Fale conosco

Pólipo Séssil: o que é?

Índice

Pólipo séssil

O pólipo é uma má formação que surge nas glândulas do aparelho digestivo (estômago, intestino grosso, reto, vesícula, etc.).

O pólipo séssil é uma verruga que cresce e pode crescer cada vez mais por não ficar parado. Sua incidência maior é no intestino, depois no estômago e com uma frequência e tamanho bem menor na vesícula.

Pólipo pediculado

Nós temos também o pólipo pediculado, onde o seu alicerce é fino e tem uma bolinha na frente, como se fosse uma uva pendurada em um galho pequeno. Esse pólipo pode ser encontrado mais facilmente no intestino grosso.

Em geral, os pólipos sésseis são mais difíceis de realizar a remoção se forem maiores, enquanto o pediculado é fininho no começo e pode fazer uma ressecção por via endoscópica de maneira mais fácil.

Pólipo inflamatório

Às vezes, nós temos os pólipos inflamatórios no estômago, consequentes ao uso do omeprazol (bloqueadores da bomba de próton) e todos esses bloqueadores que terminam com “ol”.

Caso o pólipo seja associado ao uso desses medicamentos, devem ser suspensos e, na grande maioria das vezes, eles regridem e desaparecem. Neste caso, não há necessidade de operar.

Pode virar câncer?

Daí surge a importância de se fazer o exame preventivo regularmente, porque caso você tenha um pólipo, ele pode crescer, degenerar e virar um câncer.

Quando um pólipo pequeno é removido, podemos dizer que foi potencialmente um câncer curado. Então, veja bem a importância de fazer os exames preventivos e tratar.

O pólipo séssil encontrado no estômago deve ser removido e a colonoscopia é o exame preventivo. O pólipo de vesícula é menor e só deve ser tratado quando o seu tamanho for maior que 0,6 e 0,7cm (6 ou 7mm).

Reforçando de novo a necessidade do exame periódico da colonoscopia. Se a sua família tem histórico de câncer de reto ou de colo, tem que fazer a colonoscopia. Se você tiver mais que 40 e 50 anos, nós também recomendamos para que se possa fazer o diagnóstico de um eventual pólipo.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!