Home » Hemorroidectomia: quais os tipos e como funciona o pós-operatório

Profº Luiz Carneiro D'Albuquerque - CRM: 22.761

Cv Lattes   GoogleMyCitations  ResearcherID  ORCID

Última atualização em 27/07/2020 por Prof Luiz Carneiro

Hemorroidectomia: quais os tipos e como funciona o pós-operatório

As hemorroidas são dilatações dos vasos sanguíneos da região anal, que recebem o nome de vasos hemorroidários. Com o passar do tempo, conforme esses vasos vão se dilatando e indo para a região anal externa, causando uma série de incômodos para o indivíduo.

Uma das formas de tratar o problema é realizando a cirurgia de Hemorroidectomia. Preparamos este artigo para explicar um pouco mais sobre o procedimento e como funciona o tratamento para esta operação. Continue nos acompanhando.

 

Os tipos de Hemorroidectomia

 

Hemorroidectomia aberta

Essa técnica, geralmente, é bastante utilizada pelos cirurgiões. É feita uma incisão, seguida pela resseção do tecido hemorroidário com ligadura vascular na base do mamilo hemorroidário. É a técnica mais amplamente utilizada.

Hemorroidectomia fechada

A hemorroidectomia fechada é feita através de uma incisão no tecido hemorroidário, que se estende até o limite superior das hemorroidas. São dados pontos na região com intenção de fechamento da ferida. Essa técnica costuma ter um resultado positivo em 95% dos casos, sendo raro o risco de infecção.

Hemorroidectomia com fontes de energia

Mesmo com a utilização do bisturi elétrico, que é capaz de diminuir o tempo e a perda de sangue durante a operação, essa técnica não apresenta tantas vantagens com relação à dor, complicações ou tempo de cicatrização. A tesoura ultrassônica, a pinça bipolar avançada e o laser também são utilizados.

Os resultados desta técnica, com o uso de diferentes tipos de energia, são parecidos, mas, as evidências de que o tempo de operação é menor e menos dolorido, são maiores com relação à energia bipolar.

 

Cuidados pós-operatórios

Após a cirurgia, é necessário que o paciente siga as orientações adequadas, indicadas pelo médico. Mesmo que o procedimento não cause dor, alguns pacientes possuem uma sensibilidade maior, e por isso acabam se queixando de dores na região perineal por muitos dias. A dor surge ao sentar, e também durante a primeira evacuação, depois do procedimento.

Uma das primeiras indicações dos médicos será o uso de analgésicos que possam ajudar no controle da dor, e muitas vezes, o uso de laxante também será indicado, pois deixará as fezes mais moles e fáceis de serem evacuadas.

O uso de papel higiênico deve ser evitado, e ao invés de utilizá-lo, pode ser feita a higiene da região anal com água morna e sabão neutro.

Outras recomendações importantes após a cirurgia são:

● Ingerir alimentos ricos em fibras, pelo menos no primeiro mês depois da operação.
● A quantidade de líquido ingerido por dia também deve aumentar.
● Banho de assento, com água morna e por 20 minutos, pode ajudar a reduzir a sensação de desconforto.
● Sempre lavar a região operada após evacuar, para ajudar no processo de cicatrização.
● Não levantar nenhum tipo de peso, e evitar esforço físico.

Também deve-se evitar ficar sentado ou deitado na mesma posição por muitas horas. O ideal é andar ou realizar pequenas caminhadas durante o dia. É importante manter o acompanhamento médico durante o processo de cicatrização a região operada.

Clique no sino do canto inferior direito para receber notificações!

36 Comentários

  1. Boa noite,fiz uma cirurgia de hemorróida dia 22/07 /2019 mas hoje me encontro com fortes dores . O médico passou paracetamol e maxsulide porém já acabou pois o mesmo só me passou uma caixa . Preciso de ajuda o que devo comprar de medicamento para aliviar essas dores.

    Responder
    • Olá, Rosangela. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou esse exame e pedir uma via para comprar novamente os medicamentos ou pedir indicações para outra possível forma de tratamento. Infelizmente não conseguirei dar uma resposta mais objetiva, pois precisaria dos seus exames em mãos e acompanhamento médico.

      De qualquer forma, espero ter ajudado e agradeço pelo comentário. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      Responder
      • Olá,fiz umacirugia de hemorroidectomia dia 12 agosto 2019 e até agora não sarou completamente e alguns coágulos voltaram como eram antes da cirurgia,Só q operei em São Paulo agora estou no Am,será que vou ter que operar novamente?

        Responder
      • Fiz uma cirurgia no dia 26de julho de 2019 ,já faz quase sete meses tomei lachante uma cinco meses,agora resolvi tentar evacuar se remédios ,meu deus ainda sinto fortes dores ,parece que tem algo machucado ,e parece que não tem muita passagem para as vezes saírem,uma vê ou outra sai com rastro de sangue meu deus quando isso acaba,fiz a primeira cirurgia em uma sexta feira ,no sábado havia estourado outra hemorróida o médico falou que eu estava com muita hemorróida pequena dentro que haviam trombosado acabei fazendo outra cirurgia no sábado ,nossa só deus sabe quanta dor senti,só que já estamos indo para o sétimo mês e ainda sinto dor de mais o que posso fazer me ajudem por favor,lembrando que não como nada com carboidratos apenas legumes e ainda me encontro com dor

        Responder
        • Olá, Daniela. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico.

          Responder
    • Eu estou tomando paracetamol codeína e tramadol e ainda estou com dores

      Responder
      • Olá Lenon, estou com a mesma dor.. operei faz 7 dias. Esses remédios não deixaram sua evacuação dura? Estou tomando um bem mais fraco.. que tipo de cirurgia você fez?

        Responder
        • Olá, Talita. É bom ressaltar que cada caso é um caso. Sendo assim, os medicamentos variam e podem gerar efeitos diferentes para cada paciente.

          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          Responder
      • Olá Dr. Estou grávida e fiz a retirada de uma trombose hemorroidária, após o segundo dia apareceu uma bolinha dura e dolorida abaixo dos pontos, de coloração normal . Isso é normal aparecer? Está doendo muito.

        Responder
        • Olá, Rosane. O ideal seria retornar ao médico que lhe acompanhou durante todo o processo de cirurgia e esclarecer essa questão, pois é o profissional que possui maior conhecimento no caso e saberá qual a melhor forma de tratamento.

          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          Responder
  2. Olá fiz ima cirurgia de hemorróida a três dias, não apresento dor porém estou tomando metamucil muita água e óleo mineral porém não sinto vontade de evacuar sinto que preciso mas não tenho vontade. O que poderia fazer para ir aos pés? Também fiquei
    mestruada pode prejudicar a cirugía?

    Responder
    • Olá, Franciele. Infelizmente não tenho como responder essa questão, pois é necessário ter acompanhado todo o processo de cirurgia. O ideal seria retornar ao médico que lhe acompanhou e esclarecer essas questões.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      Responder
      • Boa tarde,
        Meu marido fez hemorrroidectomia a 13 dias fica com muita dor quando evacua é ainda tem sangramento. ,É normal?

        Responder
        • Olá, Amanda. Boa tarde. Cada caso é um caso e o pós-operatório varia de acordo com cada paciente e a complexidade da cirurgia. O ideal seria retornar ao médico que acompanhou durante todo o processo e esclarecer essa questão.

          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          Responder
    • Fiz a cirugia da hemorróida estes com 13 dias vc porém começou a sai água por trás e normal

      Responder
      • Olá, Adriana. Neste caso, seria interessante retornar ao médico que lhe acompanhou durante a cirurgia e esclarecer essa questão, pois é o médico que possui maior conhecimento no seu quadro clínico e poderá dar alguma explicação ou tratamento.

        Agradeço pelo comentário. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

        Responder
  3. Boa noite, eu fiz a cirurgia de hemorroidectomia dia 24/09/2019 não tenho mais tantas dores, mais esta saindo uma secreção como pus e ainda sangra um pouco. isso é normal? vou procurar o meu medico mais ele só esta disponível na terça feira.

    Responder
    • Olá, Cristiane. Alguns fatores desencadeiam após a hemorroidectomia, porém, é necessário ter conhecimento a fundo no caso e acompanhado todo o processo de cirurgia para responder essa pergunta de forma precisa. Sendo assim, o ideal é aguardar pela consulta!

      Espero que compreenda e agradeço pelo comentário! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      Responder
  4. Bom dia, fiz a cirurgia de hemorroidectomia há 33 dias(11/09/2019,
    ainda sinto fortes dores principalmente ao evacuar.
    Estou ficando preocupada, pois além das dores sinto
    algo quente na região e ainda sai sangue e secreção, tenho que usar protetor diário. Minha próxima consulta será na quarta-feira dia 16/10.

    Responder
  5. Ola, minha esposa fez a cirurgia de hemorroida de IV grau, já esta com 21 dias, e ainda não cicatrizou, é normal? quanto tempo demora para a cicatrização?

    Responder
  6. Boa noite fi uma cirugia a três meses mas sinto um incomo muito grande
    Muito peso ainda fui ao médico ele di que estou bem que não tenho mais morroidas não sei mais o que fazer me di se é normal

    Responder
    • Olá, Lourdes. Boa tarde. Para responder essa dúvida, necessitaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. Neste caso, seria interessante seguir as indicações do seu médico, ou então, procurar uma segunda opinião.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      Responder
  7. Olá bom dia.. Fiz cirurgia de hemorrodia faz 45 dias e ainda sinto dores apos evacoar.. E essa dor permanece por umas 3 a 4 horas seguidas.. Isso é normal? Quanto tempo em media acontece a cicatrizaçao total.. Isso eta me deixando preocupada…

    Responder
    • Olá, Viviane. O pós-operatório varia de acordo com cada caso, seria interessante retornar ao médico que lhe acompanhou durante todo o processo e esclarecer essa questão.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

      Responder
  8. Olá, gostaria de um pouco de ajuda. Estou lidando com um problema de trombose hemorroidária desde junho deste ano. Fiz um tratamento de 2 meses cm banho de acento, remédios e pomada, porém, apesar de ter atenuado a dor e a aparência, ainda sinto incômodos. Para piorar, sou homossexual, e quando tenho relações sinto dor (não uma dor insuportável) e depois das relações a aparência piora e fica doendo até que algumas horas passam e aí volta ao “normal”. Isso tem me afetado muito, e comecei a inclusive tomar antidepressivos, pois tem afetado muito minha qualidade de vida. Tenho apenas 20 anos. Falei com o médico que gostaria de fazer a cirurgia, e ele disse que mesmo se fizesse poderia voltar a acontecer. Isso me desesperou bastante. Logo, minha dúvida principal é: se eu fazer o procedimento, tem como voltar ocorrer até mesmo no local em que for realizado o procedimento?? To precisando bastante de ajuda.

    Responder
  9. Eu fiz minha cirurgia dia 03/01/2020 e hoje faz 15 dias que operei e minha hemorroida continua saindo pra fora 😳
    E o médico tem coragem de dizer que é normal porque ela está inflamada e não foi cortada e sim pregadas estou com muitas dores não sei o que faço.

    Responder
  10. A ferida da cicatrização da cirurgia de hemorróidas e fissura pode ficar ulcerada/necrosada ? Qual o tratamento?

    Responder
    • Depende de cada caso. O ideal é procurar um especialista para analisar os exames e propor um tratamento adequado.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro
× Agendar Consulta.