Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Tipos de Colangite Biliar

O que é colangite?

Colangite é uma infecção da via biliar. A bile se forma nos colangíolos e depois é encaminhada para dentro do canal biliar, por isso, essa infecção é chamada de colangite biliar.

Tipos de colangite

Colangite esclerosante

A colangite esclerosante primária é uma doença autoimune e bastante grave, o sintoma mais comum é o olho amarelo. Em geral, essa doença é associada com as doenças inflamatórias intestinais, como a retocolite e a doença de Crohn.

Nessas situações, é bom procurar um hepatologista para realizar o tratamento necessário e saber a origem da doença autoimune.

Colangite biliar

Existem outros tipos de colangite biliar, que é quando existe uma pedra dentro da via biliar entupindo o canal e gerando febre e tremor de frio.

Ambas as colangites citadas acima podem dar coceira em todo o corpo, o que varia de organismo para organismo. Existem pessoas que sentem coceira no braço, outras nas pernas, outras na barriga, outras sentem no corpo inteiro.

O que fazer?

É importante procurar um médico antes de chegar a situações graves que deixam os olhos amarelos, por exemplo. Faça uma avaliação da função hepática, caso não tenha nenhuma alteração, você pode ficar mais tranquilo, mas se tiver, é bom tratar da maneira mais correta.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down