Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Fígado: conheça 8 sintomas de problemas hepáticos

Fígado sintomas que indicam que esta com problemas Prof. Dr. Luiz Carneiro
Fígado: conheça 8 sintomas de problemas hepáticos 3

O fígado é o maior órgão do corpo humano, complexo e vital, pode executar até 500 funções para um metabolismo eficiente e saudável. Localiza-se na região abdominal, do lado direito bem abaixo do diafragma.

Trabalha em duas frentes distintas em meio às centenas de funções. Como glândula exócrina, libera secreções em uma superfície externa; e endócrina, repassa substâncias ao sangue e aos vasos linfáticos.

Responsável por regular as concentrações de compostos químicos, o fígado também produz substâncias que interferem na coagulação do sangue em caso de hemorragia.

Pouca gente sabe que metade do colesterol do organismo, fabricado pela glândula, é usado na formação da bile (líquido espesso esverdeado que auxilia na digestão como detergente no intestino).

O fígado também tem as funções de armazenar a glicose, filtrar micro-organismos e desintoxicar o corpo, transformando hormônios e drogas em substâncias inativas para futuro descarte.

Fígado sintomas que indicam que esta com problemas Prof. Dr. Luiz CarneiroSintomas

1 – Dor na região abdominal do lado direito junto às costelas;

2 – Náuseas, vômitos E perda de apetite frequentes;

3 – Dor de cabeça e tonturas contínuas;

4 – Ocorrência de hematomas e sangramentos nos pequenos traumas;

5 – Pele ou olhos amarelados, a conhecida icterícia;

6 – Urina escura e fezes, amareladas ou esbranquiçadas (icterícia);

7 - Cansaço, fadiga sem motivo e coceira generalizada;

8 - Barriga inchada, a conhecida barriga d’água.

Doenças no Fígado

- Hepatites virais A, B e C

- Cirrose alcoólica

- Fígado gorduroso (esteatose hepática)

- Hepatite medicamentosa

- Icterícia

Atenção, como grande parte das doenças de fígado são silenciosas, o médico só descobre um problema hepático através de exame de sangue de rotina. Como as transaminases,  para avaliar o funcionamento do fígado e exames de imagem, entre eles, a ultrassonografia de abdômen.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estou com gama glutamil transpeptidase 85 já fui em 2 médicos e ainda não foi descoberto o porque de tão alto. Tenho um cisto também no lado esquerdo que não cresceu já fiz ultra ano passado e nesse ano também. O que será que essa gama glutamil está tão alta. No início do ano estava 75 e agora já 85.

    1. Olá Neusa respondemos sua questão em um vídeo, em breve postaremos em nosso blog, continue nos acompanhando para assisti-lo. Obrigado pela pergunta.

    2. Oi Elaine respondemos sua pergunta em um vídeo que postaremos em breve, nos acompanhe para não perdê-lo. Obrigado pela participação.

  2. tenho epat. c ja tratada com Ribavirina e interferon foi constatado a b tambem .
    me sinto fraco sem força perdi muita massa muscular dores abdómen perda de peso de um dia pro outro..e estou muito debilitado mesmo se alimentando oqur fazer....

    1. Olá Wilson você precisa procurar um médico urgente e seguir o tratamento rigorosamente, só assim melhorará. Mesmo sem a doença, o vírus permanecerá no organismo.
      Obrigado pelo contato e continue nos acompanhando.

  3. Ola estou com pequenas dores na parte superior direita do abdômen, já fiz ultrassom e n deu nada. Sinto o corpo coçar e muita gastura Oque pode ser?

    1. Meu pai foi diagnosticado com cirrose seu quadro foi se agravando tive que interna-lo no hospital publico disseram que ele estava com uma pancreatite tambem só davam soro e remedios para dor a barriga dele foi aparecendo hematomas os medicos dissetam que sangue dele estava grosso e fizeram uma sangria.
      Sei que foi 13 dias de internação e meu pai veio a obito tem certeza que houve negligencia e falta de preparo dos medicos em fazer um diagnostico em seu atestado colocaram que causa da morte foi problemas no pulmao e sepse..

      1. Olá, Cibelle. Meus sentimentos. Infelizmente, é muito difícil saber a causa desse acontecimento, sem os exames em mãos.

    1. Olá Francineth. As causas são diversas. O correto é procurar um médico que possa realizar os devidos exames para descobrir o real motivo pelo qual você está sentindo dor. Obrigado por me acompanhar!

  4. Estou com 71 anos e pratico até hoje caça submarina (apnéia) desde os 10 anos de idade. Em 2001 (17 anos atrás), fiz exame de sangue o meu colesterol deu alto e o médico me receitou sinvastatina, não tomei. Fiz exame esse mês e o meu colesterol deu 246 e novamente a receita para a sinvastatina. O meu filho completou esse mês 37 anos e também faz esporte natação Leme -Posto 6 ida e volta, etc. Ele fez exame de sangue e o seu colesterol também deu acima de 200 e seu médico receitou sinvastatina..
    O colesterol carregado pela corrente sanguínea pode em algum ponto aderir as paredes da veia, certo ?
    No caso de uma de uma pessoa sedentária com batimento cardíaco sempre abaixo dos 65 / min. o fluxo sanguíneo é lento, possibilitando o acúmulo de gordura na veia. No meu caso e do meu filho, quando praticamos esporte o meu batimento cardíaco, pela idade, vai a 150 / min. e do meu filho 170 / min, ou seja, o sangue circula numa velocidade bem maior pelas veias, além disso, nem eu nem ele temos vida sedentária e nossa alimentação é bastante saudável. Meu filho pesquisou e descobriu que o nosso caso é hereditário
    A pergunta é a seguinte:
    A pessoa com colesterol alto está condicionada a tomar a sinvastatina pro resto da vida ou pode ser levado em conta o que expus acima ? Falo isso por meu filho com 37 anos teve a receita para tomar sinvastatina uso contínuo.

    1. Olá Sergio. Cada caso é específico. Meu conselho é que você procure outros médicos com opiniões diferentes para que seja analisado com base em resultados de exames e histórico da família. Espero ter ajudado e continue me acompanhando que trarei diversas informações.

  5. olá tenho 34 anos fiz RM e descobri possíveis hemangiomas no figado sugestivo de hemangiomas. Minha pergunta é se podem ser tumores e serem confundidos com hemangiomas?

  6. Boa noite Dr,

    Há um ano fui diagnosticado,com abcesso hepático no figado,e fiz a drenagem e o medico passou medicamento para tomar durante 30 dias fiz a ressonância e graças a deus não tinha mais pus,o medico falou que eu estava melhor.
    e hoje estou sentindo umas dores na costela do lado direito. obs: há 02 dias atrás peguei um saco de cimento 50kg e carreguei uns canos de ferro do lado direito . Dr pode esses esforços ou pode ser o mesmo problema anterior?

    Agradeço desde já. Aguardo ansiosamente.

    1. Olá, Paulo. Bom dia, tudo bem?

      Acredito que pode estar relacionado a diversas causas. O ideal é manter um acompanhamento com o seu médico para analisar o caso e propor um tratamento adequado a fim de evitar maiores complicações.

      Espero ter ajudado. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  7. Fui diagnosticado com gordura no fígado através de ultrasonografia. Mas sinto um pequeno incomodo do lado perto das costelas. O que fazer?

    1. Olá, Milton. O ideal seria retornar ao médico que lhe indicou o exame de ultrasonografia e esclarecer essa questão. Apenas o médico que tem maior conhecimento no caso poderá ajudar.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross