Home » Cirurgia de apêndice: quando é indicada?

Profº Luiz Carneiro D'Albuquerque - CRM: 22.761

Cv Lattes   GoogleMyCitations  ResearcherID  ORCID

Última atualização em 14/08/2020 por Prof Luiz Carneiro

Cirurgia de apêndice: quando é indicada?

Apendicite é uma infecção que afeta o apêndice. Geralmente, o problema ocorre em função de uma obstrução em sua saída, que na maioria das vezes, é provocada por fezes (fecalito), verme, tumor, gordura ou até mesmo, por infecções no trato gastrointestinal.

A cirurgia de apendicectomia é a forma de tratar a doença, com a retirada do órgão. Continue lendo para saber mais informações sobre a cirurgia de apendicectomia e quando ela é indicada.

 

Como funciona a apendicectomia

O procedimento de retirada do apêndice deve ser realizado o quanto antes em relação ao diagnóstico. Assim, as complicações como a inflamação, infecção generalizada do abdômen e supuração, podem ser evitadas de forma rápida e precoce.

Existem dois tipos de cirurgia de apendicectomia, que duram de trinta minutos até uma hora.

Apendicectomia por laparoscopia

A apendicectomia por laparoscopia é menos invasiva e deixa cicatrizes menores. São feitas pequenas incisões de no máximo dois centímetros, e introduzidos materiais como pinças e uma câmera, para que os médicos possam visualizar a região. Essas incisões, além de promover um bom efeito estético, também apresentam menos índices de hérnias incisionais, no pós-operatório tardio.

Apendicectomia convencional

O segundo tipo de apendicectomia é o convencional, onde o cirurgião promove uma incisão maior, ao lado direito do abdômen do paciente, sendo o órgão retirado manualmente, fazendo com que o tempo de recuperação seja maior do que o procedimento anterior.

 

Apendicectomia: indicação

Primeiramente, é muito importante estar atento aos sintomas de apendicite, e consultar o médico especialista para que ele possa orientar o paciente, e tomar as medidas necessárias, indicando o tratamento adequado.

A cirurgia só deve ser realizada depois de confirmado o diagnóstico de apendicite, que pode ser por meio de ultrassonografia ou exame clínico.

Na maioria das vezes, a apendicectomia é indicada em casos de apendicite aguda, quando a inflamação pode levar a uma obstrução do órgão, uma vez que a condição aparece e evolui de maneira rápida, justificando a necessidade da intervenção cirúrgica para a retirada do apêndice.

Você sabe quais são as causas de apendicite e como trata-la? Veja AQUI.

E quando a apendicite é crônica (rara apresentação), com um desenvolvimento lento, nem sempre o paciente é internado prontamente. Mas, será necessário a realização da cirurgia, pois a inflamação pode evoluir para uma infecção ou até mesmo, quadros mais graves.

22 Comentários

  1. Olá, boa noite!!! É normal após 15 dias de cirurgia a pessoa ter diarréia? Obrigada.

    Responder
    • Olá, Lorraine. O pós-operatório varia de acordo com cada paciente e a complexidade da cirurgia. Seria interessante retornar ao médico que acompanhou o paciente durante todo o processo e esclarecer essa dúvida.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      Responder
      • É normal depois da cirurgia da apendice
        14 dias faz está vermelho o local é um pouco inchado..???

        Responder
  2. Estou no quinto dia que operei da apendicite posso comer pão com manteiga e o que mas posso comer

    Responder
  3. Boa tarde!
    É normal senti dor( leve) na cirurgia de apêndice depois de 1 ano??
    Foi depois de uma corrida
    Fazer corrida ou uma luta pode???

    Responder
    • O ideal é retornar ao médico que acompanhou todo o processo de cirurgia e esclarecer essa questão.

      Responder
  4. É normal sentir dor e fisgada na cicatriz da cirurgia após 7 meses?

    Responder
    • Olá, Rayane. O pós-operatório varia de acordo com cada caso. Se o sintoma continuar, o ideal seria retornar ao seu médico.

      Responder
  5. É normal depois de 2 anos da cirurgia você sentir fisgadas e dores fortes no local?

    Responder
  6. E normal evacua muito toda hora depois da cerurgia de apenicite?faz 3 dias de cirurgia mais ñ chega a ser diarreia ñ

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro
× Agendar Consulta.