Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato
Fale conosco

Todo nódulo no fígado é cirúrgico?

Atualizado em: 21/09/2018

Nem todo nódulo no fígado é caso de cirurgia, para chegar a essa conclusão, nós temos que diferenciar duas coisas: os nódulos malignos e os nódulos benignos.

Os nódulos do fígado maligno, estes sim são preocupantes, mas antes deve haver uma grande investigação para saber se é maligno.

Nódulos benignos

Os nódulos benignos são: hemangioma hepático, hiperplasia nodular focal, adenoma hepático e os cistos hepáticos. Apenas o adenoma é cirúrgico e os outros nódulos não devem ser tratados cirurgicamente.

Cisto hepático

O cisto no rim e no fígado, em conjunto, pode ser derivado de uma doença congênita (hereditária).

Se não tiver sintomas e o rim parar de ter alteração funcional, é muito raro ter que intervir essa doença no fígado. O rim é a parte, eu não quero analisar, pois o cisto pode levar ao comprometimento do rim apenas, no fígado isso é muito raro.

Se bem que tem cistos muito grandes e que podem ter complicações, mas tem fígados que deixam a pessoa com a barriga enorme e essa é uma situação diferente das que vemos aqui, que são cistos pequenos.

Adenoma hepático

Quase nenhuns desses citados devem ser operados, muito raramente, apenas o adenoma hepático, e hoje nós sabemos que no homem esse nódulo é muito preocupante.

Em mulheres, hoje nós fazemos biópsia e existem algumas classificações do adenoma, se o adenoma tiver alguma pré-disposição maligna, nós operamos, e se na biópsia não der essa pré-disposição nós não devemos operar, apenas seguir e observar.

O tamanho por si só não é indicação de cirurgia, nenhuma dessas lesões, nem no hemangioma, hiperplasia nodular e adenoma hepático.

Diagnóstico

Hoje são utilizados os métodos de imagem e uma triagem inicial pela ultrassonografia, porém, se houver dúvida, a ressonância magnética é o padrão ouro e defini 96% desses nódulos simples do fígado.

Começamos com o ultrassom, vamos pra ressonância e sabemos exatamente se é benigno e deve ser tratado conservadoramente.

Em alguns desses nódulos no adenoma nós poderemos fazer uma biópsia para definir se existe uma pré-disposição à malignidade ou não, nessa situação pode ser indicada a cirurgia.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro sorrindo com braços cruzados

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

33 comments on “Todo nódulo no fígado é cirúrgico?”

    1. Olá, Cleide. Não são todos os tipos de nódulos que precisam de cirurgia, mas é preciso passar por uma avaliação com o médico especialista. Obrigado!

    1. Olá, Arlindo. Bom dia. Esse tipo de laudo pode ser tanto um nódulo benigno quanto maligno. É necessário que seja avaliado por um médico especialista, que vai ver sua esposa e em conjunto seus exames. Estou à disposição.
      Espero que ajude e compartilhe com os seus amigos para mantê-los informados.

  1. Olá, bom dia ! Fiz uma ressonância e deu nodulo n figado de 7cm ,e caso de cirurgia?? E eu pretendo engravidar, será q eu posso

    1. Olá, Viviane. Bom dia. A cirurgia depende de diversos aspectos, como o tipo de nódulo, entre outros. O ideal é retornar ao seu médico de confiança e esclarecer todas essas questões, já que ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu caso.

      Tenho um post completo sobre nódulo no fígado e pode te ajudar, dê uma olhada: https://profluizcarneiro.com.br/nodulo-no-figado-como-trata-lo/

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

  2. Boa tarde, ha alguns anos descobri que tenho um hemangioma, através de ultrassonografia, o medico sempre disse que era de nascença e não precisava me preocupar. Este ano fiz uma tomografia, e acusou imagem ovalada e hipodensa medindo 4,5 x 3,5 cm dando a possibilidade de adenoma e esteatose focal. Pergunto hemangioma e adenoma são a mesma coisa? É caso de cirurgia ou biopsia? Agradeço a atenção

      1. Boa noite,
        Realizei uma ressonancia e a conclusao foi: Nodulos hepaticos compativeis com lesao secundaria (sao varios nodulos sendo que os maiores medem 4,5 cm. Fiquei confusa do que seria lesao srcundaria.

        1. Olá, Brenda. Bom dia. O ideal seria retornar ao médico que lhe indicou o exame, pois o resultado cabe ao seu médico analisar e propor uma forma de tratamento adequada, pois é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso.

          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  3. Olá! Fiz uma tomografia para acompanhamento após um câncer de útero e deu pequeno nódulo hipovascularno segmento v do fígado, inespecifico. Nódulo ovalado levemente hipoatenuante e hipovascular, medindo 5mm. Pode ser maligno...câncer?

    1. Olá, Daniela. Para responder essa dúvida, apenas com os exames em mãos e acompanhamento médico para entender a fundo o caso. Eu recomendo que retorne ao médico que indicou o exame e esclareça essa questão.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

  4. Oi Boa tarde! Minha mãe tem nodulos no fígado de 1,2cm ela tem câncer no útero estáva em tratamento aconteceu metástase foi para o fígado então e maligno?????

    1. Olá, Danny. Existem alguns fatores que diferenciam tumores malignos e benignos. Sendo assim, o ideal é esclarecer essa dúvida com o médico da paciente, pois é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso!

      Agradeço pelo comentário. Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

      1. Boa noite, estou com nódulos de mais de 1 cm no fígado, vou precisar operar?

        1. Olá, Cássia. A cirurgia depende de diversos fatores a serem questionados, como gravidade, quadro clínico em geral, idade, etc. Sendo assim, o ideal é procurar um especialista e esclarecer essa questão!

          Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  5. Meu esposo fez exame e apareceu nodulo subcapsular com hipersinal em T2, restrição a difusão de realce anelar periférico pelo meio contraste.
    Há necessidade de biópsia?

    1. Olá, Bia. Neste caso, é imprescindível ter os exames em mãos e conhecimento a fundo no caso. Recomendo que retorne ao médico que acompanha o seu esposo e esclareça essa questão.

  6. Olá, faço acompanhamento de um possível adenoma a 2 anos e meio, agora após uma nova ultrassonografia depois de 1 ano apareceu mais 2 pequenos nódulos medindo no maior eixo 1,1 cm o médico disse que provavelmente eu já tinha e ñ aparecia nos exames por ser muito pequeno isso é possível?

    1. Olá, Flávia. Os casos variam muito. Seria melhor ter os exames em mãos para responder essa dúvida de forma precisa. Sendo assim, o ideal é procurar uma segunda opinião e levar junto todos os exames.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

    1. Olá, Marisete. Primeiramente, agradeço pela dica. Tentarei fazer um vídeo falando a respeito!

      Abraços.

  7. Boa tarde, minha mãe fez tomografia e deu esse resultado: Fígado de contornos e dimensões conservadas, com imagens nodulares hipoatenuantes,
    inespecíficas ao método sem contraste, a maior no segmento hepático VI, medindo 0,9 cm. O que pode ser?

magnifiercrossmenuchevron-down