O que são?
TGO e TGP são conhecidas como transaminases, ou seja, são duas enzimas produzidas pelas células do fígado. Assim sendo, TGO é a transaminase oxalacética ou AST, e a TGP transaminase glutâmica pirúvica ou ALT.
Quer saber mais informações sobre essas enzimas, suas causas e como evitar a elevação? Então, continue nos acompanhando!
O que pode provocar TGO e TGP elevados?
Conforme dissemos, TGO e TGP são enzimas, normalmente dosadas com o objetivo de avaliar a saúde do fígado.
A TGO pode ser encontrada em diversos tecidos, incluindo o fígado, os músculos, o coração, o rim e o cérebro. Sua liberação é feita no sangue, quando qualquer um destes tecidos estiver danificado.
Por sua vez, a TGP é encontrada praticamente dentro das células do fígado, sendo um pouco mais específica em doenças hepáticas do que a TGO.
Desta forma, então, podemos dizer que a TGO e TGP possuem sempre o significado de uma inflamação da célula principal do fígado, que faz o mecanismo de síntese proteica e depuração de muitas substâncias.
Quando estão elevados, significam que o revestimento está alterado. Assim, a membrana da célula alterada faz com que essas duas enzimas caiam na circulação.
Em geral, as alterações nos níveis de TGO e TGP podem ser diretamente relacionadas com algumas situações, tais como:
- Hepatite fulminante;
- Cirrose (consumo excessivo de bebidas alcoólicas);
- Hepatite alcoólica;
- Uso abusivo de drogas ilícitas;
- Pancreatite aguda;
- Gordura no fígado;
- Infarto;
- Obstrução de vias biliares;
- Isquemia cardíaca;
- Lesão muscular.
O uso de medicamentos por um longo período também pode causar esses níveis elevados. Mas raramente isso ocorre, a não ser que sejam substâncias muito tóxicas, que provocam quadros hiperagudos de insuficiência hepática.
Quais os sintomas?
Entre os sintomas de elevação nos níveis de TGO e TGP, estão:
- Perda de apetite;
- Fraqueza;
- Náuseas e vômito;
- Urina Escura;
- Fezes claras;
- Icterícia.
Níveis de TGO e TGP
Os níveis de TGO e TGP podem variar de laboratório para laboratório. Porém, os níveis considerados normais no sangue são:
- TGO: entre 5 e 40 U/L;
- TGP: entre 7 e 56 U/L.
Quando os valores são até três vezes maiores que o limite, eles são considerados inespecíficos e podem significar a existência de lesão de outros órgãos que não seja o fígado.
As alterações também podem indicar lesões musculares e hipotireoidismo, que são causas de pequenas elevações, principalmente de TGO.
Se os níveis indicarem TGO e TGP acima de 1000 U/L, significa a presença de hepatites virais, hepatites causadas pelo uso de drogas (intoxicação) ou hepatite isquêmica.
É importante lembrar que é possível apresentar uma doença hepática crônica e ter os níveis de transaminases normais. Isso é algo comum em pessoas com hepatite C ou D, por exemplo.
O ideal mesmo é consultar o médico quando suspeitar que os níveis estejam alterados. O clínico geral indicará o exame que você deverá fazer para definir as causas dessa inflamação.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico de TGO e TGP elevado é comprovado após a realização de um exame laboratorial. Esse exame mede os níveis de enzima transaminase no sangue, investigando supostos problemas no fígado.
Não existem contraindicações para esse tipo de exame, uma vez que ele é um exame de sangue comum. Mas, somente o médico poderá dizer se você pode ou não passar por esse procedimento.
Uma das melhores formas de diminuir a gordura no fígado é através de dieta e exercício, para perda de peso. Além de derrubar as taxas de glicose, isso pode ajudar a aliviar a resistência à insulina.
O conteúdo foi esclarecedor? Conte-nos abaixo! Se gostou, compartilhe em suas redes sociais!