Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Cirurgia de apêndice: quando é indicada?

Ao fundo da imagem, há uma pessoa com os dedos onde o apêndice está localizado.

Apendicite é uma infecção que afeta o apêndice. Geralmente, o problema ocorre em função de uma obstrução em sua saída, que na maioria das vezes, é provocada por fezes (fecalito), verme, tumor, gordura ou até mesmo, por infecções no trato gastrointestinal.

A cirurgia de apendicectomia é a forma de tratar a doença, com a retirada do órgão. Continue lendo para saber mais informações sobre a cirurgia de apendicectomia e quando ela é indicada.

Como funciona a apendicectomia

O procedimento de retirada do apêndice deve ser realizado o quanto antes em relação ao diagnóstico. Assim, as complicações como a inflamação, infecção generalizada do abdômen e supuração, podem ser evitadas de forma rápida e precoce.

Existem dois tipos de cirurgia de apendicectomia, que duram de trinta minutos até uma hora.

Apendicectomia por laparoscopia

A apendicectomia por laparoscopia é menos invasiva e deixa cicatrizes menores. São feitas pequenas incisões de no máximo dois centímetros, e introduzidos materiais como pinças e uma câmera, para que os médicos possam visualizar a região. Essas incisões, além de promover um bom efeito estético, também apresentam menos índices de hérnias incisionais, no pós-operatório tardio.

Apendicectomia convencional

O segundo tipo de apendicectomia é o convencional, onde o cirurgião promove uma incisão maior, ao lado direito do abdômen do paciente, sendo o órgão retirado manualmente, fazendo com que o tempo de recuperação seja maior do que o procedimento anterior.

Apendicectomia: indicação

Primeiramente, é muito importante estar atento aos sintomas de apendicite, e consultar o médico especialista para que ele possa orientar o paciente, e tomar as medidas necessárias, indicando o tratamento adequado.

A cirurgia só deve ser realizada depois de confirmado o diagnóstico de apendicite, que pode ser por meio de ultrassonografia ou exame clínico.

Na maioria das vezes, a apendicectomia é indicada em casos de apendicite aguda, quando a inflamação pode levar a uma obstrução do órgão, uma vez que a condição aparece e evolui de maneira rápida, justificando a necessidade da intervenção cirúrgica para a retirada do apêndice.

E quando a apendicite é crônica (rara apresentação), com um desenvolvimento lento, nem sempre o paciente é internado prontamente. Mas, será necessário a realização da cirurgia, pois a inflamação pode evoluir para uma infecção ou até mesmo, quadros mais graves.

Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 comments on “Cirurgia de apêndice: quando é indicada?”

  1. Olá, boa noite!!! É normal após 15 dias de cirurgia a pessoa ter diarréia? Obrigada.

    1. Olá, Lorraine. O pós-operatório varia de acordo com cada paciente e a complexidade da cirurgia. Seria interessante retornar ao médico que acompanhou o paciente durante todo o processo e esclarecer essa dúvida.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. É normal depois da cirurgia da apendice
        14 dias faz está vermelho o local é um pouco inchado..???

        1. Minha mae operou faz um mês , ainda sente algumas dores na região do corte, pode ser porque mexeu muito fazendo uns serviços?

          1. Olá, Aline. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente. O ideal seria entrar em contato com o médico que acompanhou a sua mãe durante a cirurgia e esclareça essa questão!

            Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

      2. Olá, tem menos de 24h que minha esposa realizou a cirurgia e está com diarréia. É normal?

        1. Olá, Rodrigo. Infelizmente não tenho responder isso sem um acompanhamento médico pessoalmente pois cada caso é um caso. O ideal seria entrar em contato com o médico que realizou a cirurgia e esclarecer essa situação.

          Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  2. Estou no quinto dia que operei da apendicite posso comer pão com manteiga e o que mas posso comer

      1. Boa tarde gostaria de saber se é normal ter diarréia depois da cirurgia de apêndice, nove dias após

    1. Bom dia, é normal apos cirugia a pesssoa ter diarreias?

      Eu fiz a cirugia no sabado tive alta no domingo.
      Fui no banheiro ontem diarreia e agora pela amanha é normal ??

    2. Boa tarde meu filho fez uma cirurgia de apnecite faz 17 dias hoje é 13 dias que tirou o dreno é norma a temperatura dele ficar entre 36.2 e 36.8

      1. Olá, Janaina. O pós-operatório varia de acordo com cada paciente. Seria interessante entrar em contato com o médico que acompanhou a cirurgia do seu filho e esclarecer essa questão.

        Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário.

  3. Boa tarde!
    É normal senti dor( leve) na cirurgia de apêndice depois de 1 ano??
    Foi depois de uma corrida
    Fazer corrida ou uma luta pode???

    1. O ideal é retornar ao médico que acompanhou todo o processo de cirurgia e esclarecer essa questão.

    1. Olá, Rayane. O pós-operatório varia de acordo com cada caso. Se o sintoma continuar, o ideal seria retornar ao seu médico.

  4. E normal evacua muito toda hora depois da cerurgia de apenicite?faz 3 dias de cirurgia mais ñ chega a ser diarreia ñ

  5. Quantos dias mais ou menos a perícia médica paga para quem operou de apendicite, levando em consideração os 15 dias dados pela empresa.

    1. Olá, Jose. Isso varia de acordo com cada caso. Seria interessante esclarecer com o responsável.

magnifiercrossmenuchevron-down