Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Pólipo Séssil: o que é?

Pólipo séssil

O pólipo é uma má formação que surge nas glândulas do aparelho digestivo (estômago, intestino grosso, do reto, vesícula, etc.).

O pólipo séssil é uma verruga que cresce e pode crescer cada vez mais por não ficar parado. Sua incidência maior é no intestino, depois no estômago e com uma frequência e tamanho bem menor, na vesícula.

Pólipo pediculado

Nós temos também o pólipo pediculado, onde o seu alicerce é fino e tem uma bolinha na frente, como se fosse uma uva pendurada em um galho pequeno. Esse pólipo pode ser encontrado mais facilmente no intestino grosso.

Em geral, os pólipos sésseis são mais difíceis de realizar a remoção se forem maiores, enquanto o pediculado é fininho no começo e pode fazer uma ressecção por via endoscópica de maneira mais fácil.

Pólipo inflamatório

Às vezes, nós temos os pólipos inflamatórios no estômago, consequentes ao uso do omeprazol (bloqueadores da bomba de próton) e todos esses bloqueadores que terminam com "ol".

Caso o pólipo seja associado ao uso desses medicamentos, devem ser suspensos e, na grande maioria das vezes, eles regridem e desaparecem. Neste caso, não há necessidade de operar.

Pode virar câncer?

Daí surge a importância de se fazer o exame preventivo regularmente, porque caso você tenha um pólipo, ele pode crescer, degenerar e virar um câncer.

Quando um pólipo pequeno é removido, podemos dizer que foi potencialmente um câncer curado. Então, veja bem a importância de fazer os exames preventivos e tratar.

O pólipo séssil encontrado no estômago deve ser removido e a colonoscopia é o exame preventivo. O pólipo de vesícula é menor e só deve ser tratado quando o seu tamanho for maior que 0,6 e 0,7cm (6 ou 7mm).

Reforçando de novo a necessidade do exame periódico da colonoscopia. Se você tem câncer de reto, de colo na família, tem que fazer a colonoscopia. Se você tiver mais que 40 e 50 anos, nós também recomendamos para que se possa fazer o diagnóstico de um eventual pólipo.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. tENHO UM POLIPO NA VESICULA DE 0,42 CM, QUAL A MINHA SITUAÇÃO, SEGUNDO LI ATÉ 0,70 CM NÃO PRECISA SER TRATADO , PORÉM ELE PODE AUMENTAR? EM QT TEMPO? TENHO 66 ANOS, SE ELE AUMENTA, SERIA MELHOR TIRAR A VESICULA AGORA DO QUE COM 70/80 ANOS , PENSO ASSIM....SERÁ QUE ESTOU ERRADO?

    1. Olá, Jorge. Seria interessante esclarecer suas dúvidas com um especialista na área e que tenha acesso aos seus exames para saber qual a melhor alternativa.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  2. Descubri um polipo vesicular quando fiz uma ultrassom abdominal na época ele estava 0,3 cm e depois de 1 ano e 4 meses repeti o exame e deu 3.7 mm. Ele cresceu ou está do mesmo tamanho? Eu sinto muito enjoo apois as refeições e de vez em quando sinto uns pitadinhas do lado direito . Será que preciso operar?

  3. Boa noite descobri que temho múltiplos pólipos sesseis no estômago com tamanhos de 3 a 5 cm...gostaria de saber se e recomendo tirara Los?

    1. Olá, Mariana. A recomendação varia de diversos fatores além dos tamanhos, assim como comprometimento de órgãos, idade, etc.

    2. Boa tarde, Dr. Um polipo no estômago sessil com cerca de 1,2cm com superficie lisa e esbranquiçada tem características e muitas chances de ser maligno? Estamos preocupados...

  4. Boa tarde, Dr. Fiz endoscopia e acusou gastrite crônica e pólipo séssil, inclusive um com 1,3 cm. Foi receitado Divena e Peridal por 2 meses e realizar outra endoscopia após. O médico liberou 100% minha alimentação e bebidas, até frituras e bebida alcóolica a vontade, achei bem estranho. Quase tudo que como tenho cólicas e minha barriga é totalmente desregular, ele disse que me dará um laudo preciso após a segunda endoscopia, o médico era bem experiente pela idade. Tenho 31 anos e ainda não realizei colonoscopia, irei marcar. Professor, o Divena trata pólipo séssil? E essa liberação estranha de alimentação e bebidas está correto? Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá, Wallace. Seria interessante buscar por uma segunda opinião, marcando uma consulta com outro médico de sua preferência, caso você ainda esteja com dúvidas sobre a recomendação do seu médico.

      Infelizmente não tenho como dar uma resposta mais elaborada, pois preciso de acompanhamento pessoalmente. Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  5. Boa noite Dr.
    Fiz uma endoscopia alta e tenho uma hérnia do hiato , gastropatia eritematosa antral e micropolipos duodenais
    Foi realizada biópsia do antro F1 e corpo e F2 para estudo histológico e pesquisa de Hp
    Devo preocupar me por causa desses micropolipos?
    Já tenho quase 60 anos
    Tenho sido uma pessoa saudável, com preocupação de uma boa alimentação, não como açúcar, não fumo e não bebo álcool,sempre fiz exercício físico e peso 45kg
    Porque , aparece esses micropolipos ?
    Obrigada

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross