O que pode provocar a doença de Crohn? Entenda!

Última atualização em 01/06/2021 por Prof Luiz Carneiro
• Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Home » O que pode provocar a doença de Crohn? Entenda!

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal em alguns aspectos semelhante à retocolite, porém pode afetar o sistema digestivo da boca até o ânus.

A imagem mostra um homem com as mãos na região do intestino.

Gostaria de saber o que pode provocar a doença e como funciona o tratamento? Então, continue nos acompanhando!

Características da Doença de Crohn

O intestino é responsável por cumprir funções importantes para o organismo, como por exemplo, a absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Por este motivo, ele precisa funcionar de maneira regular.

Porém, quando surgem problemas como a Doença de Crohn, seu funcionamento acaba sendo comprometido, uma vez que essa inflamação é preocupante, pois desencadeia vários sintomas e pode até levar o indivíduo a complicações graves.

A doença pode afetar a estrutura entre a boca e o ânus, por isso é considerada como grave. Ainda assim, ela não costuma atingir o reto, mesmo com as complicações que podem afetar a região anal.

Conforme dissemos, a doença de Crohn é semelhante à retocolite, pois ambas são doenças inflamatórias intestinais. Mas, no caso da colite, ela ocorre somente no intestino grosso, provocando ulcerações.

Em geral, a doença de Crohn se desenvolve em ambos os sexos, tanto masculino quanto feminino, com indecência maior entre os 20 e 40 anos de idade, sendo ainda mais alta em fumantes.

Possíveis causas da Doença de Crohn

Não se sabe exatamente o que pode provocar a doença. Mas, podemos dizer que quando o sistema imunológico está desregulado, ele se torna frágil e apresenta maiores chances de inflamação.

Isso geralmente acontece devido à reação do intestino a um agente infeccioso, alimentar ou ambiental.

Também se supõe que essa reação aconteça por conta de fatores genéticos, que levam o indivíduo a ter uma predisposição maior para problemas intestinais.

Além destes, existem outros fatores a serem levados em consideração, como por exemplo, o tabagismo e medicamentos contraceptivos orais.

E quais são os sintomas?

As crises da Doença de Crohn se manifestam ao longo da vida e costumam ser variadas, ou seja, longas ou breves. Entre os sintomas mais comuns, estão:

  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia crônica;
  • Sangue ou muco nas fezes
  • Dor abdominal.

Alguns outros sinais da doença não estão relacionados ao intestino e são chamados de extra intestinais, sendo mais comuns os problemas oculares e dores nas articulações.

Existe tratamento para essa doença?

A doença infelizmente não tem cura e deve ser controlada com medicamentos que podem ajudar na redução da inflamação e a diminuir os sintomas. Mas, algumas pessoas acabam precisando de tratamento cirúrgico em um determinado momento.

Geralmente, a cirurgia é feita com o objetivo de extrair zonas do intestino, promovendo um alívio prolongado dos sintomas.

Claro, isso não levará o paciente à cura da doença, mesmo que o uso de medicamentos após o procedimento ajudem a minimizar os riscos nestas áreas operadas.

E vale lembrar que é fundamental manter o acompanhamento com um médico especialista para o controle da doença com os medicamentos adequados e indicação de dieta alimentar.

Assim, será possível conviver com o problema evitando maiores complicações.

O conteúdo foi esclarecedor? Deixe um comentário abaixo e compartilhe em suas redes sociais! Até o próximo post!

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Sobre o Autor

Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

GoogleMyCitations

 Cv Lattes

ResearcherID

ORCID

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro

Posts Relacionados

× Agendar Consulta.