Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Omeprazol e o aparelho digestivo

Nós sabemos que o uso do omeprazol é de enorme difusão no mundo inteiro, e nós aprendemos que alguns pacientes podem ter o aparecimento e desenvolvimento de pólipos no estômago.

Omeprazol e o aparelho digestivo

Esses pólipos podem ser em todo o estômago (universais) ou podem ser localizados em alguma das regiões.

Nós também sabemos e hoje recebemos pacientes muito assustados com esses achados endoscópicos se são inflamatórios e benignos. Na grande maioria das vezes, eles regridem após a suspensão do omeprazol.

No entanto, nós não temos que nos preocupar com o uso do omeprazol em longo prazo, porque se tiver o pólipo a suspensão resolve na grande maioria das vezes.

Omeprazol e o Alzheimer

Existe uma associação do omeprazol que poderia piorar e levar ao Alzheimer. Não existe nenhuma evidência concreta e absoluta, nós não sabemos responder essa pergunta agora.

Em suma, o que nós fazemos é recomendar, tem pessoas que precisam do omeprazol e que o uso contínuo seja restrito àquelas pessoas com indicação absoluta e que o seu médico possa conversar com você.

Se você faz o uso contínuo por sua livre vontade sem um aconselhamento médico, é bom conversar com o seu médico, pois também nós não recomendamos o uso dessa forma.

Se nessa situação você tiver a endoscopia pólipos, também nós recomendamos suspender e conversar com o seu médico para que possa eventualmente substituir ou usar de maneira não tão continuada intercalando com outros medicamentos.

Espero ter respondido e deixado claro para vocês a importância do segmento médico mesmo no uso de medicamentos corriqueiros que podem trazer problemas no seu dia a dia.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho hérnia de hiato de 6 cm e esôfagite e gastrite de antro leve grau A, de 2012 pra cá fiz uns 3 exames endoscopia e e chegou a grau C mandaram eu tomar 2x por dia pantoprazol de 40 a dois meses fiz endoscopia e acusou pólipo sessil de 2mm será que é o pantoprazol.

    1. Olá, Marcos. Infelizmente não tenho como dar uma resposta precisa sem ter um acompanhamento médico pessoalmente. O ideal seria procurar um médico para analisar o seu caso e esclarecer essa questão.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross