Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Constipação intestinal: como melhorar?

Ao fundo da imagem, há um homem com as mãos no local do intestino.
Constipação intestinal: como melhorar? 2

Constipação intestinal, chamada também de “prisão de ventre” ou “intestino preso”, é um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade constante do indivíduo em evacuar. Quando se fala em constipação, é necessário levar em conta que não existe um padrão rígido para classificar e saber qual é a frequência normal de funcionamento do intestino.

Constipação intestinal é definida como uma alteração no funcionamento do intestino com duração mínima de 3 meses onde o paciente poderá ter uma frequência evacuatória menor que 3 evacuações por semana com alteração no ato de evacuar e na qualidade das fezes, ou seja, fezes ressecadas com muita dificuldade para expelir.

Continue nos acompanhando para saber mais informações sobre constipação intestinal e de que maneira a sensação de inchaço pode ser evitada.

Principais causas da constipação

Entre as causas mais comuns da constipação intestinal, é possível destacar a dieta pobre em alimentos com fibras, além da pequena ingestão de líquido e o sedentarismo. O consumo de proteína animal e alimentos industrializados em excesso também podem contribuir com o surgimento da prisão de ventre.

O fato de o indivíduo não atender à urgência para evacuar também é algo que pode comprometer o funcionamento regular do intestino. Além disso, a prisão de ventre pode estar associada a doenças do cólon e do reto, tais como diverticulite, hemorroida, câncer de colorretal e fissuras anais.

Estresse, depressão e ansiedade são outros fatores que podem desencadear o problema e interferir nos hábitos intestinais.

Como evitar a constipação intestinal?

A constipação intestinal não é apenas um sintoma, mas pode ser sim uma doença ou sinal de algum outro comprometimento do funcionamento do intestino. Neste caso, o tratamento indicado pelo médico especialista ajudará apenas a evitar que esse tipo de problema aconteça, ou melhorar a sensação de barriga inchada.

Basicamente, a maioria dos pacientes consegue evitar a constipação com uma ingestão maior de fibras presentes em legumes, verduras, frutas, cereais integrais, entre outros, e alimentos que contém propriedades laxativas, como o mamão e a ameixa.

Outras maneiras de evitar a constipação:

  • Beber muita água durante o dia (aproximadamente dois litros);
  • Evitar a ingestão de farelo em pó, que pode aumentar a produção de gases;
  • Nos intervalos das refeições, ingerir frutas e se possível, também a casca.
  • Buscar tranquilidade e evitar situações de estresse e crises de ansiedade. Se precisar de ajuda, não tenha medo de ir atrás de um profissional da psicologia, apenas procure, pois as emoções podem ter uma grande influência no funcionamento intestinal.
  • Pratique atividades físicas com maior frequência.

Caso sejam notadas mudanças significativas, tais como fezes ressecadas ou muito finas, havendo também sinais de sangramento, o médico especialista deverá ser consultado imediatamente.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, bom dia

    Tudo bem,

    As informações foram muitos úteis para mim, principalmente sobre as indicações e como evitar e melhorar a constipação instetinal.

    Desde agradeço

    Atenciosamente

  2. Boa noite. Tenho intestino preso há 7 anos. Está piorando, me deixando sem esperança. Já consultei inúmeros médicos. Procuro um médico que possa me ajudar.

  3. Depois de um ano, de uma cirurgia de histerectomia total, não consigo evacuar tudo,senti uma dor muito forte no reto estou com dificuldade de evacuar , um gosto amargo na boca, enjoo ,preciso buscar ajuda.

    1. Olá, Jucelia. É recomendado buscar ajuda médica para diagnosticar e tratar o seu problema!

      Espero ter ajudado e agradeço pelo comentário!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross