Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Cirurgia de apêndice: quando é indicada?

Ao fundo da imagem, há uma pessoa com os dedos onde o apêndice está localizado.
Cirurgia de apêndice: quando é indicada? 2

Apendicite é uma infecção que afeta o apêndice. Geralmente, o problema ocorre em função de uma obstrução em sua saída, que na maioria das vezes, é provocada por fezes (fecalito), verme, tumor, gordura ou até mesmo, por infecções no trato gastrointestinal.

A cirurgia de apendicectomia é a forma de tratar a doença, com a retirada do órgão. Continue lendo para saber mais informações sobre a cirurgia de apendicectomia e quando ela é indicada.

Como funciona a apendicectomia

O procedimento de retirada do apêndice deve ser realizado o quanto antes em relação ao diagnóstico. Assim, as complicações como a inflamação, infecção generalizada do abdômen e supuração, podem ser evitadas de forma rápida e precoce.

Existem dois tipos de cirurgia de apendicectomia, que duram de trinta minutos até uma hora.

Apendicectomia por laparoscopia

A apendicectomia por laparoscopia é menos invasiva e deixa cicatrizes menores. São feitas pequenas incisões de no máximo dois centímetros, e introduzidos materiais como pinças e uma câmera, para que os médicos possam visualizar a região. Essas incisões, além de promover um bom efeito estético, também apresentam menos índices de hérnias incisionais, no pós-operatório tardio.

Apendicectomia convencional

O segundo tipo de apendicectomia é o convencional, onde o cirurgião promove uma incisão maior, ao lado direito do abdômen do paciente, sendo o órgão retirado manualmente, fazendo com que o tempo de recuperação seja maior do que o procedimento anterior.

Apendicectomia: indicação

Primeiramente, é muito importante estar atento aos sintomas de apendicite, e consultar o médico especialista para que ele possa orientar o paciente, e tomar as medidas necessárias, indicando o tratamento adequado.

A cirurgia só deve ser realizada depois de confirmado o diagnóstico de apendicite, que pode ser por meio de ultrassonografia ou exame clínico.

Na maioria das vezes, a apendicectomia é indicada em casos de apendicite aguda, quando a inflamação pode levar a uma obstrução do órgão, uma vez que a condição aparece e evolui de maneira rápida, justificando a necessidade da intervenção cirúrgica para a retirada do apêndice.

E quando a apendicite é crônica (rara apresentação), com um desenvolvimento lento, nem sempre o paciente é internado prontamente. Mas, será necessário a realização da cirurgia, pois a inflamação pode evoluir para uma infecção ou até mesmo, quadros mais graves.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá, Lorraine. O pós-operatório varia de acordo com cada paciente e a complexidade da cirurgia. Seria interessante retornar ao médico que acompanhou o paciente durante todo o processo e esclarecer essa dúvida.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          1. Olá, Aline. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente. O ideal seria entrar em contato com o médico que acompanhou a sua mãe durante a cirurgia e esclareça essa questão!

            Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

        1. Olá, Rodrigo. Infelizmente não tenho responder isso sem um acompanhamento médico pessoalmente pois cada caso é um caso. O ideal seria entrar em contato com o médico que realizou a cirurgia e esclarecer essa situação.

          Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

    1. Bom dia, é normal apos cirugia a pesssoa ter diarreias?

      Eu fiz a cirugia no sabado tive alta no domingo.
      Fui no banheiro ontem diarreia e agora pela amanha é normal ??

    2. Boa tarde meu filho fez uma cirurgia de apnecite faz 17 dias hoje é 13 dias que tirou o dreno é norma a temperatura dele ficar entre 36.2 e 36.8

      1. Olá, Janaina. O pós-operatório varia de acordo com cada paciente. Seria interessante entrar em contato com o médico que acompanhou a cirurgia do seu filho e esclarecer essa questão.

        Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário.

  1. Boa tarde!
    É normal senti dor( leve) na cirurgia de apêndice depois de 1 ano??
    Foi depois de uma corrida
    Fazer corrida ou uma luta pode???

    1. Olá, Rayane. O pós-operatório varia de acordo com cada caso. Se o sintoma continuar, o ideal seria retornar ao seu médico.

    1. Olá, Ana. Cada organismo reage de uma forma no pós-operatório. Seria interessante entrar em contato com o seu médico e esclarecer essa questão. De qualquer forma, tenho um post super intuitivo e explicativo sobre as possíveis complicações da apendicectomia. Confira clicando no link: https://profluizcarneiro.com.br/servicosprestados/intestino-grosso-e-delgado/apendicectomia/

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  2. Quantos dias mais ou menos a perícia médica paga para quem operou de apendicite, levando em consideração os 15 dias dados pela empresa.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross