Fibrose periportal e hipertensão portal

Uma pergunta feita em nosso blog sobre:

“Descobri que tenho fibrose e hipertensão portal, isso tem cura? O que é isso?”.

O que é fibrose

Fibrose hepática é quando você tem uma inflamação do fígado que leva ao endurecimento do fígado, resultando em um represamento do sangue do intestino.

Todo o sangue do intestino passa pelo fígado para ser metabolizado e usado pelo seu organismo.

Existem muitas causas que podem desenvolver a fibrose, entre elas, gordura no fígado, consumo excessivo de álcool e doenças congênitas.

Caso essa fibrose seja muito intensa, o fígado fique duro e o sangue represado, nós chamamos isso de hipertensão portal.

Causas de hipertensão portal

A causa mais frequente é a hemorragia, pois o sangue não pode ficar parado e precisa chegar ao coração, assim, ele percorre por alguns desvios, como nas varizes de esôfago, que se rompem e podem dar sangramento.

Existem outros desvios que levam o sangue não metabolizado para o cérebro, dando o que chamamos de encefalopatia hepática.
Quando o sangue está represado e possui alta pressão, para diminuir o organismo solta um pouco de líquido dentro da barriga, dando o que chamamos de ascite, barriga d’água.

Tratamento para hipertensão portal

No caso das varizes de esôfago, o tratamento pode ser através da endoscopia. Em relação à ascite, o uso de diuréticos é o melhor caminho.

Em doentes jovens com uma boa reserva do fígado, podemos realizar um procedimento cirúrgico pela veia. Através de um stent na veia que sai do fígado com a que entra no fígado da veia porta, podendo criar um sistema de desvio chamado TIPS.

Portanto, existem diversos tratamentos que devem ser discutidos com um médico que acompanha o caso do paciente. Procure o seu médico.

Clique no sino do canto inferior esquerdo para receber notificações!

         por Dr. Luiz Carneiro D’Alburquerque

CRM 22.761    

 

 

 

 

 

 

 

      por Dr. Luiz Carneiro

D’Albuquerque

CRM 22.761    

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

TIRE SUAS DÚVIDAS

× Agendar Consulta.
Share This