Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Entenda a doença de Crohn e saiba qual a forma de tratamento

A imagem mostra uma representação gráfica de um sistema digestivo.
Entenda a doença de Crohn e saiba qual a forma de tratamento 2

Você já ouviu falar em Doença de Crohn?

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória, que ocorre quando o sistema imunológico reconhece todo o revestimento do trato digestivo como ‘estranho’, causando uma inflamação que acomete principalmente a parte inferior do intestino delgado e o cólon.

O processo inflamatório da Doença de Crohn é extremamente invasivo, e costuma comprometer todas as camadas da parede intestinal, incluindo mucosa, submucosa, serosa e muscular. Essa inflamação é o que pode levar ao surgimento de úlceras e sangramentos.

Continue nos acompanhando e saiba mais sobre essa patologia, assim como as formas de tratamento indicadas.

Causas e sintomas da Doença de Crohn

As causas da Doença de Crohn não são totalmente esclarecidas, porém, existe a possibilidade de que ela seja provocada pela desregulação do sistema imunológico, ou seja, possui relação com o sistema de defesa do próprio organismo.

Outros fatores como os ambientais, os dietéticos e os genéticos também podem ser considerados como causas da doença, que apresenta o tabagismo como um dos seus fatores de risco.

Entre os sintomas mais comuns da Doença de Crohn, estão:

  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Diarreia, com ou sem sinais de sangue;
  • Dor abdominal;
  • Dificuldade para absorver os nutrientes;
  • Fraqueza.

Ainda poderão surgir outros sintomas como dores articulares, aftas, lesões de pele ou inflamação dos olhos, além de pedra nos rins e na vesícula. Ou ainda, algumas complicações mais graves, como obstrução do intestino ou a presença de fissuras.

Como tratar a doença de Crohn?

Ainda não se sabe como a doença pode ser curada, uma vez que os sintomas podem sempre reaparecer. Porém, existem algumas maneiras de tratar o problema, justamente para que ela não volte.

Geralmente, são indicados medicamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas e conter o processo inflamatório. Porém, a escolha desses medicamentos dependerá da gravidade/estágio da doença, da idade do pacientes, entre outros. Em fases agudas, pode ser necessário administrar corticosteroides via oral.

Na maior parte dos casos, a cirurgia é indicada apenas quando o paciente apresenta um quadro grave de obstrução intestinal, hemorragias, doença perineal ou fístulas.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross