A cirrose é uma doença crônica que geralmente se desenvolve lentamente, ela se caracteriza pela formação de fibrose e nódulos no fígado. A fibrose é um tipo de tecido cicatricial que se forma quando o fígado sofre muitas lesões em suas células hepáticas; e então são substituídas por essa cicatriz.
O que é Cirrose?
Cirrose é um termo genérico utilizado para todas as doenças do fígado. Você pode ter cirrose alcoólica, cirrose pós-hepatite, cirrose pós uma doença autoimune, em que o próprio organismo agride o fígado.
As pessoas confundem muito achando que a cirrose é decorrente só do álcool, e não é verdade. Cirrose é uma via final, o álcool é um dos agentes que agride o fígado e levam à cirrose.
Cirrose é quando tem uma agressão das células do fígado, essa célula inflama e pode ter uma morte parcial ou total sendo substituído por uma cicatriz.
Essa cicatriz pode, em uma sequência, tornar o fígado duro em áreas de fibrose, isso é a cirrose. Em consequência dessa substituição do tecido vivo por um tecido morto, que é a fibrose, forma as cicatrizes. O fígado vai adquirindo uma consistência dura e diferente.
Na verdade, é um mecanismo final de várias doenças, pode ser por autoimune, por excesso de álcool, é muito comum aqui no consultório nós dizermos que o doente tem cirrose e ele responde que nunca bebeu e isso não quer dizer nada, ele pode ter tido uma hepatite C que levou à cirrose, entre outros fatores.
Existe cirrose medicamentosa?
Sim, os medicamentos costumam dar mais reações agudas, porém, existem diversos medicamentos e depende de cada reação. Tem determinados medicamentos que você pode tomar e irá destruir agudamente o seu fígado em um dia ou dois.
Existem outros remédios que podem dar uma lesão crônica, porque você toma uma pequena dose e a fibrose vai evoluindo com a cirrose.
Existem outros que são parecidos com uma alergia, você toma uma vez, a reação alérgica é pequena e dá uma pequena necrose, e por repetição você terá a fibrose.
A gente sabe hoje que alguns anestésicos que uma vez não dá problema nenhum, mas a exposição repetida pode levar à fibrose do fígado.
O anestésico dentário, por exemplo?
Não, em geral, esses anestésicos não são de uso local, são anestésicos em que, por exemplo, a gente usava muito para curativos e pequenas cirurgias e muitas vezes são inalados e tem efeito no fígado.
Alguns já foram retirados e não se usa mais depois que se comprovou que era por exposição. E outros sabem que tem um potencial e quando usa tem que ver a repercussão que teve no fígado.
Saiba tudo sobre Cirrose clicando AQUI.