Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Fígado: conheça 8 sintomas de problemas hepáticos

Fígado sintomas que indicam que esta com problemas Prof. Dr. Luiz Carneiro

O fígado é o maior órgão do corpo humano, complexo e vital, pode executar até 500 funções para um metabolismo eficiente e saudável. Localiza-se na região abdominal, do lado direito bem abaixo do diafragma.

Trabalha em duas frentes distintas em meio às centenas de funções. Como glândula exócrina, libera secreções em uma superfície externa; e endócrina, repassa substâncias ao sangue e aos vasos linfáticos.

Responsável por regular as concentrações de compostos químicos, o fígado também produz substâncias que interferem na coagulação do sangue em caso de hemorragia.

Pouca gente sabe que metade do colesterol do organismo, fabricado pela glândula, é usado na formação da bile (líquido espesso esverdeado que auxilia na digestão como detergente no intestino).

O fígado também tem as funções de armazenar a glicose, filtrar micro-organismos e desintoxicar o corpo, transformando hormônios e drogas em substâncias inativas para futuro descarte.

Sintomas

1 – Dor na região abdominal do lado direito junto às costelas;

2 – Náuseas, vômitos E perda de apetite frequentes;

3 – Dor de cabeça e tonturas contínuas;

4 – Ocorrência de hematomas e sangramentos nos pequenos traumas;

5 – Pele ou olhos amarelados, a conhecida icterícia;

6 – Urina escura e fezes, amareladas ou esbranquiçadas (icterícia);

7 - Cansaço, fadiga sem motivo e coceira generalizada;

8 - Barriga inchada, a conhecida barriga d’água.

Doenças no Fígado

Atenção, como grande parte das doenças de fígado são silenciosas, o médico só descobre um problema hepático através de exame de sangue de rotina. Como as transaminases,  para avaliar o funcionamento do fígado e exames de imagem, entre eles, a ultrassonografia de abdômen.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comments on “Fígado: conheça 8 sintomas de problemas hepáticos”

  1. olá tenho 34 anos fiz RM e descobri possíveis hemangiomas no figado sugestivo de hemangiomas. Minha pergunta é se podem ser tumores e serem confundidos com hemangiomas?

  2. Boa noite Dr,

    Há um ano fui diagnosticado,com abcesso hepático no figado,e fiz a drenagem e o medico passou medicamento para tomar durante 30 dias fiz a ressonância e graças a deus não tinha mais pus,o medico falou que eu estava melhor.
    e hoje estou sentindo umas dores na costela do lado direito. obs: há 02 dias atrás peguei um saco de cimento 50kg e carreguei uns canos de ferro do lado direito . Dr pode esses esforços ou pode ser o mesmo problema anterior?

    Agradeço desde já. Aguardo ansiosamente.

    1. Olá, Paulo. Bom dia, tudo bem?

      Acredito que pode estar relacionado a diversas causas. O ideal é manter um acompanhamento com o seu médico para analisar o caso e propor um tratamento adequado a fim de evitar maiores complicações.

      Espero ter ajudado. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  3. Fui diagnosticado com gordura no fígado através de ultrasonografia. Mas sinto um pequeno incomodo do lado perto das costelas. O que fazer?

    1. Olá, Milton. O ideal seria retornar ao médico que lhe indicou o exame de ultrasonografia e esclarecer essa questão. Apenas o médico que tem maior conhecimento no caso poderá ajudar.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

magnifiercrossmenuchevron-down