Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Nódulo no fígado: como tratá-lo?

O nódulo no fígado é uma lesão de tecido que pode se formar nesse órgão. Geralmente é uma lesão benigna que não evolui para tumor maligno, mas pode necessitar de tratamento dependendo do tipo e das características dessa lesão.

Nódulo no fígado: como tratá-lo? | Por Prof Luiz Carneiro CRM 22761 | Diretor do serviço de transplante e cirurgia do fígado do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP.
Nódulo no fígado: como tratá-lo? 2

Existem diversos tipos de doenças hepáticas. O nódulo no fígado pode estar entre elas e se caracteriza como um quadro comum.

Isso porque os nódulos geralmente são benignos, ou seja, não são formados por células malignas. Sendo assim, nem sempre requerem tratamento, mas existem casos em que a intervenção é necessária principalmente quando surgem sintomas ou paciente está no grupo de risco de câncer de fígado.

Como existem diferentes tipos de nódulo hepático preparamos este artigo para você conhecer cada um deles e suas formas de tratamento continue lendo e confira:

O que é nódulo no fígado

O nódulo no fígado é geralmente formado por células que formam uma massa de tecido. Essa neoplasia geralmente é um tumor benigno no fígado, portanto, não oferece o risco de invadir a corrente sanguínea e migrar para outros órgãos e estruturas ao redor.

Esse tipo de neoplasia é um nódulo hipoecogênico, ou seja, que pode ser diagnosticado por meio de um exame de imagem, como a ultrassonografia. Existem casos em que é possível confirmar que se trata de uma lesão benigna, porém, quando há dúvida, é necessário fazer exames mais aprofundados, como tomografia, a ressonância e a biópsia.

O nódulo no fígado é uma condição comum. Geralmente ele é encontrado por acaso durante a realização de exames para investigar outro quadro clínico. Isso acontece porque nem sempre provoca sintomas, então, o indivíduo pode conviver com ele sem prejuízos para sua saúde.

Tipos de nódulo no fígado e seus tratamentos

Existem diferentes tipos de nódulos hepáticos que podem se desenvolver tanto em homens quanto em mulheres, são eles:

  • o hemangioma;
  • a hiperplasia nodular focal (HNF);
  • o adenoma hepático;
  • os cistos hepáticos.

Cada qual é tratado de uma forma, e isso também varia dependendo do quadro do paciente. A seguir você confere mais detalhes.

Hemangioma

É considerado o mais comum, e se forma com a aglomeração dos vasos sanguíneos. Sua causa ainda não é esclarecida, mas pode estar associada aos hormônios sexuais. Existem casos em que o hemangioma se forma durante o desenvolvimento do embrião.

Na maioria dos casos esse tipo de lesão não provoca sintomas no paciente. Raramente é possível ocorrer complicações, como dor, sangramento e compressão das estruturas vizinhas.

Tratamento do hemangioma

Como geralmente é um quadro assintomático, o nódulo no fígado do tipo hemangioma nem sempre precisa ser tratado, mesmo os de grau elevado. Isso porque as complicações pós-cirurgia são frequentes, então, é feito apenas o acompanhamento do paciente.

De toda forma, existem casos raros de hemangiomas gigantes ou sintomáticos. Para esses quadros é preciso recorrer ao tratamento por intervenção cirúrgica, podendo até mesmo necessitar de cirurgia hepática e o transplante de fígado.

Hiperplasia nodular focal (HNF)

É considerado o segundo mais comum dos tumores benignos hepáticos.

As células, nesse caso, se proliferam ao redor de um vaso sanguíneo. E assim como o hemangioma, esse tipo de tumor habitualmente não causa sintomas no paciente. Quando eles ocorrem, são desencadeados por nódulos grandes que desencadeiam inchaço no fígado e dor abdominal.

Tratamento da hiperplasia nodular focal

Como não causa sangramentos nem há o risco de malignização, a indicação do tratamento com a cirurgia de ressecção hepática limita-se às massas sintomáticas que estão crescendo. Também é realizada se houver dúvida no diagnóstico.

Adenoma

O adenoma hepático se forma no fígado. Essa doença hepática é mais comum em mulheres entre 30 e 50 anos, podendo ser relacionado ao uso de anticoncepcionais. Existem casos em que se desenvolvem vários nódulos, e quando são mais de dez, o quadro recebe o nome de adenomatose.

Entretanto, a adenomatose não é associada aos hormônios, e atinge homens e mulheres de maneira igual. Apesar de serem lesões benignas, existe o risco de ocorrer rotura e hemorragia, além de se evoluir para malignidade, ou seja, câncer (carcinoma hepatocelular).

Tratamento do adenoma

O tratamento do adenoma é a cirurgia de ressecção hepática, que pode ser feita por técnica aberta ou por via laparoscópica, que é menos invasiva. O transplante de fígado pode ser uma opção em casos de tumores irressecáveis e em doentes com múltiplos adenomas.

Cisto hepático

O cisto no fígado é um tipo de nódulo hipoecogênico que pode ser facilmente diagnosticado por exames, confirmando a sua benignidade. Isso porque suas características são diferentes, sendo uma bolsa cheia de líquido que não se comunica com o sistema biliar.

Os cistos hepáticos simples também costumam ser assintomáticos e são localizados apenas durante um exame de rotina, ou realizado por outro motivo. Ainda não se sabe exatamente o que leva a sua formação.

Tratamento do cisto hepático

O tratamento do cisto no fígado apenas é realizado quando ele está muito grande porque, nesse caso, provoca sintomas e complicações, como ruptura, sangramento, torção, compressão de outras estruturas e infecção. Pode ser realizada punção, aspiração, ressecção.

O nódulo hepático tem um bom prognóstico, porque na maioria dos casos é uma condição benigna que não prejudica o funcionamento do órgão. De toda forma, é importante acompanhar sua evolução e intervir no momento certo, se começar a representar algum risco.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. GOSTARIA DE SABER DOUTOR E PROFESSOR LUIZ AUGUSTO C. D'ALBUQUERQUE, APÓS TER FEITO UMA ULTRASSONOGRAFI A DO FIGADO, APRESENTOU A PRESENÇA DE UMA IMAGEM ECOGÊNICA OVALAR ( 1,1 X 0,8 X 1,1 CM) DE ASPECTO SÓLIDO, CONTORNO DELIMITAVEIS, NO LOBO DIREITO) , SI NESSE CASO E CIRURGICO OU TRATAMENTO CLINICO.. DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO. DE SEU COLEGA CARDIOLOGISTA, RESIDENTE NO RIO DE JANEIRO.

      1. Olá, Robson. É necessário esclarecer essa dúvida com o médico que indicou o exame. Apenas ele poderá responder essa questão. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

          1. Olá, Ivanete. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente.

          2. Olá, Ivanete. Infelizmente não tenho como responder sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente.

            Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

        1. Faz um ano que retirei a vesícula e agora sinto muitas dores como se não tivesse retirado ela. Fiz um ultrassom de abdômen e seu hepatocolédoco o que fazer?

      2. Minha mãe a boca tava amargando com 84 anos não consegui comer contatou nódulo no fígado, suspeita de câncer não sei se reagi a idoscopia o que e fazer

      1. Olá, Maria. Infelizmente não tenho como responder essa questão sem ter o exame em mão e conhecimento a fundo no caso. O ideal é retornar ao médico que indicou o exame e esclarecer essa dúvida.

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. Olá, Elisandra. Neste caso, recomendo que retorne ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer sua dúvida. Apenas o profissional que lhe indicou o exame poderá responder essa questão.

        Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

        1. Então não adianta deixar pergunta. Pq o meu é dois nodulos hepaticos com vascularizacao periferica deu no exame abdomem total. E esse exame aumenta tamanho né

    1. Olá Sangela você deve procurar um hepatologista ou um gastroenterologista.
      Obrigado pela participação. Continue nos acompanhando. Curta nosso FaceBook, assim haverá mais alcance e mais pessoas terão oportunidade de ter informações relacionadas às doenças.

      1. Olá boa tarde..fiz um ultrassom abdômen total e descobrir que tinha vários nódulo no meu figado..fiz uma ressonância magnética e deu para avaliação de neoplasias...porém fiz biópsia do íleo e do reto e o médico me falou que não deu nada a não ser nódulos indeterminado..devo procurar uma outra opção??Pois sinto muitas dores no flanco direito

    2. Minha sobrinha o médico tentou tirar através de endoscopia e agora ela tem muita dor segunda vez que tem ficar internada

      1. Olá, Carol. Talvez o seu problema não seja o mesmo que de outra paciente. Por isso, é necessário procurar um médico, fazer os exames necessários e analisar qual a melhor forma de tratamento de acordo com o seu caso, pois cada caso é específico. Obrigado.

  2. Boa tarde, Dr So pra constar fui operado do intestino e vesícula, tive colecistite e diverticulite,fui submetido a cirurgia de ileostomia, depois fechamento de ileostomia, e depois operei mais 2 vezes de hérnia incisional e depois de hérnia infraumbilical, nesta última com colocação de tela Marlex. E com acompanhamento médico destes problemas que tive, uma tomografia me foi solicitada por motivo de dores abdominais e dificuldades intestinal, em meio à issoaisso agora fui diagnósticado na tomografia, com nódulo no fígado, Diastase e perda fibrilar na musculatura dos músculos do reto abdominal. Gostaria de saber como diagnósticar a espécie do nódulo, já que o exame diz que é um nódulo inespecifico, e os problemas que relatei ai podem ter contribuído pra ocorrência deste nódulo?

  3. Tenho um.nódulo no fígado, que era de 6mm, passou pra 9mm e agora está com 1,3cm. Sinto muito enjoos, me sinto muita das vezes uma grávida sem poder sentir cheiro de alimentos, principalmente frituras... fazem 3 anos que acompanho. Fico muito mal, sem conseguir comer, será cirúrgico? Na Ressonância diz ser benigno que é um nódulo focal (HNF) ou adenoma. Não queria me sentir tão enjoada

      1. Olá. Maiane. Talvez o motivo da sua dor não seja o mesmo que de outra paciente, o ideal é procurar um médico e realizar todos os exames necessários para que descubra a causa desse sintoma. Obrigado.

  4. Dr. Luiz

    Bom dia.

    Tive uma metástase um nódulo de 1,8cm no seguimento Vlll, passei por cirúrgia. Foi extraído um cubo medindo 5x4x5.5, porem no resultado da biópsia as margens não deram resultado seguro de áreas livres da doença.
    O que pode ter ocorrido.
    Será que devido ao uso da pinça queimou estas margens.
    Gostaria de orientações.

  5. Olá,
    Apareceu um nódulo de 1cm no fígado do meu filho de 16 anos.
    Pode ser grave, passei no hepatologista que está demorando para analisar o
    CD, com o conteúdo. Aflita!

  6. Olá
    Em outubro de 2017 retirei uma parte do fígado . Em Janeiro de 2018 fiz uma ressonância constou nódulo 12mm . No dia 13 de Abril fiz uma tomografia e constou uma lesão expansiva no fígado medindo 50 x 34. Será que terei que fazer outra cirurgia?

  7. Olha apos fazer uma ultrassom abdominal; descobrir um nódulo hipoecoico contornos regulares limites precisos medindo 4,2 × 4,0 cm ao nível de transição do segmento II altero superior do lobo esquerdo; isso no meu fígado

  8. Boa noite...Descobrimos q ,meu Pai ,está com nódulos no fígado ,desde 2011,e agora recentemente,foi às pressas para o hospital,com dores abdominais . Depois de muitos exames e uma consulta ao Hepatologista,foi descoberto q,ele teve Hemorragia Intra- nódulo Hepático... Foi pedido um ultrassom Contrastado,para ver qual melhor procedimento a ser tomado. Gostaria de saber se, essa hemorragia é um caso grave ,para idade dele (83 anos)?

  9. Minha mãe tem 78 anos e foi descoberto um nódulo segundo o médico está enraizado estou preocupado porque ele pediu pra procurar um oncologista
    Que posso fazer

  10. Olá meu pai a poucos dias foi diagnosticado em seu figado um nódulo, ele está perdendo peso, sua barriga está inchada, pouco apetite insonia e forte dores na região de sua barriga e sua voz está bem baixa e roca, preciso que informem como devo proceder.

  11. Olá, em 2013 descobri que tinha um nódulo no fígado, chamado hemangioma, depois de 3 meses, os nódulos foram para 3. Então na minha ultima ressonância apresentou 4 nódulos, o maior possui 4,6 cm. Sinto dor no local, mas os médicos afirmam que fígado não dói.... será normal essa dor? Já me consultei com o gastro e agora estou passando com um angiologista.

      1. Olá, Maiane. Talvez o seu problema não seja o mesmo que o da Melina, com isso, é difícil saber qual o motivo da dor. O ideal é retornar com o médico que atende vocês e realizar alguns exames para que possa ser verificado a causa desse sintoma.

      1. Olá, Carol. Talvez o seu problema não seja o mesmo, pois cada caso é específico e para cada caso existe um método de tratamento de acordo com o quadro da paciente. O que eu recomendo é não se basear em diagnóstico de outras pacientes e sim realizar todos os exames necessários para entender o que há no seu caso. Obrigado.

  12. Boa noite,

    Fiz exame de ultrassom e descobri um nódulo sólido no fígado e gostaria de saber se tem tratamento eficaz para eu me curar?

    Faço uso de marevan devido a uma TVP que tive. Há correlação?

    Agradeço.

  13. Boa Tarde. Minha mulher fez uma ressonância e o parecer do exame foi "SURGIMENTO DE NODULO HEPATICO HIPOVASCULARES QUE DENTRO DO CONTESTO CLINICO PODE CORRESPONDER DOENÇAS SEGUNDARIAS"
    No final do ano ela passou por um tratamento de câncer no colo do útero, fez radioterapia e quimioterapia. Pode me dizer oque significa esse parecer da ressonância?

    1. Olá Jhonatan
      Apenas o médico responsável pela sua esposa, que a acompanha, poderá de falar com exatidão o resultado do exame. É preciso ter o exame em mãos para que assim tenhamos um diagnóstico e possível tratamento.

  14. Estou com um nódulo no segmento VIII do fígado sugestivo de hemangioma, fui em 2 médicos e um disse para não tomar nenhum anticoncepcional o outro disse que tem problema, minha pergunta na sua opinião posso ou não tomar?

    1. Olá Adriana. Infelizmente essa questão só pode ser respondida pelo seu médico, pois ele que acompanhou seu caso. Espero ter ajudado.

    2. A um ano e meio atrás estava irinando sangue na tomografia deu dois diminutos cistos biliares no lobo direito não levei ao médico os exames agora voltei a urina sangue novamente a dor sem cheiro pode ser grave?

      1. Olá, Andréia. O ideal é recorrer ao médico especialista para analisar o caso, realizar todos os exames adequados e manter acompanhamento com o médico para evitar maiores complicações.

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  15. Bom dia,

    DR minha irmão em 49 anos e esta sentindo fortes dores no estomago a vários dias, não passando com remedios,
    fez uma ultrasom abdominal onde constou NODULO HEPATICO SUGESTIVO DE HEMAGIOMA, este prolema causa tanta dor? Qual tratamento? O que pode tomar para dor ate conseguir uma consulta?
    Obrigada

  16. Olá boa tarde fiz uma tomografia aonde consta um nodulo hipodensa de contornos irregulares e ñ refinados no lobo esquerdo do figado medindo 3.0 cm no maior eixo de etologia a esclarecer...na tomografia anterior o mesmo média 2.5 cm o médico pediu uma tomografia com contraste mas sou alérgica ao contraste então deu no msm como o nodulo está aumentando o que devo fazer ?

    1. Olá Márcia. Meu conselho é que você peça para seu médico outras formas de avaliar seu caso, ele indicará outras formas de avaliação de acordo com seu histórico. Espero ter ajudado.

  17. Fui diagnosticada com um adenoma no fígado, medindo 1 cm; o médico que fez o exame de imagem me tranquilizou e a única observação que fez é de que é necessário controle de tamanho; Eu quero fazer a retirada pois já li que é raro mas que pode se transformar num tumor malígno. Há algum risco na cirurgia?

    1. Olá Marcelle. Minha sugestão é que você recorra ao seu médico e pergunte se há possibilidade de realizar essa cirurgia. Assim ele avaliará seu histórico e conseguirá responder essa questão, pois cada caso é específico. Não consigo dar uma resposta mais precisa. Espero ter ajudado.

  18. Fiz uma ultrassom das vias urinárias consta grupos calicianos renais e tb nódulos no fígado o maior com 9,8x10.6 mim como tratar o fígado?

  19. TENHO UM HRNO DE 66 ANOS COM MULTIPLES NODULOD DE FIGADA ESTE É SENCIBEL DOE Y REBASA 2 CM REBORDE COSTAL UMO DE ELOS É MUITO GRANDE QUE FAZER

    1. Olá Maria. Procure um especialista para que ele consiga te passar todos os procedimentos do nódulo do fígado. Espero ter ajudado.

  20. Boa tarde, bom já tem alguns anos que sinto um incomodo do lado direito do abdome, e exclusivamente por esses dias venho sentindo muito enjoo esta intocável o lado direito, dai então fui ao hospital de emergência foi solicitado uma ultrassom de abdome total, e foi diagnosticado um nódulo de 1,3 cm hepático considerado como hemangioma,
    porém o médico de emergência me disse que não poderia ser esse nódulo que pode estar me incomodando, porém me encaminhou para o hepatologista, dai eu pergunto; será mesmo que não tem haver esse incomodo que sinto a anos e agora ficou pior??

  21. Bom dia, fiz um ultrassom e foi achado um nódulo sólido hepático 3,1 x1,9.
    Recentemente tive um aborto espontânea e depois d um tempo uma infecção.
    O nódulo pode estar ligado a essa infecção q tive? E perigoso pois sinto enjoo e dores abdominal.

  22. Boa Noite
    Dr Carneiro
    Fiz uma ultrassonografia de abdome n total e a mesma trouxe Impressão DIagnostica:

    Nódulo hiperecoico no lobo hepático direito (Hemangioma?)
    Tenho que me preocupar é maligno?

    -Cisto renal simples a esquerda

    Foi a observação diagnóstica
    Aguardo sua resposta muito obrigado

    1. Olá Edevaldo recomendo que retorne ao médico que solicitou a ultrassom, pois é necessário um histórico clínico para um diagnóstico correto e somente o médico que lhe acompanha pode fazer isso. Obrigado pela participação. Compartilhe com seus amigos minhas informações!

  23. fiz um ultrason abdominal total descobri q tenho 4 nodulos no figado, minha médica recomendou parar de engerir alcool.
    porém não sinto dor nenhuma
    mas quando bebo cervejas as vezes tenho leve dôr de cabeça
    como devo me proceder?
    já quase não bebo mais. existe algum tratamento?

    1. Olá Jose. Depende do tipo de nódulo no fígado. Se for do tipo Hemangioma grande parte dos casos não precisam ser tratados, porém, do tipo hiperplasia nodular focal o tratamento consiste na cirurgia de ressecção hepática. Obrigado por me acompanhar e espero ter ajudado.

  24. PREZADO DR. CARNEIRO, MILHAIMULHER FEZ QUIMIOTERARAPIA DURANTE 08 MESES E RADIOTERAPIA 25 CESSÕES, DAI VEIO A GRANDE SURPRESA, APARECEU NODULOS NO FIGADO NUM TOTAL DE APROXIMADAMENTE 09 NODULOS, FUI AO ONCOLOGISTA ELE DISSE NÃO TER MAIS O QUE FAA ZER A MORTE E UMA QUESTÃO DE TEMPO, POIS O FIGADO ESTA REPLETO DE NODULOS, E NÃO TEM O QUE FAZER E ESPERAR A MORTE UMA QUESTÃO DE TEMPO, EU PERGUNTO AO SR. EXISTE ALGUM
    ESPERANÇA PARA PROLONGAR SUA VIDA, O ONCOLOGISTA DO PLANO-LA DE SAUDE NÃO QUER INTERNA-LA QUE DEVO FAZER ELA EXTRAIU A MAMA E NA 14 RADIOTERAPIOA APARECEU NAUSEAS E DOR NO CORPO, O SENHOR PODERIA INDICAR ALGUEM COMO DEVO E O QUE DEVO FAZER

  25. bom dia ja fiz vario exames e tumoigrafias porque sempre que faco o exame de sange gama gt ele dar alto geralmente bem acima mesmo da medida mais nos exames de imagem so aparecem micronodulo ecogenicos diosseminados o que significa isso vc pode me ajudar.

    1. Olá Taciana. Infelizmente cada caso é um caso, eu precisaria analisar os exames e as imagens com cautela para obter uma resposta mais precisa sobre esse assunto. Mas de qualquer forma, retorne ao seu médico para averiguar quais outros possíveis exames a serem feitos. Obrigado e se possível me siga no facebook para acompanhar minhas postagens: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  26. Olá Dr minha esposa passou na ultrassom e apareceu dois nódulos 1 com 10mm e outro com 7... e o médico ao examinar apertou o local e ela sentiu dor, o que pode ser e qual especialista procurar ?!
    Obrigado

  27. Mulheres com adenoma, podem engravidar?

    Sequências multiplanares FSE e GRE ponderadas em T1 e T2, antes e após a injeção endovenosa de contraste paramagnético hepatoespecífico.
    -segmento VIII com 0,9 cm
    -segmento VII com 1,4 cm

    Impressão diagnóstica:
    Pequenos nódulos hepáticos sugestivos de adenomas.
    Colecistectomia.

    1. Olá, Mirlley. Normalmente, o adenoma não traz riscos para a gravidez. Porém, o ideal é manter acompanhamento com o seu médico especialista para evitar qualquer complicação.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

    1. Olá, Ellen. Acredito que seria bom retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer todas as questões com base no seu quadro clínico, pois cada caso é um caso e deve ser averiguado de forma única para evitar complicações futuras.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  28. Em Abril descobri que tenho um HNF , quando descobri ele estava medindo apenas 3,9cm. O médico me falou que ele não crescia com hormonios e por isso decidi engravidar. Estou apenas com 10 semanas e o tumor já cresceu para 7cm.
    Nao sei o que fazer! estou desesperada.

    1. Olá, Quezia. O ideal seria procurar uma segunda opinião, levar junto todos os exames e averiguar as possíveis formas de tratamento que não comprometam o bebê. Isso só pode ser esclarecido por um especialista que possui conhecimento a fundo no caso.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  29. Boa tarde doutor. Tenho 32 anos e ao fazer uma ultra das vias urinárias, constatou-se um hemangioma de grandes proporções. Fiz uma ressonância magnética de abdome e pelve e o laudo veio como : " Fígado de dimensões normais, apresentando volumosa formação expansiva de contorno lobulado em situação central ocupando os segmentos IV, V e VIII, com características de sinal e captação de contraste, compatíveis com hemangioma cavernoso, medindo cerca de 9,3 X 12,0 x l,8 cm (LxTxAP)" O senhor me indicaria algum especialista no Rio para avaliar o meu caso? Agradeço muito, desde já.

    1. Olá, Ana. Somos da equipe de marketing do Prof. Dr. Luiz Carneiro. Infelizmente não temos autorização para indicar alguém. Caso queira entrar em contato com o Dr., ligue: (11)3284-7958

  30. Boa noite. Fiz um tac abdominal que acusou o seguinte "Nódulo no lobo hepático esquerdo, segmento IVa com 18mm, não adequadamente caracterizado no presente estudo, a correlacionar com os exames previamente efetuados e se necessário a caracterizar por TC (com pré-medicação alérgica) ou RM. "
    É grave?? Ou reversível? Existe tratamento para isto?

    1. Olá, Sara. Infelizmente não posso responder de forma precisa sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. O ideal é retornar ao médico que lhe acompanha e esclarecer essa questão.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross