Colangite Esclerosante

A colangite esclerosante é uma doença auto imune, onde o próprio organismo passa a reconhecer uma parte do fígado como não sendo dele e passa a ataca-lo.

Então é uma doença auto imune, que ataca os canais biliares, o canal em que a célula produz bile e que vai para o intestino através de canais pequenos, que se tornam maiores como um rio e “desaguam” no intestino.

A inflamação desses canais do fígado, levam a Colangite Esclerosante. Essa inflamação, se não tratada, pode se estender e depois levar a uma lesão do fígado. Então você pode ter um repercussão do fígado, mas ela não é muito grande.

O doente fica com:

  • Olhos amarelos
  • Urina escura
  • Fezes claras

Esse quadro, se não tratado, evoluí para formas muito graves.

Na grande maioria das vezes é uma doença que se trata com medicamentos muito específicos, que diminuem a imunidade e assim diminuem essa agressão.

Alguns pacientes tem formas mais agressivas que mesmo com o tratamento, podem evoluir para formas crônicas e eventualmente precisarem de transplante.

Faz-se o transplante, pois existem complicações nesses canais, nessas vias biliares que começam a represar e inflamar, podendo até levar a uma infecção. Muitas vezes é necessário colocar drenos através da pele por dentro do fígado ou por via endoscópica e por isso esses doentes podem acabar e transplante.

Então é uma doença auto imune, onde o organismo vê aquela parte como não sendo dele e tenta destruir os canais biliares e em funções disso pode-se ter diferentes níveis de complicação, a depender das defesas e das características de cada um.

De qualquer maneira é uma doença benigna e quando nada resolve, podemos terminar em transplante, que trás resultados excelentes nessa doença.

Clique no sino do canto inferior direito para receber notificações!

4 Comentários

  1. Boa tarde doutor meu nome é Patrícia meu irmão tem doença crohn e retocolite ele sofre mais de 20 anos faz muitos exames e toma muito medicação nada sabemos que é crônico mas a doença n controla eu gostaria de saber se existe possibilidade de fazer transplante eu ser doadora de uma parte do meu fígado?

    Responder
  2. Olá sou portadora da doença colagite esclerosante primária gostaria de saber se pode ser feito algum tipo de tratamento ou a única solução e o transplante?

    Responder
    • Olá Raquel. Não existe uma cura ou tratamento específico para a colangite esclerosante (CEP). A coceira associada à doença pode ser aliviada com medicação, e os antibióticos são usados ​​para tratar infecções do ducto biliar, quando ocorrem as inflamações. A maioria das pessoas com colangite esclerosante (CEP) devem tomar suplementos vitamínicos. Em alguns casos, a cirurgia ou a endoscopia do ducto biliar podem ser úteis, para melhorar temporariamente o fluxo biliar.
      Espero ter ajudado. Se possível me siga no Facebook para acompanhar minhas postagens: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

TIRE SUAS DÚVIDAS

× Agendar Consulta.
Share This