Cirrose autoimune é uma doença que o fígado é agredido pelos elementos que deveriam fazer a defesa do seu organismo. Então, o organismo passa a reconhecer alguma célula do fígado ou da via biliar ( que é o canal que leva a bile do fígado) ou de alguma parte do fígado que não é dele, e passa a atacar, rejeitar e destruir.
Hoje existem muitos anticorpos que são específicos de uma cirrose autoimune e que se pode fazer o diagnostico, pois pode ser uma doença autoimune de origem biliar e outras que são de origem hepática.
É muito importante que se faça o diagnóstico correto de uma cirrose autoimune para adotar o tratamento que varia de acordo com o tipo de doença.
Basicamente, a doença autoimune é uma agressão do próprio organismo contra o seu fígado ou parte de estrutura dele.
Não se esqueça da prevenção, tendo história familiar, é a melhor maneira de fazer diagnóstico precoce.
© 2022 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por Surya Marketing Médico.
Eu tenho cirrose alcoólica, mas agora estou melhor e já tenho uma vida normal.
Não bebo mais á 5 anos e nem sinto falta.
Minha dúvida é: Se algum dia eu necessitar de um transplante de fígado, poderei entrar na fila de transplantes ?
Olá Ruben toda pessoa com indicação médica de transplante de fígado tem direito a entrar na fila. Embora haja uma série de critérios a serem seguidos.
Obrigado pela participação. Continue nos acompanhando. Curta nosso FaceBook, assim haverá mais alcance e mais pessoas terão oportunidade de ter informações relacionadas às doenças.
Descobri essa semana que sou portadora de hepatite autoimune tipo 1, e meu figado já esta cirrotico...
Significa que só um transplante resolverá?
Olá. Infelizmente não tenho como responder essa questão de forma precisa, pois necessitaria de todos os exames em mãos e conhecimento a fundo no caso. Sendo assim, o ideal é esclarecer essa dúvida com o médico que lhe acompanha, já que é o profissional que possui maior conhecimento no caso.
Espero que ajude e agradeço pelo comentário!