radiografia de deglutição de bário, tomografia computadorizada; e também pode ser pela endoscopia digestiva alta.
Na radiografia (ou tomografia) torácica, os médicos conseguem analisar muito bem a hérnia de hiato. Caso existam dificuldades para visualizar, o paciente precisará ingerir um líquido contendo bário, antes de fazer o exame. O bário (ou iodo) para realização de exame contrastado, a qual a substância ajuda a visualizar o esôfago e facilita a visualização das anormalidades pelos médicos.
Como funciona o tratamento
O objetivo do tratamento de hérnia de hiato é aliviar os sintomas e prevenir as possíveis complicações. Podem ser prescritos medicamentos para reduzir os sintomas da azia e neutralizar a acidez estomacal.
Em alguns casos, os médicos acabam indicando o procedimento cirúrgico, mas geralmente ele é reservado apenas para situações em que os sintomas são intensos, ou quando a hérnia se encontra em um tamanho grande, com risco de comprimir as estruturas do tórax, e também para pessoas que não tiveram sucesso no tratamento com medicamentos.
Veja também: CIRURGIA DE REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO E HÉRNIA DE HIATO.
Independente do tipo de tratamento recomendado é importante evitar alimentos gordurosos, fazer refeições menores e mais leves, diminuir o tabagismo e não consumir bebidas alcoólicas ou gaseificadas, e para dormir, sempre utilizar travesseiros mais altos.
Clique no sino do canto inferior direito para receber notificações!
Minha esposa tem muita falta de ar por causa destes problema pó bj lemas oque fazer nós momento de aflição é muita falta de ar
Olá, César. O ideal seria procurar um especialista de confiança e seguir todas as recomendações.
Boa tarde professor doutor Luiz Carneiro.
Minha mãe tem 86 anos e sofre muito com os sintomas de hernia de hiato. Tem aquele äperto¨no esôfago ao ingerir o que provoca forçar regurgitação para expelir o alimento.
Maior ainda é a dor no peito e costas que a hernia causa.
Já realizou exames de endoscopia, radiografia contrastada do esôfago, estômago e duodeno onde foi constatado Presbiesôfago. Faz uso de Digesan(bromopida),Sucrafilm,Lufta GastroPro e Dexilante 60mg.
O maior desconforto é a dor no peito e costas e dor na ¨boca¨do estômago após forçar um arroto para saída de ar e consequentemente expelir um tanto do alimento.
Ficarei imensamente agradecida por seu retorno.
Olá, Magaly. Infelizmente não tenho como dar uma resposta precisa sobre o caso da sua mãe porque preciso dos exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente. Caso seja possível, gostaria de marcar uma consulta?
Aguardo retorno.