A colangite esclerosante é uma doença auto imune, onde o próprio organismo passa a reconhecer uma parte do fígado como não sendo dele e passa a ataca-lo.
Então é uma doença auto imune, que ataca os canais biliares, o canal em que a célula produz bile e que vai para o intestino através de canais pequenos, que se tornam maiores como um rio e "desaguam" no intestino.
A inflamação desses canais do fígado, levam a Colangite Esclerosante. Essa inflamação, se não tratada, pode se estender e depois levar a uma lesão do fígado. Então você pode ter um repercussão do fígado, mas ela não é muito grande.
O doente fica com:
Esse quadro, se não tratado, evoluí para formas muito graves.
Na grande maioria das vezes é uma doença que se trata com medicamentos muito específicos, que diminuem a imunidade e assim diminuem essa agressão.
Alguns pacientes tem formas mais agressivas que mesmo com o tratamento, podem evoluir para formas crônicas e eventualmente precisarem de transplante.
Faz-se o transplante, pois existem complicações nesses canais, nessas vias biliares que começam a represar e inflamar, podendo até levar a uma infecção. Muitas vezes é necessário colocar drenos através da pele por dentro do fígado ou por via endoscópica e por isso esses doentes podem acabar e transplante.
Então é uma doença auto imune, onde o organismo vê aquela parte como não sendo dele e tenta destruir os canais biliares e em funções disso pode-se ter diferentes níveis de complicação, a depender das defesas e das características de cada um.
De qualquer maneira é uma doença benigna e quando nada resolve, podemos terminar em transplante, que trás resultados excelentes nessa doença.
© 2022 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por Surya Marketing Médico.
Boa tarde doutor meu nome é Patrícia meu irmão tem doença crohn e retocolite ele sofre mais de 20 anos faz muitos exames e toma muito medicação nada sabemos que é crônico mas a doença n controla eu gostaria de saber se existe possibilidade de fazer transplante eu ser doadora de uma parte do meu fígado?
Olá Patrícia. Veja aqui como funciona o Transplante de Fígado com doadores Intervivos: https://profluizcarneiro.com.br/transplantes/transplante-de-figado-com-doador-vivo/ Após, me conte se supriu todas as suas dúvidas. Espero que ajude!
Olá sou portadora da doença colagite esclerosante primária gostaria de saber se pode ser feito algum tipo de tratamento ou a única solução e o transplante?
Olá Raquel. Não existe uma cura ou tratamento específico para a colangite esclerosante (CEP). A coceira associada à doença pode ser aliviada com medicação, e os antibióticos são usados para tratar infecções do ducto biliar, quando ocorrem as inflamações. A maioria das pessoas com colangite esclerosante (CEP) devem tomar suplementos vitamínicos. Em alguns casos, a cirurgia ou a endoscopia do ducto biliar podem ser úteis, para melhorar temporariamente o fluxo biliar.
Espero ter ajudado. Se possível me siga no Facebook para acompanhar minhas postagens: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/