Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Cirrose criptogênica, o que é?

A cirrose criptogênica (cripto de segredo e desconhecido) é uma cirrose em que nós não sabemos qual é a causa que levou a essa doença, não temos o agente etiológico, assim, definimos como criptogênica, de causa desconhecida.

Essa cirrose era muito mais frequente no passado, porém, com as novas tecnologias, meios de diagnósticos e testes clínicos, hoje é bem menos frequente, mas ainda existe.

Qual a dificuldade?

Por exemplo, nós conseguimos investigar o vírus C, tratar, matar e impedir a progressão da doença.

Na criptogênica nós não sabemos, sendo assim, é necessário tratar como autoimune, se não der certo é necessário tentar de novo. Na verdade, a gente termina tratando muitas vezes só o sintoma e não a causa principal.

Muitas vezes, conseguimos dar uma indicação de tratamento sem saber muito para que a doença tenha o curso interrompido.

Complicações

As formas de complicação da cirrose são: confusão mental, hemorragia, vomito de sangue, barriga d'água, todos problemas associados à cirrose.

Essa doença pode evoluir para cirrose, como qualquer doença crônica do fígado, e deve ser seguida com especialistas.

A cirrose criptogênica é complexa porque não se sabe como tratar, é necessário ter pessoas e patologistas com grande experiência clínica pra poder manusear, às vezes conseguimos descobrir e depois de muito tempo quando se manifesta algum aspecto especial e sugere que é outra doença.

Existem muitas doenças que hoje não sabemos a causa e que há uns anos atrás era criptogênica.

Resumindo, é uma doença que pode evoluir para cirrose e tem que ter seguimento com especialista.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá. Infelizmente, carrego este malefício chamada de cirrose criptogenica. Por algum tempo tive ascite refratária mas que agora deu uma amenizada e minha barriga não inchou mais como antes. A minha dúvida é: essa ascite pode voltar? E se posso beber cerveja sem álcool?
    Agradeço a atenção

    1. Olá, Adriana. Cada caso é específico, sendo assim, o mais ideal é retornar com o médico que lhe acompanha, pois é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu caso e poderá esclarecer suas dúvidas. Infelizmente é muito difícil responder essas questões sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. Espero te ajudado e obrigado por me acompanhar.

    2. Olá Adriana
      Espero que esteja bem.
      Fui diagnosticado com cirrose criptogenica há 15 anos atrás.
      Única solução pra mim seria a transplante.
      Fiquei 5 anos na fila.
      Fiz o transplante em 2010
      Esse ano faz 10 anos.
      Estou super bem graças a Deus.
      Espero que vc esteja bem...e se precisar de um transplante,,,,,,
      Faça.
      Tudo vai ficar bem
      Que Deus te abençoe.

  2. Olá. Minhas esposa foi diagnosticada como portadora de Cirrose Criptogênica e incluída na fila de transplante. Gostaria de saber se existe tratamentos não convencionais para a doença? Como evitar/amenizar os sintomas de encefalopatia?

    1. Olá, Rodrigo. Como eu disse, é muito difícil indicar algum tratamento, pois não se sabe qual é a doença para ter o tratamento mais indicado. O ideal é seguir as recomendações dos médicos que acompanham e esclarecer todas as dúvidas com eles, pois são estes que possuem maior conhecimento no caso e podem auxiliar da melhor maneira possível. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  3. Olá. Meu pai foi diagnosticado com a cirrose hepática criptogenica, e foi encaminhado para o transplante de fígado. No caso de sucesso, a doença pode voltar no fígado transplantado? Quais são os riscos do transplante e qual a chance de sucesso?

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross